TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Eletricidade e Magnetismo

Por:   •  12/6/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.337 Palavras (6 Páginas)  •  716 Visualizações

Página 1 de 6

Relatório Eletricidade e Magnetismo

Turma: Ciência da Computação (Noturno)

Grupo:

Gustavo Henrique Mazzero / RA: 201710051

Rafael Henrique Beltran / RA:201710286

Matheus Barros / RA:201710669

Gabriel Bellomo Souza / RA:201710686

Sumário

1.Introdução        3

2.Objetivo        3

3.Fundamentos Teóricos        4

       3.1.Eletrização por Atrito:        4

       3.2.Eletrização por contato:        4

       3.3.Eletrização por indução:        4

4.Experimentos        5

       4.1.Gerador de Van de Graaff        5

       4.2.Eletroscópio de Folhas de Alumínio        6

       4.3.Pêndulo Eletrostático        7

5.Teste de Condutividade Elétrica.        8

6.Resultados        8

       6.1. Eletroscópio de Folhas        8

       6.2.Pêndulo Eletrostático        8

       6.3.Teste de condutividade        8

7.Conclusão        9

8.Bibliografia:        10

1.Introdução

Neste relatório, serão explanados os experimentos realizados no Laboratório de Eletricidade da Escola de Engenharia de Piracicaba, contendo os devidos objetivos, fundamentos, procedimentos e os resultados dos experimentos. Os processos de eletrização por contato, atrito, indução e visualização do campo elétrico serão incorporados neste relatório.

2.Objetivo

O objetivo deste relatório é apresentar os processos de eletrização e os experimentos que foram realizados no laboratório de eletricidade e magnetismo. Serão apresentados os procedimentos de cada experimento e suas respectivas aplicações na engenharia.

3.Fundamentos Teóricos

Primeiramente, precisamos entender o que é “eletrização”: é um fenômeno proveniente da natureza no qual existem diversas causas. Esse fenômeno consiste na troca de cargas elétricas entre corpos, e essa troca pode ocorrer através de três processos: atrito, contato e indução. A seguir, falaremos sobre esses três processos.

3.1. Eletrização por Atrito: ocorre com o atrito entre dois corpos neutros. Nesse atrito, os corpos se eletrizam e um corpo ficará com carga positiva e o outro com carga negativa. Este processo ocorre muitas vezes quando abrimos a porta do carro e levamos um choque pouco intenso. Esse choque ocorre pelo fato do carro, em movimento, entrar em atrito com o ar e assim ficando eletrizado;

3.2. Eletrização por contato: ocorre quando um corpo eletrizado e outro neutro entram em contato, assim o corpo neutro fica com a mesma carga do corpo eletrizado. Um jeito fácil de entender esse processo é com um simples experimento físico: ao colocarmos uma esfera X positivamente carregada com uma esfera Y neutra, a esfera X atrairá parte dos elétrons da esfera Y e continuará eletrizada positivamente, mas com uma carga menos. Já a esfera Y, que estava neutra, fica eletrizada com carga positiva;

3.3. Eletrização por indução: ocorre entre a aproximação de um corpo eletrizado e um corpo neutro, sem que haja contato. Esse processo pode ser explicado pela ocorrência dos raios: quando uma nuvem está carregada eletricamente, ela induz cargas de sinais contrários na terra, criando um campo elétrico entre a nuvem e a superfície. Quando o campo elétrico é muito intenso, o ar funciona como condutor, ocasionando uma descarga elétrica.


4.Experimentos

4.1. Gerador de Van de Graaff

Desenvolvido pelo engenheiro americano Robert Jemison Van de Graaff, este equipamento é destinado para estudos da eletrostática. O gerador possui corrente constante, onde a tensão varia.

                        [pic 1]

                                              https://pt.wikipedia.org/wiki/Gerador_de_Van_de_Graaff

Funciona através da movimentação de uma correia. Essa movimentação causa um atrito que gera eletricidade na parte inferior do equipamento. Quando a eletricidade atinge a parte superior, as cargas elétricas são transferidas para a superfície interna do metal e então são distribuídas para todo o corpo que fica totalmente carregado. Se aproximarmos um objeto ou o próprio dedo, pode ser percebido leves descargas elétricas que ocorrem devido a diferença de potencial (DDP).

4.2. Eletroscópio de Folhas de Alumínio

O Eletroscópio é um equipamento no qual é destinado a indicar se um corpo está eletrizado. Os eletroscópios mais comuns são o pêndulo eletrostático e o eletroscópio de folhas. O de folhas é composto por uma garrafa transparente isolante, fechada com uma rolha e contendo na parte de cima uma esfera metálica. Em seu interior estão duas folhas finas de alumínio. Se o eletroscópio estiver com carga neutra, suas folhas estarão abaixadas. A aproximação de um corpo carregado à esfera superior induz as cargas no sistema e assim, as folhas e separam por possuírem cargas de mesmo sinal. Se o corpo carregado tocar a esfera superior, o eletroscópio também ficará eletricamente carregado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (206.2 Kb)   docx (200.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com