Relatório de Canal Experimental Hidráulico
Por: neidiane24 • 14/6/2018 • Relatório de pesquisa • 914 Palavras (4 Páginas) • 664 Visualizações
Centro Universitário do Norte-UNINORTE[pic 1]
Relatório do Ensaio de Canal Experimental Hidráulico
Manaus-AM
2018
Ageane Oliveira de Sousa 14151740
Demilço Valdemar Vivian Junior 12441872
João Batista Venturelle 18211615
Kerem Jemima Freire Oliveira 14296462
Neidiane Alves Lourenço 13309960
Ensaio de Vazão e Ressalto Hidráulico
[pic 2]
Manaus-AM
2018
Sumário
Introdução 2
Objetivos 2
Materiais e métodos 2
Cálculos requeridos 2
Vazão 2
Ressalto 2
Escoamento Crítico 2
Profundidade Crítica 2
Conclusão 2
Referências 2
Introdução
O Canal para Experimentos Hidráulicos é um equipamento utilizado para apresentar os fenômenos reais em forma visual, facilitando o ensino das matérias que tratam dos fluidos e seus escoamentos. O canal apresentado foi projetado para a exploração de experimentos onde o fluido utilizado a substância é água, permitindo a visualização. Neste experimento pudemos observar a vazão e o ressalto hidráulico.
A vazão é o volume de determinado fluido que passa por uma determinada seção de um conduto livre ou forçado, por uma unidade de tempo. Ou seja, vazão é a rapidez com a qual um volume escoa. Vazão corresponde à taxa de escoamento, ou seja, a quantidade de material transportado através de uma tubulação, por unidade de tempo.
O ressalto hidráulico é o fenômeno que ocorre na transição de um escoamento torrencial ou super crítico para um escoamento fluvial ou sub crítico. O escoamento é caracterizado por uma elevação brusca no nível d’água, sobre uma distância curta, acompanhada de uma instabilidade na superfície com ondulações e entrada de ar do ambiente e por uma consequente perda de energia em forma de grande turbulência.
No presente relatório será apresentado o experimento feito em laboratório coordenado pelo Prof. Dr. Arnaldo Machado da Silva que nos mostrou passo a passo para o experimento onde pudemos tirar dados para os cálculo necessários para encontra a vazão. Já no segundo experimento encontrar os dados para o ressalto hidráulico.
Objetivos
O objetivo deste relatório é apresentar os resultados obtidos em laboratório
para o experimento de determinação da vazão volumétrica, vazão de massa, vazão unitária e as velocidades 1 e 2. No segundo experimento o ressalto hidráulico para determinação da altura torrencial, número de Froude, altura do torrencial, altura crítica, velocidade crítica, energia específica, dispersão de energia e eficiência do ressalto. Assim determinar o tipo de ressalto e os seus devidos resultados.
Materiais e métodos
Os matérias necessários para realização do experimento 1 e 2 são:
Reservatório;
Caixa de retorno, com válvula de fundo;
Grupo de Moto-Bomba;
Canalização de alimentação;
Suporte fixo;
Base metálica do canal;
Canal em acrílico cristal;
Suporte regulável, para inclinar o canal;
Caixa de alimentação do canal, com regularizador de escoamento.
Régua;
No experimento 1, com a régua medir o volume do reservatório, abrir a válvula (mipel) em 3 milímetros, inclinar o canal em 60 cm no sentido positivo do eixo cartesiano, a distância do vertedouro até o fundo do canal deve ter aproximadamente 3,5mm, ele deve estar a uma distância de 277 cm, ligar a bomba de agua, a espessura da lâmina de água deve ter aproximadamente 1mm, depois disto calcular a vazão, vazão de massa, a velocidade no reservatório, calcular a velocidade na caixa de alimentação do canal e a vazão do canal e a vazão unitária próximo ao reservatório e próximo a caixa de alimentação do canal.
No experimento 2, medir a altura do torrencial, para calcular o número de Froude, a altura do fluvial, velocidade crítica, a dispersão de energia e a eficiência do ressalto.
Cálculos requeridos
Vazão
Para encontra a vazão volumétrica se deve calcular primeiro o volume e a área que neste caso o valor do comprimento é de 37,9 cm, altura 16,4cm, largura de 26,4 cm, que na equação estarão convertidos em metros e o tempo foi de 32,03 segundos.
- Volume (V)
[pic 3]
- Área 1 (A1)
[pic 4]
- Vazão volumétrica (Qv)
[pic 5]
[pic 6]
V=volume
t=tempo
- Velocidade 1 (v1)
[pic 7]
[pic 8]
- Vazão de massa (Qm)
[pic 9]
[pic 10]
ρ= densidade da água
...