Relatorio eletricidade
Por: ruanalonso • 19/9/2016 • Trabalho acadêmico • 1.345 Palavras (6 Páginas) • 576 Visualizações
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
CAMPUS CORNÉLIO PROCÓPIO
RELÁTORIO TÉCNICO DE PRÁTICA LABORATORIAL
Disciplina: ELETRICIDADE BÁSICA
Silas dos Santos Rosa RA:1647210
Pedro Laercio Lopes de Moraes RA:1632582
Ruan de Oliveira Alonso RA:1634011
Professor: João Cesar Paula Salve
Março – 2016
OBJETIVOS
O experimento tem como objetivo comprovar a 1ª Lei de Ohm, fazendo associações, e medições de resistores utilizando a tabela de cores e a medição do valor de um resistor através de uma regressão linear.
DESENVOLVIMENTO TEÓRICO
A 1ª lei de ohm relaciona os materiais condutores quando sujeitos a uma diferença de potencial elétrico (d.d.p). Ela afirma que a corrente que atravessa um dispositivo é sempre diretamente proporcional à d.d.p aplicada, também existe uma resistência intrínseca do material a passagem de corrente, essa grandeza é medida em ohm's (Ω) como homenagem ao criador da lei que relaciona esses fenômenos físicos. A equação da lei de ohm é:
V= R.I
Onde: Volt (V) é a tensão entre os terminais do condutor;
R é a resistência medida em ohm (Ω);
I a corrente elétrica medida em Ampere (A).
A partir da 1ª lei de ohm é possível organizar conjuntos de resistores interligados, chamada associação de resistores. O comportamento desta associação varia conforme a ligação entre os resistores. Sendo possível: ligação em série, em paralelo e mista.
A associação em série significa ligar os resistores em um único trajeto:
[pic 1]
Imagem 01: associação de resistores em serie
Pode-se obter uma resistência equivalente somando as resistências que estiverem em série:
[pic 2] (2)
A associação em paralelo significa basicamente dividir a mesma fonte de corrente, de modo que a d.d.p em cada ponto seja conservada, ela pode ser representada pela imagem:
[pic 3]
Imagem 02: Associação de resistores em paralelo
Para se obter a resistência equivalente dos resistores representados acima é necessário calcular a expressão:
[pic 4] ou então
[pic 5] (3)
A associação mista é quanto há no mesmo circuito, resistências ligadas em série e em paralelo. Como representada na Figura:
[pic 6]
Imagem 03: Associação de resistores em paralelo e em seguida em série (associação mista)
Abaixo fora montado o circuito de resistores afim de obter-se a resistência equivalente em pontos aleatórios escolhido pelo professor. O circuito é constituído de associações serie e paralelo formando uma ligação mais complexa.
[pic 7]
Imagem 04: Circuito formado por associações de resistores serie e paralelo onde R1=100Ω, R2=820Ω, R4=560Ω, R5=68Ω, R6=120Ω, R7=180Ω, R8=330Ω, R9=330Ω.
Fazendo a análise do circuito e usando as equações (2) e (3) para simplifica-lo fora encontrado a resistência equivalente do circuito nos pontos AB e AC.
O valor teórico da resistência equivalente do ponto AB foi de 158,93Ω e do ponto AC de 178,55Ω
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
MATERIAIS UTILIZADOS
Para realizar os experimentos utilizamos alguns resistores dos quais medimos teoricamente e experimentalmente o valor de suas respectivas resistências, em dois multímetros, sendo um portátil e o outro de bancada com uma precisão de dois décimos.
[pic 8]
Imagem 05: Multímetro portátil utilizado para o experimento.
[pic 9]
Imagem 06: Multímetro de bancada semelhante ao utilizado no experimento.
Os nove resistores utilizados para os experimentos foram de fibra de carbono de potencia de 1/8 de watt,
[pic 10]
Imagem 07: Resistor semelhante aos utilizados.
Outro equipamento utilizado foi o protoboard cujo o qual foi utilizado para podermos conectar os resistores a fim de formar um circuito e medi-los, segue a baixo uma figura similar ao qual utilizamos .
[pic 11]
Imagem 08: Representa o protoboard similar ao que foi utilizado no experimento.
.
DESCRIÇÃO DO PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Primeiramente foram feitas uma série de medidas em diversos resistores (oito no total), onde medimos a sua resistência utilizando dois tipos de multímetros como ohmímetros, um de bancada com precisão de dois décimos, e um portátil com um décimo de precisão. Notamos a diferença dos multímetros não somente por suas casas de precisões, mas sim por medida diferentes graças as suas características construtivas, como por exemplo resistência interna. Após serem medidos os resistores consultamos uma tabela de cores na qual os resistores são padronizados, assim podendo comparar os valores teóricos com os mesurados.
...