Relatório Umidade
Por: monique.s.olivei • 3/4/2017 • Ensaio • 687 Palavras (3 Páginas) • 276 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO SUL DE MINAS
UNIS - MG
GUILHERME VEROLA
MARINA MESQUITA
MONIQUE OLIVEIRA
MILENA MONFERINO
THAMIRES CRABI
TÚLIO CARVALHO
VERIFICAÇÃO DO PESO ESPECÍFICO E TEOR DE UMIDADE
PROFESSOR: ARMANDO BELATO
VARGINHA
ABRIL 2017
SUMÁRIO
- INTRODUÇAO
- OJETIVO
- FUNDAMENTOS TEÓRICOS
- IDENTIFICAÇÃO DO ENSAIO
- MÉTODOLOGIA
- RESULTADOS
- CONSIDERAÇÕES FINAIS
- CONCLUSÃO
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- INTRODUÇÃO
A determinação do teor de umidade existente na amostra de solo pode ser definida de varias formas, porém neste estudo de campo será usado o seguinte método: Estufa.
Para este estudo coletamos três amostras, no solo lateral ao laboratório de materiais da Cidade Universitária da instituição UNIS-MG localizada na cidade de Varginha – MG.
A análise da umidade do solo possui grande importância no ramo da construção civil, pois por meio dessa determinação pode-se identificar a quantidade exata de água necessária para obter uma melhor compactação do solo, bem como se o teor de umidade esta na quantidade necessária para alcançar maior resistência desse solo. Todo esse processo é necessário, considerando que é sobre o solo que as estruturas das obras são apoiadas.
Os solos são constituídos de um conjunto de partículas com água e ar e seus espaços intermediários. Para a divisão entre a massa total de uma amostra e sua parte sólida dá-se o nome de teor de umidade, objeto de estudo deste ensaio em laboratório.
O conhecimento da umidade do solo é de fundamental importância, pois indica em que condições hídricas encontram-se o mesmo. A umidade ou teor de umidade é a relação entre a massa de água em uma determinada amostra de solo pela massa dos sólidos.
- OBJETIVO
O objetivo deste ensaio é através dos conhecimentos obtidos em sala de aula, e aulas práticas, determinar a porcentagem de umidade presente em uma determinada amostra de solo pelo método da estufa.
- FUNDAMENTOS TEÓRICOS
- IDENTIFICAÇÃO DO ENSAIO
O ensaio foi realizado na cidade de Varginha – MG, na Centro Universitário do Sul de minas, na sua cidade Universitária.
Conforme a Fundação PROCAFÉ, a precipitação pluviométrica anual da cidade de Varginha é superior a 1200 mm e a temperatura média na faixa de 19 a 22 ºC.
As amostras necessárias foram retiradas de uma área plana, na lateral do laboratório de materiais, foram retiradas através de cilindro de cravação no dia 31 de março de 2017, as sete horas e quarenta minutos.
- MÉTODOLOGIA
- RESULTADOS
- CONSIDERAÇÕES FINAIS
O método de secagem em estufa se mostrou eficiente, obtendo-se praticamente os mesmos valores de teor de umidade, que, como se tratavam da mesma amostra, era o resultado esperado.
- CONCLUSÕES
Diante do exposto, fica evidente a importância de determinar o percentual de umidades existente no solo antes da inicialização da obra, pois com essa determinação, pode ser feito correções no solo, se necessário, ainda na fase inicial da obra; evitando, assim, possíveis patologias causadas pelo excesso ou escassez de água no solo. Considerando que, o teor de umidade no solo tem influência direta na capacidade de compactação e a de rompimento do solo.
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, Solo – Preparação para ensaios de compactação e ensaios de caracterização. NBR 6457/86;
...