Relatório de visitas aos laboratórios
Por: Felipe.Terres • 1/6/2018 • Relatório de pesquisa • 925 Palavras (4 Páginas) • 599 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO
RIO GRANDE DO SUL – CAMPUS ERECHIM
CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA MECÂNICA
Introdução a engenharia mecânica
RELATÓRIO DE VISITA AOS LABORATÓRIOS
Professor: Alisson Dalsasso Corrêa de Souza
Aluno: Lavoisier Felipe de Lima Terres
Curso: Engenharia Mecânica
Turma: 2018/1ºS
Erechim 24 de Abril de 2018
INTRODUÇÃO
Este relatório foi elaborado com o objetivo de conhecer os laboratórios de
mecânica dentro da Instituição Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, no Campus Erechim, tendo uma ênfase em suas máquinas e seus materiais, bem como, as suas utilizações. Foram feitas visitações nos seguintes laboratórios: Laboratório de Processos de Fabricação: Usinagem Convencional e
Conformação, Usinagem CNC; Soldagem; Laboratório de Solidificação e de Tratamento Térmico; Laboratório de Ensaios Mecânicos e de Vibrações; Laboratório de Metalogia; Laboratório de Metrologia; Laboratório de Máquinas Térmicas;
Laboratório de Máquinas de Fluido; Laboratório de Eletrotécnica, Hidráulica e Pneumática. Os laboratórios proporcionaram a realização de aulas teóricas, com bastante introduções e exemplificações, para um conhecimento mais amplo podendo assim fazer com que o aluno tenha uma noção do desenvolvimento das disciplinas nos cursos da área de mecânica.
VISITA AOS LABORATÓRIOS
Processos de fabricação:
Usinagem convencional e conformação: Foi feita uma grande
introdução sobre a usinagem, visando informar aos alunos como ocorrem a formação de uma peça, seja ela metálica ou não. Destaca-se também as áreas na qual pode-se atuar, abrindo espaço também para os vários processos que existem ao utilizar as usinagens, como o torneamento, fresamento, furação, brochamento, entre outros. Foi muito abordado a importância do uso de equipamentos de segurança no ambiente de trabalho e houve algumas demonstrações de como utilizar as máquinas deste laboratório.
Usinagem CNC: Houve uma grande introdução sobre a utilização das máquinas, de peças as quais podem ser feitas com as mesmas, como elas devem ser programadas por engenheiros e técnicos, quais os cuidados que o operador desta máquina deve ter durante a utilização, tivemos uma exemplificação sobre as máquinas do laboratório mostrando sua serventia e também algumas amostras de peças, resultados das operações feitas por alunos.
Soldagem: Foi realizada uma introdução sobre os itens de segurança mais adaptados para os tipos de operações conforme os aparelhos do laboratório. Também foram relatados os tipos de soldagem que existem nesta área, os processos de soldagem que são mais utilizados neste laboratório, a forma de união mais apropriada para tais materiais, os equipamentos necessários para que seja feito este processo, os cuidados que devemos ter, principalmente quando trata-se de eletrodos, e houve algumas exemplificações de resultados finais destas operações.
Solidificação e tratamento Térmico: Este laboratório tem grande importância, pois, podemos examinar produtos, de modo que, podemos saber se nele existe uma grande resistência, força, pressão e seu comportamento no ambiente, qual a forma de conseguir obter um material mais resistente, já que neste procedimento requer uma resistência mecânica elevada, mas também de como deixar determinados materiais menos resistentes. Temos também uma exemplificação de um processamento que ocorre em uma determinada peça para que ela possa ganhar uma resistência maior que seu ponto inicial.
Metalografia: A metalografia é uma área que além do estudo dos materiais metálicos, compreende aos estudos dos materiais plásticos e cerâmicos. É um laboratório aonde podemos fazer a análise de alguns elementos e também usufruir de algumas substâncias químicas para a preparação dos mesmos. A amostra é cortada, lixada, polida e é atacada com reagente químico, fazendo com que possa revelar as interfaces entre os diferentes constituintes que compõe o metal. A observação pode ser feita através de microscópios ou também com uma lupa, tornando-se possível a determinação de diversas características do material, inclusive a determinação das causas de fraturas, desgastes prematuros e outros tipos de falhas.
...