Relatório Chapisco
Por: Nique06 • 7/10/2016 • Relatório de pesquisa • 999 Palavras (4 Páginas) • 383 Visualizações
RELATÓRIO TÉCNICO
REVESTIMENTO DE PAREDES
CHAPISCO
[pic 3]
- Objetivo
Apresentar o procedimento para o desenvolvimento do Revestimento de Paredes, começando pelo Chapisco, realizado na última aula (16/09/2016). Será exposto em três tópicos, pesquisa sobre Chapisco, comparação sala de aula x obra e execução em sala de aula. Também serão mencionadas as normas utilizadas para a execução do processo.
- Metodologia
- Pesquisa sobre Chapisco
Chapisco é a camada de preparo da base, constituída de mistura de cimento, areia e aditivos usada para revestir paredes ou tetos. Tem a função de formar uma superfície áspera de modo que a próxima camada de argamassa (emboço) tenha maior aderência. O chapisco também pode ser usado como revestimento final de paredes, conferindo um acabamento rústico.
Há três tipos de chapiscos mais conhecidos:
- [pic 4]Convencional - Consiste no lançamento vigoroso de uma argamassa fluida sobre a base, utilizando-se uma colher de pedreiro. A textura final deve ser a de uma película rugosa, aderente e resistente. Esta argamassa fluida é produzida com cimento e areia grossa em proporções que variam de 1:3 a 1:5 (em volume) em função das características do agregado utilizado e da superfície a ser chapiscada.[pic 5]
[pic 6]
- Desempenado - Usualmente aplicado sobre a estrutura de concreto, esse tipo de chapisco é feito com uma argamassa industrializada para esse fim, sendo necessário acrescer somente água. É aplicado com desempenadeira denteada.
[pic 7]
- Rolado - Feito com uma argamassa fluida obtida através da mistura de cimento e areia, com adição de água e polímero, usualmente de base PVAC. Pode ser aplicada tanto na estrutura como na alvenaria, usando-se rolo para textura acrílica. A parte liquida deve ser misturada aos sólidos até obter consistência de “sopa”. Deve-se atentar para a homogenização constante durante a aplicação.[pic 8][pic 9]
Alguns cuidados devem ser tomados antes da aplicação do chapisco:
- Remoção de sujeiras - A limpeza tem como objetivo eliminar os elementos que venham a prejudicar a aderência da argamassa à base, tais como: pó, fuligem, graxas, óleos, desmoldantes, fungos, musgos e eflorescências.
- Remoção de irregularidades - Devem ser removidas todas as irregularidades localizadas que sobressaiam mais de 10 mm (aproximadamente), tais como rebarbas de concretagem e excesso de argamassa nas juntas de assentamento e todas as incrustações não aderentes.
- Preenchimento de furos - Todos os furos provenientes de rasgos, depressões localizadas, quebra parcial para acerto da estrutura e falhas de concretagem (“bicheiras” que não comprometam a função estrutural) devem ser preenchidos com argamassa.
- Comparação Sala de Aula x Obra
Devido ao fato de eu, Monique Klabunde Penco, não ter estagiado em obra, não será feita a comparação do que foi desenvolvido em sala com o que ocorre nas obras.
- Execução em Sala de Aula
De acordo com a NR 6 - Equipamento de Proteção Individual – EPI, os seguintes equipamentos de segurança individual devem ser utilizados:
[pic 11] [pic 13][pic 14][pic 15][pic 10][pic 12]
Fig. 4 Fig. 5 Fig. 6 Fig. 7
Fig. 4 - Capacete de segurança
Fig. 5 - Bota de segurança
Fig. 6 - Óculos de segurança incolor
Fig. 7 - Luvas de borracha
No laboratório de Práticas de Engenharia Civil, recebemos um kit para executarmos o chapisco, no local pré-determinado pelo professor João Guedes. Esse kit contendo os seguintes equipamentos:
[pic 16][pic 17][pic 18][pic 19][pic 20]
Fig. 8 Fig. 9 Fig. 10 Fig. 11 Fig. 12
Fig. 8 - Masseira
Fig. 9 - Balde
Fig. 10 - Colher de pedreiro
Fig. 11 - Desempenadeira
...