Relatório: Ergonomia
Por: Débora Zerbinato • 1/9/2016 • Resenha • 1.804 Palavras (8 Páginas) • 690 Visualizações
- Introdução
O relatório tem como intuito a análise do ambiente e observação, dos postos de trabalho e ergonomia e a Segurança para os Colaboradores. Assim identificando os sistemas adotados para garantir a segurança e saúde dos trabalhadores e traz a necessidade de adotar técnicas de prevenção e segurança para garantir condições adequadas de trabalho.
O que é Ergonomia? Deriva de duas palavras gregas “ergon” e “nomos” atualmente utilizada na descrição de conceber uma atividade ou tarefa que se adequa ao colaborador, e não o colaborador se adaptar a ela. Conhecida também como Engenharia dos Fatores Humanos. A preocupação com a ergonomia no local de trabalho torna-se um dos fatores essenciais para os postos de trabalho. Ela é utilizada para estudar a relação homem e meio e tem como objetivos possibilitar o maior conforto a o individuo, prevenção de acidentes devido fadigas e estresses no local de trabalho. Os principais tipos de ergonomia são: Física, que são características da anatomia humana, antropométrica, fisiologia, biomecânica, relacionada com atividade física. A Cognitiva que ocupa com os processos mentais relacionados á memória, raciocínio, percepção, interação entre as pessoas e outros elementos. E a Organizacional que abrange as estruturas organizacionais, políticas e processo. Ela vem para contribui e melhorar a eficiência, a confiabilidade e a qualidade das operações industriais. Podendo ser feito por três maneiras: aperfeiçoamento do sistema, homem-máquina-ambiente, organização do trabalho e melhoria das condições de trabalho.
A Segurança do Trabalho é a ciência que atua na prevenção dos acidentes de trabalhos decorrentes dos fatores de riscos ocupacionais. Existem inúmeras situações de risco passíveis de provocar acidentes do trabalho é fundamental a análise de fatores de risco em todas as tarefas e nas operações do processo para a prevenção.
Ela é um ramo da engenharia responsável por prevenir riscos à saúde e à vida do trabalhador. O engenheiro de produção especializado e capacitado em segurança do trabalho tem a função por função assegurar que os trabalhadores não corram risco de acidentes em sua atividade profissional, sejam eles danos físicos, sejam danos psicológicos. Ele administra e faz a fiscalização e a segurança no meio industrial, organiza e elabora programas faz planos de risco ambientais para a prevenção de acidentes, faz inspeções e emite laudos técnicos.
- Objetivos
2.1-Objetivo Geral
Aperfeiçoar as interações do ser humano com suas atividades de forma integrada, promovendo eficácia, segurança, saúde e bem-estar do individuo.
2.2- Objetivos Especifico
- Analisar a ergonomia dos locais de trabalho;
- Descrever os pontos positivos e negativos observado durante a visita na empresa;
- Sistematizar os pontos determinantes para a ocorrência de acidentes.
- Ciclo Cairu
A Ciclo Cairu iniciou suas atividades em 1985 no município de Pimenta Bueno-RO, no ramo de venda de varejo para peças de bicicletas e consertos e reformas em geral. Ao longo de dois anos e com visão empreendedora seus donos partiram para o ramo de vendas por atacado, isso foi só o pontapé inicial do grande sucesso que a empresa tem hoje.
Atualmente atinge uma área de cerca de 20 mil metros quadrados, entre área setor administrativo , Centro de Distribuição ( CD) e a Indústria , conta com uma alta tecnologia em sua segurança e controle interno, com sistema de câmeras, portas com travas eletrônicas e catracas, onde cada funcionário possui seu cartão de acesso restritamente ao seu setor de trabalho.
Com um centro em Palmas – TO somente para distribuição montagem de seus produtos, e com uma pequena área de administração. Porém controlada pela Sede da empresa em Pimenta Bueno.
- Desenvolvimento
No dia 07 de Junho 2014 (Sábado), nos acadêmicos do curso de Engenharia de Produção – UNIR/Cacoal, do 4º período, visitamos na Cidade de Pimenta Bueno a empresa e indústria Ciclo Cairú. A visita foi organizada pelo professor Me. Juander Antônio e acompanhada pelos professores Carlaile, Tatiane e o coordenador e Chefe de Departamento de Engenharia de Produção Nícolas Belete. A Ciclo Cairú foi apresentada pelo Sr. Igor Sales Barbosa Gerente de Estações e o Sr. Fernandes, que nos apresentoutoda a empresa, o setor de produção, o setor administrativo da organização e a indústria de produção de quadros de montagens de bicicletas.
4.1-SETOR ADMINISTRATIVO
A parte administrativa é organizada em setores de compra e venda e no marketing, seu gerente geral o Senhor Marlon. Neste setor são feitas as compras/vendas de produtos importados e nacionais, e conta com duas salas de reunião ,e com uma sala de TI, projeto de TI, arquivo.
Em meio a tantos funcionários e ambiente moderno, ainda são falhas algumas coisas.
Pontos Negativos:
-Atualmente não esta sendo realizado na empresa o programa de ginástica laboral, por quais motivos não nos foi comunicado;
-Cadeiras pouco ergonômicas;
- Apoio para os pés;
- Apoio nos teclados dos computadores, já que amaioria das funções é desenvolvida no computador;
- Falta de saídas de emergência, etc.
Pontos Positivos:
- Divisão em baias por departamentos específicos, facilitando a agilidade nos processos;
- Contato visual entrem os funcionários;
- Boa iluminação;
- Ambiente climatizado;
- Guarda-chuvas para recepcionar clientes em dias chuvosos;
- Coleta Seletiva;
- Sala de interação dos funcionários (tomar café, conversar, descanso...);
- Monitoramento por TI com equipamentos modernos e tecnologia avançada
- Extintores;
- Tapetes antiderrapantes;
-Agua com fácil acesso;
-Banheiros Masculinos e Femininos etc.
4.2-CD (CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO) ‘DEPÓSITO’
O CD é onde as peças são separadas e alocadas por afinidades, este setor é organizado por ruas, prédios e apartamentos para facilitar o trabalho dos funcionários, que são divididos em dois turnos. Mix de produtos tanto pra Bicicleta quanto para Moto. Separador tem metas e conferente também, se houver erros perde-se a meta.
...