Relatório Visita Técnica ETA
Por: Mauri Queiroz • 11/3/2019 • Trabalho acadêmico • 625 Palavras (3 Páginas) • 314 Visualizações
Curso Bacharelado em Engenharia Civil
Disciplina: Hidráulica
Docente: Prof.º Eng. Mauri Queiroz de Menezes Junior
RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA
ETA- ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA DO MUNICÍPIO DE CÁCERES -MT
(ÀGUAS DO PANTANAL)
Discente: José Carlos Alves Martins
6º Semestre do Curso de Engenharia Civil
Cáceres -MT
Outubro de 2018
O presente relatório, visa descrever a visita técnica realizada pelos acadêmicos da Turma A e Turma B do Curso de Engenharia Civil do 6º Semestre, da Faculdade do Pantanal - FAPAN, supervisionados pelo Professor Engenheiro Civil Mauri Queiroz, e também com a participação do Professor Engenheiro Sanitarista e Ambiental Lucio Vasques.
Na data de 20/10/2018 (sábado) às 8horas da manhã, todos se reuniram na frente da Faculdade do Pantanal, com destino a visitar a captação de água e Estação de Tratamento de água - ETA do Município de Cáceres - MT.
Inicialmente os acadêmicos se dirigiram juntamente com os professores até a captação de água, localizada no município de Cáceres - MT, instalada as margens do Rio Paraguai.
A captação da água bruta do Rio Paraguai, se dá através de bombeamento por bombas interligadas a uma adutora. As bombas ficam instaladas sobre uma espécie de tablado em estrutura metálica flutuante, travada por meio de cabos de aço e suspensa por bóias metálicas.
A captação é feita de forma que, se uma bomba vier a apresentar defeito mecânico ou qualquer outra falha, ativa-se a segunda bomba de maneira que não seja interrompida a captação de água para a ETA.
No local da captação, foi explicado sobre o processo de transporte da água até a ETA, os métodos utilizados para se escolher esse tipo de captação, bem como, as características dos elementos primordiais para se implantar esse sistema.
Na oportunidade o professor Mauri fez uma breve explicação sobre os conceitos teóricos vistos em sala de aula, correlacionando-os com os equipamentos vistos ali in loco. Falou sobre o conteúdo estudado na disciplina de Hidráulica, como vazão, altura piezométrica, perdas de carga etc.
Posteriormente a visita à captação, todos se dirigiram até a ETA, localizada na Rua dos Operários, centro de Cáceres -MT, distante aproximadamente 800 metros da captação de água.
Já na Estação de Tratamento de água - ETA, a Engenheira Giovana, juntamente com os técnicos operacionais da ETA, explicaram como se dá o processo de tratamento, desde a chegada da água bruta vinda da captação, até a fase de armazenamento nos reservatórios e a distribuição à população.
Explicaram que, as bombas com capacidade de bombeamento de aproximadamente 1.200 m³ por minuto, bombeiam a água bruta até a estação, e a água passa por 3 (três) ETA,s sendo, uma de alvenaria e concreto armado, e outras 2 (duas) construídas em estruturas metálicas.
Foram explicados cada passo do processo da retirada dos resíduos da água, desde a captação até a decantação, floculação, filtração e armazenamento para a distribuição da água. Os tipos de componentes químicos utilizados em cada etapa, como, sulfato de alumínio, flúor, e o cloro que de forma bastante interessante, é extraído através de um equipamento adquirido recentemente. Esse equipamento, promove a trituração do sal grosso semelhante ao sal bovino, e daí se extrai o cloro que é utilizado na desinfecção da água após a filtragem.
...