Relatório Ponto de Fusão e Ebulição
Por: layllamsouza • 19/4/2017 • Ensaio • 614 Palavras (3 Páginas) • 473 Visualizações
UNIT – UNIVERSIDADE TIRADENTES
ENGENHARIA CIVIL
PONTO DE FUSÃO E PONTO DE EBULIÇÃO
2°SEMESTRE, QUÍMICA II
LAYLLA MARTINS,
ELIAS,
RODRIGO
ARACAJU
SETEMBRO, 2012
- INTRODUÇÃO
Matéria é o material físico do universo, é tudo que tem massa e ocupa espaço.
Toda matéria é constituída de pequenas partículas e, dependendo do maior ou menor grau de agregação entre elas, pode ser encontrada em três estados físicos: sólido, líquido e gasoso. Cada um dos três estados de agregação apresenta características próprias, que podem ser alteradas pela variação de temperatura (aquecimento ou resfriamento).
A maioria das formas de matéria existentes não são quimicamente puras. Entretanto, esses tipos de matéria podem ser decompostas em substâncias puras diferentes. Uma substância pura é a matéria que tem propriedades distintas e uma composição que varia de amostra para amostra.
Misturas são combinações de duas ou mais substâncias nas quais cada uma mantém sua própria identidade química.
O comportamento de substâncias puras e misturas, quando sofrem variação de temperatura é representado graficamente nas Figuras 1.a; 1.b; 1.c; 1.d..
[pic 1] [pic 2]
Figura 1.a – Substância Pura Figura 1.b – Mistura
[pic 3] [pic 4]
Figura 1.c – Liga Eutética Figura 1.d – Mistura Azeotrópica
O gráfico de mudança de estado de qualquer substância pura apresenta sempre dois patamares, porém o gráfico de misturas geralmente não apresenta patamares. Nas misturas eutéticas o gráfico apresenta um patamar durante a fusão. Nas misturas azeotrópicas o gráfico apresenta um patamar durante a ebulição. (1,2)
O ponto de fusão é uma temperatura característica na qual determinada substância sofre fusão (durante o aquecimento) ou solidificação (durante o resfriamento), ou seja, trata-se da temperatura característica quando uma determinada substância passa do estado sólido para o estado líquido, ou do estado líquido para o estado sólido.
O ponto de ebulição é uma temperatura característica na qual determinada substância sofre ebulição (durante o aquecimento) ou condensação (durante o resfriamento), ou seja, trata-se da temperatura característica quando uma determinada substância passa do estado líquido para o estado gasoso, ou do estado gasoso para o estado líquido. (3)
Foram feitos dois experimentos para saber o ponto de fusão e o ponto de ebulição. No primeiro experimento mediu-se o ponto de fusão envolvendo três substâncias: Mentol (42-45 °C), Acetanilida (114-115 °C) e o Naftaleno (80°C).
No segundo experimento mediu-se o ponto de ebulição envolvendo a Propanona (56 °C), o Etanol (78,4 ºC) e o Metil benzeno (110,6 °C).
- RECURSOS
2.1 Acessórios e Vidrarias – Experimento 01
- Espátula
- Termômetro
- Pistilo de porcelana
- Cânulas de vidro
- Almofariz
- Pasta térmica
2.2 Reagentes – Experimento 01
- Mentol
- Acetanilida
- Naftaleno
2.3 Acessórios e vidrarias – Experimento 02
- Becker
- Cânula de vidro
- Termômetro
- Tubo de ensaio
- Bastão magnético
- Placa aquecedora com agitador magnético
2.4 Reagente – Experimento 02
...