Relatório de Tratamento Térmico
Por: weverson3000 • 15/11/2019 • Trabalho acadêmico • 3.805 Palavras (16 Páginas) • 588 Visualizações
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
IPUC – Instituto Politécnico
Departamento de Engenharia de Produção
Curso de Engenharia de Produção
Unidade Barreiro
nomes
ENSAIOS MECÂNICOS: TRATAMENTO TÉRMICO
Belo Horizonte
1º sem/2018
nomes
ENSAIOS MECÂNICOS: TRATAMENTO TÉRMICO
Trabalho apresentado na disciplina Ciência e Tecnologia dos Materiais em Engenharia de Produção.
Professor: Luciano Andrade
Belo Horizonte
1º sem/2018
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 5
1.1.1 Recozimento 6
1.1.2 Recuperação 6
1.1.3 Recristalização 6
1.1.4 Crescimento de Grão 7
1.1.5 Recozimento Pleno 8
1.1.6 Recozimento Subcrítico e Alívio de Tensões 8
1.1.7 Esferoidização ou Coalescimento 8
1.1.8 Normalização 9
1.1.9 Têmpera 9
1.1.10 Revenimento 11
1.1.12 Martêmpera 14
1.1.13 Nitretação 14
1.1.14 Carbonitretação 14
1.1.15 Cementação 14
2 OBJETIVO 15
3.1 Materiais e Equipamentos 15
3.2 Métodos 16
4 RESULTADOS 17
5 ANÁLISE E DISCUSSÃO 18
6 CONCLUSÃO 25
Referências Bibliográficas 25
RESUMO
Esta prática consistiu no estudo experimental de diferentes tipos de aço após passarem por tratamento térmico, no qual cada corpo de prova foi utilizado um método de resfriamento de acordo com as normas estabelecidas nas normas Brasileiras NBR NM 136 - Tratamentos térmicos de aço – Terminologia e definições Out/2000.
O tratamento térmico é uma operação que pode auxiliar outros processos de manufatura e/ou melhorar o desempenho de produtos, aumentando sua resistência ou alterando outras características desejáveis.
Os aços, dentre as ligas ferrosas, são os materiais mais comumente submetidos a tratamentos térmicos. Na tempera o aquecimento do aço ocorre acima da zona crítica (zona crítica – fase austenítica), seguido de resfriamento rápido. A têmpera tende a tornar o aço excessivamente rígido (pouca elasticidade) e frágil (pouca resistência ao choque) e a criar tensões internas, o que é corrigido pelo revenido. A temperatura de revenido e o tempo de manutenção desta temperatura influem decisivamente nas propriedades finais obtidas no aço: quanto mais tempo e / ou maior temperatura, mais dúctil se torna o aço.
1 INTRODUÇÃO
Tratamento Térmico é um ciclo de aquecimento e resfriamento realizado nos metais com o objetivo de alterar as suas propriedades físicas e mecânicas, sem mudar a forma do produto, às vezes acontece inadvertidamente, como “efeito colateral” de um processo de fabricação que cause aquecimento ou resfriamento no metal, como nos casos de soldagem e de forjamento. É normalmente associado com o aumento da resistência do material, mas também pode ser usado para melhorar a usinabilidade, a conformabilidade e restaurar a ductilidade depois de uma operação a frio. Logo, o tratamento térmico é uma operação que pode auxiliar outros processos de manufatura e/ou melhorar o desempenho de produtos, aumentando sua resistência ou alterando outras características desejáveis.
Tratar termicamente um aço significa aquecê-lo em velocidade adequada, mantê-lo em temperatura por um tempo suficiente para que ocorra a transformação de fase da ferrita para a austenita, num processo denominado de austenitização do aço, e resfriá-lo em um meio adequado de modo a adquirir as propriedades mecânicas finais, desejadas. O tratamento térmico é uma das etapas finais de confecção de ferramentas.
1.1 Método do Tratamento Térmico
Para realização do exame de tratamento térmico utilizamos cinco amostras de barra de aço de 10 mm de altura as amostras de aço foram cortadas e colocadas no forno, após resfria-las de diferentes formas, foi realizado a avaliação de sua dureza. Realizamos o embutimento das amostras na resina acrílica para que assim pudéssemos observar através do sistema vídeo-microscopia.
Os tratamentos térmicos podem ser divididos em: recozimento, normalização, têmpera, revenimento, martêmpera, austêmpera, solubilização, esferoidização e coalescimento.
1.1.1 Recozimento
O recozimento é um tratamento térmico que consiste no aquecimento à temperatura de austenitização, permanência durante tempo pré-determinado, seguido de resfriamento controlado até a temperatura ambiente.
O recozimento visa reduzir a dureza do aço, aumentar a usinabilidade, facilitar o trabalho a frio ou atingir a microestrutura ou as propriedades desejadas. O recozimento é composto de três estágios:
...