Relatório Estagio II
Trabalho Escolar: Relatório Estagio II. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dulpho • 14/10/2013 • 7.965 Palavras (32 Páginas) • 1.581 Visualizações
Estagio II
Relatório De Estágio: Gestão da Tecnologia da Informação
1. Introdução
O tecnólogo de Gestão da Tecnologia da Informação é o profissional responsável pela implementação e pelo gerenciamento dos sistemas informatizados nas empresas. Ele avalia os sistemas de informação, segurança e bancos de dados, implementa sistemas de automação no gerenciamento da informação e determina estratégias de utilização da informática para garantir o melhor desempenho de cada um dos setores da companhia. Também são de sua responsabilidade o diagnóstico de disfunções do sistema, a solução dos problemas de rede e a escolha dos projetos de informática que devem ser adotados na empresa. Para isso, ele deve estar sempre em dia com as novas tecnologias de informação e com os novos softwares do mercado. Muitas empresas já perceberam a importância de trabalhar o conhecimento, ou seja, de alguma forma captar, registrar, organizar e disseminar a informação.
2. A Organização
CNPJ: 45.368.545001/93
Prefeitura Municipal de Santa Rosa de Viterbo
Rua: Sete de Setembro nº 398
CEP: 14270-000
A Prefeitura Municipal é a sede do poder executivo do município de Santa Rosa de Viterbo, ela é dividida em secretarias de governo, possuindo cada uma a função de administrar diversas áreas de interesse da população da cidade. Seu principal produto provém da prestação de serviços para a comunidade que satisfaçam e promovam o município, em busca de seu desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida.
Área da administração: Gestão da Tecnologia da Informação
3. Descrever a estrutura hierárquica de TI da organização.
É de competência da Prefeitura (ou Câmara/Órgão da Adm. Indireta) adotar a estrutura que lhe convier, entretanto, para fins de remessa da informação, o TCESP planeja a estruturação conforme o conceito e hierarquia definidos no Manual do PPA, ou seja, define o órgão como o primeiro nível hierárquico existente no Município, em regra, a pessoa jurídica com personalidade própria (PM/CM e órgão da Adm. Indireta, se houver).
Prefeitura é meramente exemplificativo, fica a critério do Município definir qual o código a ser utilizado. Observamos que o exemplo do anexo apresentado é meramente exemplificativo e objetivo demonstrar a visualização da estrutura orçamentária que será submetida a esta Corte por meio eletrônico, cujos formatos e prazos de envios serão oportunamente divulgados. A estrutura remetida pelo Ente será utilizada na uniformização da codificação dos órgãos, das unidades orçamentárias e eventuais unidades executoras, bem como na elaboração da chamada “Tabela de Correlação” a ser definida pelo Tribunal de Contas, que deverá ser utilizada na transmissão de dados entre os sistemas informatizados do Ente e o sistema de coleta de dados desta Corte de Contas. Para as eventuais atualizações na estrutura orçamentária, será disponibilizado um acesso “on line”, cuja forma de utilização será oportunamente divulgada. O sistema permitirá a manutenção das entidades orçamentárias existentes ou criação de novas. Nas inclusões de novas entidades serão gerados códigos novos, pois não será admitido reaproveitamento.
4. Descreva qual a posição do departamento de TI na estrutura hierárquica da organização.
O posicionamento da área de tecnologia da informação na hierarquia organizacional e sua estrutura devem ser compatíveis com as suas funções, com o seu impacto sobre o negócio e com a necessidade de seu alinhamento estratégico com a estratégia de negócio da organização Atualmente, no âmbito da administração direta do poder executivo federal, o posicionamento da área de TI está definido com baixo nível hierárquico, o que pode ser exemplificado na estrutura do Ministério do Trabalho e Emprego.
A gestão técnica dos contratos de serviços na área de tecnologia da informação deve competir a essa área na organização.
5. Liste e descreva os tipos de sistemas de informação existentes na empresa.
O Tipo de sistema usado na prefeitura é o Sistema de Informação Gerencial (SIG)
Incluir o software Windows Server 2008 e Linux fedora.
6. Sistemas de processamento de transações (SPTs).
Os Sistemas de Processamento de Transação (SPTs) são sistemas de suporte para atividades do dia a dia da organização que servem o nível operacional como monitorando as atividades diárias ou normais de uma empresa, controle de estoque, contabilidade, sistemas de cobrança e pagamento de contas, folha de pagamento, atendimento a clientes, fluxo de materiais, entre outros.
É o mais antigo tipo de sistema de informação e tem como principal objetivo responder a questões rotineiras e acompanhar o fluxo de transações através da organização. Os SPTs capacitam as organizações a executar suas atividades mais importantes de maneira mais eficiente. Uma transação consiste na troca de valores que afetam a lucratividade ou o ganho global de uma organização. O SPT pode ser considerado o centro do sistema da empresa, apoiando a realização e monitorando das negociações.
As atividades do SPT compreendem a:
Coleta de dados: pode ser manual ou automatizada, consiste na entrada dos dados ou informações;
Manipulação dos dados: cálculos, classificação, disposição...
Armazenamento: guarda dos dados em um ou mais bancos de dados;
Produção de documentos: podem ser impressos ou exibidos na tela do computador.
Portanto, esses sistemas são valiosas fontes de dados para o nível operacional da empresa e também para os níveis mais elevados da empresa.
A maioria dos SPTs tem:
Necessidade de processamento eficiente e rápido para lidar com grandes quantidades de entradas e saídas; alto grau de repetição no processamento;
Computação simples (adição, subtração,
...