Relatório Graute
Por: ingridmelofc • 9/8/2016 • Relatório de pesquisa • 1.839 Palavras (8 Páginas) • 330 Visualizações
[pic 1]
Universidade Tiradentes
Curso de Bacharelado em Engenharia Civil
CONCRETO TIPO GRAUTE
ALUNOS:
Adryelle de Freitas Paes
Amanda Fernandes Lima
Ingrid Alexandra Melo
Izadora Andrade Sucupira Santos
Myllena Santos Melo
Paulvsky Leite Rolemberg
Tátila Matos
Fernando Ávila
Aracaju - Sergipe
Abril de 2016
Thiago Augustus Remacre Munareto Lima
RELATÓRIO TÉCNICO DE PESQUISA
CONCRETO TIPO GRAUTE
Relatório de Projeto de Pesquisa apresentado ao Professor Dr. Thiago Augustus Remacre Munareto Lima da disciplina Práticas de Engenharia Civil II do Curso de Bacharelado em Engenharia Civil da Universidade Tiradentes – Campus Farolândia como parte do processo avaliativo da referida disciplina.
Aracaju – Sergipe
Abril de 2016
RESUMO
ABSTRACT
SUMÁRIO
1.0 Introdução 7
1.1 - Objetivos Específicos de Pesquisa 7
1.2 - Organização do Relatório Técnico de Pesquisa 7
2.0 Revisões Bibliográfica 8
2.1 – Apanhado Geral sobre a pesquisa 8
2.2 - Propriedades 10
2.3 - As propriedades da Fibra ou Aditivos Empregados 11
3.0 – Metodologia de Pesquisa 12
3.1 – Cálculo do traço do concreto..................................................................................12
4.0 - Referências bibliográficas.......................................................................................17
LISTA DE FIGURAS
Figura 1-
Figura 2-
Figura 3- 1
Figura 4- 3
LISTA DE TABELAS
Tabela 1- 12
Tabela 2- 4
Tabela 3-.....................................................................................................................................15
- INTRODUÇÃO
O concreto Graute é um tipo de concreto que tem como características auto adensamento e altas resistência em um curto espaço de tempo. Ele também pode ser usado para recuperação de estruturas, uma vez que, sua fluidez ajuda a penetrar nos vãos.
O concreto possui três principais propriedades mecânicas, que são resistência à compressão, resistência à tração e módulo de elasticidade, todas elas medidas a partir de ensaios feitos em laboratório que atendem critérios estabelecidos pelas normas técnicas e em condições específicas.
A necessidade da realização de ensaios técnicos se deve a manter uma padronização e qualidade do concreto. Verifica a capacidade real de resistência de uma determinada quantidade de concreto e assim, determina-se o melhor material a ser utilizado na obra devido à sua disponibilidade.
No presente trabalho, será executado dois ensaios de corpo de prova, moldados com concreto graute, que irá determinar a sua resistência à compressão. Este tipo de ensaio técnico é o mais indicado para avaliar características de materiais frágeis, como é o caso do concreto.
- Objetivos Específicos da Pesquisa
Nesta pesquisa buscamos encontrar uma forma de utilizar aditivos na fabricação do concreto, verificando a sua capacidade real de resistência à compressão, para com isso poder determinar o melhor material a ser utilizado, levando em consideração as nossas necessidades.
Este relatório tem como principal objetivo mostrar aos estudantes de diversas Engenharias, da Universidade Tiradentes, a metodologia e realização de um ensaio padronizado de compressão, bem como proporcionar uma compreensão do comportamento do concreto e suas propriedades.
- Organização do Relatório de Técnico de Pesquisa
- REVISÕES BIBLIOGRÁFICA
2.1 Apanhado geral sobre a pesquisa
Nas metrópoles brasileiras convivem dois tipos de cidade. De um lado a cidade formal, regida por leis, atendida por infra-estrutura e serviços urbanos. De outro lado, rodeando a cidade formal, estendem-se largas faixas que, apesar de densamente povoadas, não são regradas nem equipadas para a vida urbana. O conjunto formado por essas cidades, somado às estradas que lhes dão acesso, aos portos e aeroportos, às barragens, linhas de transmissão de energia e telecomunicações, campos cultivados e toda ordem de artefatos humanos, compõem o que chamamos espaço construído (SANTOS, 2010).
O crescimento atual dos grandes centros urbanos tem aumentado o porte das edificações, levando à construção de edifícios de muitos pavimentos, e, consequentemente, buscando o desenvolvimento das técnicas construtivas (LOGULLO, 2006).
Hoje o concreto armado é o segundo recurso mais consumido no mundo perdendo somente para a água. Em qualquer lugar que estivermos, se olharmos para os lados com certeza iremos nos deparar com este material. É um material que tem aceitação mundial, e no Brasil é utilizado em todo território nacional. Devido à abundância dos materiais constituintes do concreto armado na natureza, a facilidade de aplicação do material que se molda a qualquer forma e seu custo-benefício, que o torna praticamente imbatível no mercado da construção civil (ANDRADE, 2006).
...