Relatório de Física
Por: Moises Correia • 15/5/2016 • Trabalho acadêmico • 2.091 Palavras (9 Páginas) • 259 Visualizações
FACULDADE PITÁGORAS DE IPATINGA – MG
RELATÓRIO DE FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL
CONSERVAÇÃO DA ENERGIA MECÂNICA
BEVERLY QUELE PEREIRA NEVES
JULIANA DE SOUZA
KESLIZIANE OLIVEIRA LUZ
MARKELE AMARAL
MOISÉS CORREIA
NAYARA VALÓIDE BARRA
IPATINGA
2016
BEVERLY QUELE PEREIRA NEVES
JULIANA DE SOUZA
KESLIZIANE OLIVEIRA LUZ
MARKELE AMARAL
MOISÉS CORREIA
NAYARA VALÓIDE BARRA
RELATÓRIO DE FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL
CONSERVAÇÃO DA ENERGIA MECÂNICA
Atividade avaliativa apresentada à Faculdade Pitágoras de Ipatinga, para a disciplina Física Geral e Experimental, do quarto período, do curso de Engenharia de produção.
Prof. Hermes J. O. Júnior
IPATINGA
2016
RESUMO
Dizemos que o conceito de energia, por sua vez, está associado aos estados dos corpos, que são os de movimento (energia cinética), os de separação entre os corpos (energia potencial gravitacional), das deformações sofridas por um corpo (energia elástica), entre outros. Compreender esse conceito muitas vezes se torna difícil para o aluno que geralmente memoriza o Principio da Conservação da Energia quando fala “a energia pode ser transformada ou transferida, mas nunca criada ou destruída”, mas não percebe como ela acontece. Quem não ouviu a frase do químico francês Antoine Laurent Lavoisier: "Nada se perde, nada se cria, tudo se transforma"? Na física, aplica-se diretamente ao princípio da conservação de energia.
Este artigo tem por finalidade mostra um experimento onde é trabalhada a construção do conceito de Energia e suas transformações, transformação da Energia Potencial Gravitacional em energia Cinética e a Conservação da Energia Mecânica, com resultado, ilustrações e conclusões observados pelos alunos.
Palavras-chave: Ensino da Física, Experimento, Transformação de energia.
ABSTRACT
We say that the concept of energy, in turn, is associated with the states of bodies that are of motion (kinetic energy), the separating bodies (potential energy) of the deformations of a body (elastic energy) , among others. Understanding this concept often becomes difficult for the student who usually remembers the Principle of Conservation of Energy when he speaks "energy can be transformed or transferred, but never created or destroyed", but does not realize how it happens. Who has not heard the phrase of the French chemist Antoine Laurent Lavoisier: "Nothing is lost, nothing is created, everything is transformed"? In physics, applies directly to the principle of energy conservation.
This article aims to show an experiment where it is worked to build the concept of energy and its transformations, the transformation of gravitational potential energy into kinetic energy and Conservation of Mechanical Energy, with the result, illustrations, and conclusions found by the students.
Keywords: Teaching Physics Experiment, Transformation of energy.
SUMÁRIO
1 OBJETIVO
2 INTRODUÇÃO
3 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
3.1. Materiais Utilizados
3.2 Procedimentos experimentais
4 RESULTADOS E DISCUSSÕES
5 CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES
4 REFERÊNCIAS
1 OBJETIVO
Esta experiência tem por objetivo verificar a conservação da energia mecânica com a observação do movimento de um corpo sob ação de uma força conhecida, na ausência de atrito, e verificar a variação de energia potencial elástica.
2 INTRODUÇÃO
A conservação da energia mecânica ocorre quando não existem forças ditas não conservativas, como o atrito. Para se conservar a variação da energia mecânica ou parte dela não pode se transformar em outra forma de energia que não seja cinética, potencial gravitacional ou potencial elástica. Para o crescimento da física, foi fundamental o conceito de energia, sendo que esta parece estar presente em todo lugar, como numa transformação de energia à outra ou transferência da mesma de um corpo para outro, logo, se percebe a impossibilidade da criação ou uso, no sentido literal, da energia. Contudo, a energia é a capacidade de realizar trabalho, caracterizada pela força e movimento.
A energia mecânica está associada ao movimento ou a possibilidade de possuir movimento, sendo assim um sistema constituído por duas energias, a cinética e a potencial, na qual esta pode ser a gravitacional ou elástica. Para qualquer corpo de massa m que possui velocidade instantânea v, ou seja, o corpo que estiver em movimento, apresentará energia cinética. Portanto, a energia cinética depende da massa e velocidade. Já a energia potencial é um tipo de energia armazenada pelo trabalho realizado no sistema dos corpos devido ao seu referencial podendo ser convertida em energia cinética.
Há tipos de energia potencial, como a gravitacional que é a tendência do corpo a cair em direção ao centro da Terra, e a elástica na qual é o trabalho realizado pela força elástica durante a ocorrência de deformação da mola. A conservação da energia mecânica ocorre pelo fato de ter duas forças conservativas atuando, em que a soma dessas, cinética e potencial, resulta a uma constante, seja em qualquer ponto da trajetória. Sendo assim, o princípio da conservação da energia diz que a energia total de um sistema isolado é sempre constante.
...