Relatório Instalação Elétrica
Por: cristynesantos • 5/10/2016 • Relatório de pesquisa • 533 Palavras (3 Páginas) • 605 Visualizações
UNIVERSIDADE SANTA CECÍLIA
ENGENHARIA CIVIL
CRISTYNE DOS SANTOS SILVA
INSTALAÇÃO ELÉTRICA RESIDENCIAL
Santos - SP
Agosto/2016
UNIVERSIDADE SANTA CECÍLIA
ENGENHARIA CIVIL
CRISTYNE DOS SANTOS SILVA
INSTALAÇÃO ELÉTRICA RESIDENCIAL
Relatório apresentado como exigência parcial para obtenção do título de Graduação em Engenharia Civil em 2016 à Universidade Santa Cecília.
Prof. Eduardo Ribeiro Ramos
Santos - SP
Agosto/2016
INTRODUÇÃO
A instalação elétrica trata-se da transferência da energia elétrica proveniente de uma fonte geradora, sua transformação e seus pontos de utilização (tomada, interruptor ou lâmpadas). Este processo envolve as etapas do projeto e da implementação física das ligações elétricas, que garantirão o fornecimento de energia em determinado local.
A forma de utilização das instalações varia de casa para a indústria. Porém, em todos os casos, é necessário que se enquadrem as NBR’S, que são uma forma de padronizar e manter um nível de segurança especifica de acordo com o local a se trabalhar.
PROCEDIMENTOS
Uma instalação elétrica residencial deve ser adequadamente dimensionada, visando disponibilizar aos seus usuários conforto e segurança primordialmente. Nos valemos de algumas normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) dentre as quais, a NBR3, que regula e normaliza as instalações elétricas residenciais de baixa tensão e ainda da Lei de Ohm.
Nos foi oferecido alguns materiais para que pudéssemos efetuar a montagem, simulando uma instalação residencial, para isso, nos valemos de:
MATERIAL UTILIZADO
- 1 Tomada simples
- 5 Interruptores simples
- 3 Lâmpadas
- Condutores de cobre, isolados a PVC na cor vermelha para fase. (iluminação)
- Condutores de cobre, isolados a PVC preta para fase. (tomada)
- Condutores de cobre, isolados a PVC na cor branca para retorno
- Alicate de corte
- Alicate decapador
- Chave de fenda
- Fita isolante
Primeiramente esquematizamos através de um esboço, a localização do quadro, dos pontos de luz, dos interruptores que irão acioná-los e da tomada, identificando cada circuito.
Iniciamos a montagem passando os condutores preto (tomada) e vermelho (iluminação) pelos eletrodutos, chegando a todas as caixas de distribuição, deixando uma folga em cada uma para facilitar o manuseio.
Para a ligação de 2 interruptores paralelos e uma lâmpada. O condutor fase (vermelho) foi diretamente na lâmpada, puxamos um condutor fase (vermelho) para o primeiro interruptor, depois passamos 2 condutores (branco) sendo o retorno, para fazer a ligação paralela entre os 2 interruptores, sendo assim no primeiro interruptor ficou duas fases nas pontas e retorno no meio e no segundo interruptor, três retornos. Depois ligamos o condutor (branco) diretamente na lâmpada. O processo foi repetido na segunda ligação em paralelo.
...