Relatório prática de eletricidade - ACIONAMENTO DE RELÉ
Por: Tamyres Blenda • 15/6/2015 • Relatório de pesquisa • 433 Palavras (2 Páginas) • 363 Visualizações
Relátorio de acionamento de relé
Tamyres Blenda Teófilo do Nascimento,
1Ciência da computação – Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) {blenda.tamy@gmail.com}
1. Objetivo
Documentar as etapas de um experimento em que ligaremos um LED com um auxílio do relé para maior controle do sistema montado. No experimento proposto, usaremos a tensão de 5V provenientes da porta USB de um pc para prover a alimentação do sistema proposto.
2. Materiais utilizados
Alimentação : O adaptador SanUSB nos auxiliará no trabalho de capturar a tensão de 5 V vindo da porta USB para o sistema proposto.
Resistores: São peças que transformam parte da energia elétrica em energia térmica. Ao fazer isso ele limita a energia que passa para os demais componentes. Nessa prática, ele limita a intensidade de corrente que passa para o LED e para o transistor, para que esses componentes não sejam afetados pela corrente. Usaremos 2 resistores de 390 ohms.
Transistor : Faz o controle da corrente que passa pelo circuito naquele ponto onde está. Os três contatos dos resistores são responsável por essa manipulação. O contato do meio serve de base, os outros dois servem como coletor e emissor. Apenas quando uma tensão é aplicada no contato base, que a corrente passa do coletor para o emissor que transmite o sinal amplificado.
Capacitor: É utilizado para armazenar cargas. Na nossa prática será muito importante, assim como é nos circuitos em geral, pois será responsável por armazenar cargas para fornecer a bobina do relé quando ela precisar de cargas e será responsável por receber a descarga da bobina quando for necessário, protegendo assim componentes mais frágeis, como o transistor e servindo de segurança contra a instabilidade elétrica causada pelo carregamento ou descarga da bobina.
Diodo: É um componente que tem por função permitir a passagem de cargas por um única sentido, não permitindo que a corrente passe para o sentido indesejado, protegendo assim, a integridade dos demais dispositivos.
Para evitar que a tensão na carga se torne instantaneamente negativa devido à presença da indutância, emprega-se o diodo de “roda-livre”, que será o que usaremos na prática.
LED: O LED (Light Emitting Diode) é um diodo emissor de luz. Na prática, terá a função de nos dar o conforto visual que o circuito está funcionando e com as ligações corretas para que se forneça tensão para acender o LED. Mas, com o mesmo circuito, poderemos ligar por exemplo, uma lâmpada.
3. Circuito
...