TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio fisica 1º periodo UBM grupo 3

Por:   •  5/11/2015  •  Ensaio  •  977 Palavras (4 Páginas)  •  500 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..............................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO.................................................................................. 4

2.1 OBJETIVO .................................................................................................. 4

2.2 PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS.................................................... 6

2.4 RESULTADOS.............................................................................................. 6

3 CONCLUSÕES ........................................................................................... 7

1 INTRODUÇÃO

Medida é o resultado do ato de medir, que consiste em comparar quantitativamente uma grandeza física com uma unidade através de uma escala pré-definida. Porém, numa medição temos vários fatores externos ao experimento que podem influenciar no resultado final, destacamos entre eles: falhas no método empregado, defeito de instrumentos, imperícia do operador, erro de leitura de escala e erros matemáticos. Com o objetivo de se padronizar o tratamento matemático dos dados no laboratório, temos os conceitos de erros e desvios de um conjunto de medidas. Primeiramente, apresentamos o conceito de Algarismos Significativos, que consiste nos algarismos corretos (aqueles que o operador tem certeza sobre a medição) mais o próximo algarismo duvidoso (aquele no qual o operador não tem certeza). Por exemplo: na medida de um lado de uma mesa, o operador, com sua régua milimétrica, obtêm o valor de 65.72 cm. Tendo assim, 65.72 como os Algarismos Significativos, pois 6, 5 e 7 são os algarismos corretos e 2 o algarismo duvidoso. Sendo assim, com a definição do algarismo duvidoso percebemos que cada operador pode ter uma medição diferente do mesmo experimento com a mesma escala. Portanto, é de importância adotar um valor que melhor represente a grandeza e uma margem de erro que compreenda tais diferenças. Eis um ponto delicado, a definição de desvio e erro. Quando se tem um valor real e absoluto de uma grandeza (por exemplo: em condições normais de temperatura e pressão o ponto de fusão e ebulição da água é, respectivamente, 0°C e 100°C) e ocorre no experimento um resultado diferente, chama- se que o valor obtido contém um erro. Porém quando não sabemos o valor exato, real e/ou absoluto de uma grandeza, adotamos um valor que a melhor represente e, se no caso o resultado do experimento não condizer com o valor adotado, temos um desvio. O desvio pode-se definir em: Desvio Absoluto, que consiste no valor adotado subtraído do valor medido, e o Desvio Relativo, que no caso seria a razão entre o desvio absoluto e o valor adotado.

2 DESENVOLVIMENTO

O que buscamos no experimento é a imprecisão na obtenção de medidas de um mesmo objeto. Podendo tais erros serem classificados em sistemáticos e aleatórios, onde erros sistemáticos podem ser causados a fatores extrínsecos ao objeto, podendo afetar seu valor, seja abaixo ou acima do valor real, prejudicando a exatidão da medida, enquanto erros aleatórios afetam a precisão da medida, podendo ser observada e identificada através da obtenção de valores médios , desvios padrão.

2.1 OBJETIVO

Os experimentos têm como objetivos o aprendizado de se medir as grandezas corretamente, como se usa os três instrumentos (Trena, Paquímetro e Micrômetro) citados e para a formulação matemática adequada para os erros facilmente cometidos.

2.2 PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS

Cada aluno do grupo mediu as dimensões do objeto (retangular) usando uma trena, paquímetro e micrômetro anotando os resultados em uma tabela.

2.2.1 DESVIO MÉDIO - VALOR MÉDIO

Quando executa mais de uma medida em uma peça, podem ser encontrados valores diferentes mesmo usando um mesmo instrumento e uma mesma peça, isso devido aos erros experimentais em qualquer processo de medição, a teoria mostra que o valor mais próximo do valor real é a media aritmética dos valores, denominado valor médio.

No caso realizamos 4 vezes as medidas ( comprimento, altura e profundidade ) do paralelepípedo do nosso experimento.

2.2 RESULTADOS

os valores médios aritméticos com seus respectivos instrumentos encontrados foram:

TRENA

Comprimento

5 cm + 5 cm + 5 cm + 5 cm / 4 = 5 cm

Altura

2,4 cm + 2,4 cm + 2,4 cm + 2,4 cm / 4 = 2,4 cm

Profundidade

1,7 cm + 1,7 cm + 1,7 cm + 1,7 cm / 4 = 1,7 cm

PAQUIMETRO

Comprimento

5,10 cm + 5,08 cm + 5,09 cm + 5,08 cm / 4 = 5,08 cm

Altura

2,50 cm + 2,52 cm + 2,50 cm + 2,51 cm / 4 = 2,50 cm

Profundidade

1,80 cm + 1,85 cm + 1,83 cm + 1,84 cm / 4 = 1,83 cm

MICRÔMETRO

Altura

2,540 cm + 2,515 cm + 2,549 cm + 2,506 cm / 4 = 2,525 cm

Profundidade

1,840 cm + 1,830 cm + 1,840 cm + 1,832 cm / 4 = 1,835 cm

O valor médio fica mais preciso e exato quanto maior for o número de medidas efetuadas,

TRENA

Comprimento

n Ln (cm) ΔLn = (Ln - L) (cm)

1

2

3

4

5

5

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (51.1 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com