Relatório Técnico
Por: Larissa Oliveira • 1/10/2020 • Relatório de pesquisa • 964 Palavras (4 Páginas) • 121 Visualizações
[pic 1]
ENGENHARIA AMBIENTAL
CAROLINA MENESES ANDRADE
FILIPE LINO DA SILVA SANTOS
HELAYNE SOUZA GOMES
LARISSA BÁRBARA DE OLIVEIRA ANDRADE
LUCIANO GONÇALVES ARAÚJO
BALANÇO DE MASSA NO TANQUE DE EQUALIZAÇÃO
ARACAJU - SE
2018
CAROLINA MENESES ANDRADE
FILIPE LINO DA SILVA SANTOS
HELAYNE SOUZA GOMES
LARISSA BÁRBARA DE OLIVEIRA ANDRADE
LUCIANO GONÇALVES ARAÚJO
BALANÇO DE MASSA NO TANQUE DE EQUALIZAÇÃO
Relatório de experimento prático de Balanço de massa no tanque de equalização, realizada em 28 de março de 2018, referente à disciplina de Tratamento de Água e Efluentes, turma E01, sob orientação da Prof. (a)Eliane Bezerra Cavalcanti, Universidade Tiradentes - UNIT.
ARACAJU - SE
2018
Sumário
1 INTRODUÇÃO 4
2 OBJETIVO 5
3 MATERIAIS E REAGENTES 5
4 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 5
4.1 Processo de obtenção da cor e turbidez 5
5 RESULTADOS E DISCUSÃO 7
5.1 Resultado a cor, pH e turbidez 7
5.2 Discursão 8
6 CONCLUSÃO 8
7 REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 9
INTRODUÇÃO
O crescimento populacional e o desenvolvimento da sociedade ao longo dos anos vêm intensificando a variedade e a quantidade de resíduos gerados. Esse fato exige a necessidade de aprimorar os processos nas estações de tratamento de esgoto, para atender ao melhoramento na qualidade do efluente despejado e ao incremento na quantidade desses. Atualmente, muitas estações ainda operam manualmente e não possuem planos ótimos operacionais, podendo ocasionar em um tratamento inadequado para o esgoto sanitário. Consequentemente, surgem problemas de adequação às normas ambientais vigentes e de contaminação de corpos d’água.
Uma estação de tratamento de esgoto tem várias fases de tratamento: tratamento preliminar, tratamento primário, secundário e terciário. É no tratamento secundário que ocorre à remoção de sólidos e matéria orgânica não sedimentáveis e em alguns casos, nutrientes como nitrogênio e fosforo. O tratamento de efluente consiste na remoção de poluentes de aguas residuarias, através de processos físicos, químicos e biológicos. O processo físico remove material particulado em suspensão. O processo químico e o biológico visam remover os nutrientes, patógenos, substancias toxicas, redução de DQO e DBO. No processo biológico, a decomposição da matéria organiza ocorre pelas bactérias já presentes no próprio efluente, deixando-o estáveis.
O tratamento biológico pode ser anaeróbio e; ou aeróbio. No tratamento anaeróbico a matéria orgânica no afluente é biodegradada por bactérias na ausência de oxigênio, gerando gás sulfídrico, metano, dióxido de carbono, amônia e fosfatos, sendo alguns causadores de odores desagradáveis. No tratamento aeróbio, a biodegradação é mais rápida e ocorre na presença de oxigênio, gerando gás carbônico, agua, nitratos e sulfatos, substancias inofensivas e uteis a vida vegetal.
OBJETIVO
O experimento tem como objetivo definir e determinar a vazão volumétrica e o balanço de massa no tanque de equalização.
MATERIAIS E REAGENTES
- Cloreto de Potássio - KCl;
- Água;
- Bombas;
- Balança de precisão;
- Reservatório;
- Termômetro;
- Béquer;
- Cronômetro;
- Proveta;
- Barra Magnética (Peixinho);
- Agitador Magnético.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Processo
O experimento consistiu de um termômetro pra medir a temperatura da água para que a partir daí pudesse ter a vazão e calcular a massa. Foi usado três bombas (com diferentes potências), béquer e balança de precisão (figura 2);
Depois foi utilizado (KCl), onde o KCl com concentrações diferentes, (tanque A= 0,1 e tanque B= 0,001) sendo bombeados para o tanque C; foi retirada com um béquer uma amostra e levado ao condutivímetro e com os dados calculou-se a condutividade elétrica.
[pic 2][pic 3]
Figura 1:Condutivímetro de bancadaFigura 2: Balança de Precisão
...