TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Aula II – Medida de Temperatura

Por:   •  6/4/2017  •  Relatório de pesquisa  •  631 Palavras (3 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ

Relatório Aula II – Medida de temperatura

EME313P

Prof. Helcio Francisco Villa Nova

Alessandra Aparecida Martins dos Santos

Turma 11

ITAJUBÁ

04/04/2017

  1. INTRODUÇÃO

A temperatura é um fenômeno que indica a vibração das partículas de um corpo, quanto mais um corpo se aquece, maior a temperatura. Existem várias escalas para se medir temperatura, as mais utilizadas são Fahrenheit (ºF) e a Celsius (ºC).

A vibração das partículas de um corpo, também está relacionada ao seu estado físico, os quais estão indicados abaixo, junto aos nomes dados as trocas de fase:

[pic 1]

No experimento a ser tratado no presente relatório o fenômeno ocorrido é da solidificação, quando a mistura, muito instável, passa de liquido para sólido.

Porém a vibração das partículas aumenta, pois a temperatura aumenta. Isso ocorre por causa do equilíbrio térmico, com ele a somatória de todo o calor (energia) cedido e recebido por um sistema é zero. Ou seja, no momento em que a substancia é aquecida ela adquire calor e em algum momento terá que ceder, esse momento é quando o sistema recebe uma perturbação.

  1. Objetivo

O objetivo do experimento realizado é a partir da variação da temperatura e do aumento da porcentagem de sólido, gerar gráficos e compreender o fenômeno térmico realizado.

  1. DESENVOLVIMENTO
  1. Equipamentos utilizados

Foram utilizados para realização do experimento os seguintes materiais:

- Cronometro (usado do próprio vídeo que foi gravado)

- Pires (utilizado pelo professor um dia antes)

 

[pic 2][pic 3]

[pic 4][pic 5]

  1. Procedimento experimental
  1. Fenômeno

No pires foram misturados 220g de Acetato de Sódio Trihidratado (CH3C00Na) e 30g de água. Essa mistura foi levada ao banho maria até que todo o sal se dissolvesse. Isso só foi possível porque a água estava em temperatura elevada, podendo, dessa forma, dissolver a quantia referida de sal.

Após a total dissolução do CH3C00Na, a mistura foi posta em repouso para que pudesse esfriar até que chegasse na temperatura ambiente.

Para realização do experimento, uma câmera filmou o processo para que as mudanças fossem acompanhadas com o cronometro do próprio vídeo.

  1. Experimento

Foi introduzido no recipiente o termômetro em temperatura ambiente. Assim que esse entrou em contato com a mistura, a mesma começou o processo de solidificação, partindo da haste do termômetro para todo o resto do recipiente, como mostra as figuras ordenadas abaixo.

Enquanto a solidificação acontecia, foi observado um aumento de temperatura na marcação do termômetro, sendo mais veloz no início e no fim atingindo uma estabilização.

[pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10]

[pic 11]

[pic 12][pic 13][pic 14]

    2.2.3    Resultados

Ao final do experimento toda a mistura que se encontrava dentro do copo foi solidificada e sua temperatura aumentou, chegando a 53°C em 1 minuto e 30 segundos.

  1. MEDIDAS E CÁCULOS

Temperatura ambiente: 21°C

Pressão atmosférica: 25,680 mmHg

3.1 Gráfico 1: Percentual de Sólido x Tempo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (240.2 Kb)   docx (212.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com