Relatório Pressão
Por: edurochanet • 17/4/2015 • Relatório de pesquisa • 1.268 Palavras (6 Páginas) • 262 Visualizações
Prof. Me. Thiago da S. T. Alvarenga.
1. Relatório de Pressão:
2. Autores:
Nome: Eduardo Sousa Rocha
Matrícula: 201301276154
3. Resumo:
Este experimento foi realizado com o intuito de comprovar, de que quanto maior a área de um sólido menor é sua pressão e quanto menor a área, maior é a pressão exercida sobre a mesma.
4. Introdução:
Com a finalidade de proporcionar um maior entendimento sobre o conceito de pressão, força e suas incertezas. apresentaremos alguns dados e teorias a seu respeito, associado às variáveis de peso, força e área, no qual afetam diretamente a pressão que um determinado corpo sofre em relação as medidas e suas incertezas(medidas).
Pressão é um dos conceitos mais importantes para desenvolver o estudo da hidrostática. Para entender o que é pressão, tomemos como exemplo uma caixa de peso igual a 20N sobre uma mesa de área de 5m2. Essa caixa, como sabemos, exerce uma determinada força sobre a mesa, e às vezes há necessidade de saber qual a força que cada área está suportando. Para isso fazemos a razão entre a força que o bloco exerce sobre a mesa e a área da mesa que está suportando o mesmo.
20N/5m2 =4N/m2
Isso quer dizer que cada m2 da mesa está sendo comprimido com uma força de 4N. Pressão é isso, a razão da força pela área, e pode ser enunciada da seguinte forma:
Se uma força F comprime uma superfície, estando distribuída sobre uma área A, a pressão p, exercida pela força sobre essa superfície, é, por definição:
Pressão é uma grandeza escalar e a sua unidade no Sistema Internacional de Unidades (SI) é o Pa, em homenagem a Blaise Pascal. A unidade de força é o newton (N) e a unidade de área é o m2, ambas no SI. A razão entre força e área resulta em N/m2.
1 N/m2 = 1 pascal = 1Pa
Neste caso usaremos um retângulo de madeira com um dos lados em borracha e.v.a azul, para o experimento.
5. Objetivos:
Realizar trabalho com medidas feitas em laboratório, e obter conhecimentos sobre força ( pressão) exercida em um determinado sólido(corpo),para obter outras medidas como resultado de pressão em uma área.
6. Esquema de montagem.
Material Utilizado no Experimento
- 1 régua 30 cm com escala de 1 mm.
- 1 dinamômetro.
- 1 grampo.
- 1 aretê
- 1 bloco retângulo de madeira com borracha e.v.a azul colado.
- Utilizamos o dinamômetro para medição da pressão exercida no retângulo de madeira
- Utilizamos a regua como inicio de nossas medições , para obtermos os primeiros números.
-Utilizamos o paquímetro para medições mais precisas em relação a regua 30 cm.
7. Procedimento experimental:
1- Calculamos as áreas das 3 posições do bloco retângulo com a régua 30cm escada cm e idem para medidas com o paquímetro , sendo que um dos lados tem uma boracha e.v.a azul colada. Após medir as áreas, fixar o dinamômetro no aretê e posicionar o gancho do bloco retângulo no dinamômetro para encontrar a força-peso. Coletar os dados informados pela régua , paquímetro e dinamômetro, registrar os valores obtidos em uma planilha e em seguida, calcular a pressão nas áeas e incertezas.
2- Medições no bloco retangulo de madeira com boracha e.v.a colada em um dos lados : Primeiramente foram observadas as escalas do dinamômetro, que variavan 0,02 N para cada escala. Posteriormente foi medido o peso de uma haste de metal, que serviria como uma conexão entre o dinamômetro e os materiais.
3- Foram apresentadas pequenas porcentagens de erros , em relação a medição com os instrumentos(Páquimentro e régua de 30cm), no sólido de madeira.
8. Resultados e discussão (medições, gráficos, cálculos e tabelas):
(x) a+-samm(+-0,05) (y) b+-sbmm(+-0,05) (z) F+-SF(N)
Tabela 01 (Régua) mm Tabela 02(Paquímetro)mmTabela 03(paquímetro) mm Tabela 04(comparação)
Pa3
x
y
z
Pa1
x
y
z
Pa2
x
y
z
c
Tab1
Tab2
Tab3
1
49
37
0,48
1
50
36
0,48
1
79,2
50
0,48
A1
49,2
-
2
49,5
37,5
0,48
2
50
36,5
0,48
2
79,2
50,1
0,48
Sa1b
...