TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Física Energia em Pêndulo Simples

Por:   •  1/12/2020  •  Relatório de pesquisa  •  1.442 Palavras (6 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DA BAHIA - CAMPUS PAULO AFONSO

UNIDADE ACADÊMICA DE ENGENHARIA ELÉTRICA

DISCIPLINA FÍSICA EXPERIMENTAL I

João Pedro Alves Santana

Leonardo de Sá Moura Barros

Vitor Matheus de Sá Menezes

ENERGIA EM PÊNDULOS SIMPLES

         

PAULO AFONSO - BA

Dezembro/2018

João Pedro Alves Santana

Leonardo de Sá Moura Barros

Vitor Matheus de Sá Menezes

ENERGIA EM PÊNDULOS SIMPLES

        [pic 3]

PAULO AFONSO - BA

Dezembro/2018

RESUMO[pic 4]

Inicialmente, a proposta desse trabalho é analisar os movimentos de queda livre e lançamento oblíquo e descrever seu movimento, aceleração e possíveis interferências externas, realizado através do lançamento de uma bola de vôlei e uma de tênis. Para isso, foi usado um método de vídeo análise para medir uma grandeza física: o valor da aceleração da gravidade (g). Esse método consiste em medir, de maneira automática, o tempo de queda-livre dos materiais de estudo, que após serem lançados para cima, atingem uma certa altura h = 0 e sofrem o efeito queda-livre. Para a observação dos lançamentos, utilizou-se o software tracker, que possibilita a análise e modelagem física do vídeo a partir de analise frame a frame, afim de obter dados mais precisos.

PALAVRAS-CHAVE: Experimento, lançamento, queda-livre, aceleração.

SUMÁRIO[pic 5]

1. INTRODUÇÃO        5

2. OBJETIVOS        8

2.1. OBJETIVO GERAL        8

2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS        8

3. MATERIAIS UTILIZADOS        8

4. PROCEDIMENTOS        9

5. RESULTADOS E DISCUSSÃO        9

6. CONCLUSÕES....................................................................................................................14

7. REFERÊNCIAS....................................................................................................................15

  1. INTRODUÇÃO
  1. Pêndulos Simples

Pêndulo Simples consiste em uma massa m, presa na extremidade inferior de um fio ideal, fixada verticalmente na sua extremidade superior. Se o pêndulo simples oscilar, com oscilações de pequena abertura (no máximo 15o), ele descreve um movimento circular de raio R=L, sendo L o comprimento do fio. Seu período (T), que é o tempo que ele demora para efetuar um “vai e vem” completo é fornecido pela expressão:

[pic 6]

onde g é a aceleração da gravidade local.

A massa pendular m não influi no período T do movimento. Assim dois pêndulos de mesmo comprimento L, mas de massas diferentes M e m, apresentam o mesmo período T.

O período de um pêndulo simples independe da amplitude, ou seja, da altura em que m é abandonada. O período T de um pêndulo simples é diretamente proporcional à raiz quadrada de seu comprimento L. O período de um pêndulo simples é inversamente proporcional à raiz quadrada da aceleração da gravidade g.

Assim, quanto maior for a aceleração da gravidade g do local onde está o pêndulo, menor será o seu período. Uma das aplicações do pêndulo simples é a determinação da aceleração da gravidade em um dado local.

Se o pêndulo for abandonado em A (VA = 0), em A sua energia potencial (gravitacional) é máxima e sua energia cinética é nula. À medida que ele desce a energia potencial vai se transformando em cinética que será máxima quando ele atinge B. O processo se inverte até atingir C onde a energia potencial é máxima e a cinética nula. Sendo o sistema conservativo (não há energia dissipada), em todos os pontos do movimento a energia mecânica é constante (veja figura abaixo)

[pic 7]

  1. OBJETIVOS
  1. OBJETIVO GERAL

Este trabalho possui como objetivo geral medir a energia que um pêndulo simples dissipa e, através da obtenção do período de oscilação e dessa energia dissipada no sistema composto pelo pêndulo simples e o ar, encontrar o valor da gravidade terrestre local.

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Analisar o vídeo e debater possíveis interferências externas;
  • Obter dados a partir do vídeo.

  1. MATERIAIS UTILIZADOS
  • Objeto de metal com gancho;
  • Fio de linha de comprimento x
  • Smartphone ;
  • Fita Métrica e régua.

  1. PROCEDIMENTOS

PARTE I

Primeiramente, acessou-se o cronometro digital do Smartphone Samsung Galaxy S8, para cronometrar os períodos do pêndulo simples. Em seguida, um dos componentes da equipe impulsionou o pêndulo enquanto o outro cronometrava cada período que o equipamento realizava, repetiu-se por 5 vezes. Após aferir o valor total de segundos das 5 oscilações, repetiu-se por mais 10 vezes para encontrar o valor médio do período.

  1. RESULTADOS E DISCUSSÕES
  1. GRAVIDADE DA TERRA

Usando a relação entre período, gravidade e comprimento pela fórmula abaixo, encontrou-se a gravidade da terra.

[pic 8]

Aceleração = -8,7

Foi feito um lançamento oblíquo de uma bola de voleibol, esse movimento oblíquo é lançado na diagonal. Este tipo de movimento realiza uma trajetória parabólica, que é demonstrada da seguinte forma:

Seja a = dv/dt , onde dv = adt, integrando:

[pic 9]

para determinar ‘’c’’:

[pic 10]

Logo,

[pic 11]

Onde:

[pic 12]

Seja v = dx/dt, onde:

[pic 13]

Para achar

[pic 14]

[pic 15]

Fazendo a discrepância da aceleração da gravidade teórica pela experimental temos:

[pic 16]

Tem-se que a aceleração da experiência tem uma discrepância de 1,88%.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (478.6 Kb)   docx (995 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com