Relatório fhc
Por: Sabrina da Rocha • 3/4/2015 • Trabalho acadêmico • 1.174 Palavras (5 Páginas) • 267 Visualizações
Professor (a): Vanessa Goulart Machado
Disciplina: Fundamentos de Hidrostática e Calorimetria
Conteúdo: Aula prática 01: Determinação da densidade de líquidos utilizando o picnômetro.
Turma: 2º semestre/ Engenharia de Produção/ Noturno
RELATÓRIO TÉCNICO
Acadêmicos (as):
- Jeferson Souza – R.A. 9859523734 E-mail: dsjeferson@gmail.com
- Raí Damasceno – RA 8822385481 E-mail: rai.damasceno@aedu.com
- Sabrina Rocha -RA 9911145499 E-mail:sabrinadosanjos.darocha@gmail.com
- Sidnei dos Santos – RA 8870422402 E-mail: sidnei@nelsonwendt.com.br
1.Introdução:
De acordo com a definição dada pelo Sistema Internacional de Unidades (SI), a unidade de medida de densidade é o kg/m3(quilograma por metro cúbico). Sendo assim, podemos concluir que o cálculo da densidade de um objeto só depende de sua massa total e de seu volume.
Utilizando as técnicas necessárias podemos determinar a densidade do álcool etílico comercial no experimento descrito neste relatório.
2. Objetivos:
Este experimento tem como principal objetivo aplicarmos os procedimentos necessários para que possamos determinar as densidades dos líquidos utilizando um picnômetro com termômetro.
3. Materiais e Componentes químicos:
- Álcool Etílico (C2H6O);
- Balança analítica;
- 2 béqueres de 150mL;
- Papel absorvente;
- 1 picnômetro de 100mL com termômetro;
- 1 pisseta com agua destilada.
4. Metodologia:
Após orientações e estando com os devidos materiais em mãos, dividimos os procedimento em duas etapas:
1ª Etapa: Calibração do picnômetro.
Com o picnômetro vazio e seco em mãos, aferimos sua massa na balança analítica e anotamos o resultado de 45,75g na Tabela 2: Resultados referentes `a calibração do picnômetro. Disponível no Roteiro de Laboratório, para posterior uso.
Após este procedimento, retiramos o termômetro e a tampa do capilar, preenchemos com agua destilada de modo que não houvesse a formação de bolhas de ar. Colocamos o termômetro, assim fazendo com que a água escorresse pelo capilar.
Tampamos o capilar, secamos o picnômetro com o auxílio do papel absorvente e anotamos a temperatura da água de 29°C, fornecida pelo termômetro.
Aferimos a massa do picnômetro com água destilada na balança analítica, assim obtendo o resultado de 147,81g e anotando-o na Tabela 2.
Através da subtração da massa do picnômetro vazio e a massa do picnômetro com água descobrimos a massa de água contida dentro do picnômetro para que possamos prosseguir com o experimento:
mágua= mpic.água – mpic.
mágua= 147,81g – 45,75g
mágua= 102,06g
Anotamos este resultado na Tabela 2.
Com a temperatura da água fornecida pelo termômetro, descobrimos através da Tabela 1: Densidade da água em diferentes temperaturas. Disponível no Roteiro de Laboratório, que a densidade da água á 29°C é de 0,995944g/cm³.
Com todos os resultados obtidos determinamos o volume de exato do picnômetro através da equação da densidade:
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
Anotamos este resultado na Tabela 2.
2ª Etapa: Determinação da densidade do álcool etílico comercial.
Após a realização da primeira etapa do procedimento, despejamos a água destilada em um béquer para que pudéssemos dar prosseguimento ao experimento.
Colocamos uma pequena porção de álcool etílico em um béquer vazio e assim realizamos a primeira lavagem do picnômetro, para que os resíduos adjacentes no interior deste fossem removidos.
Despejamos o álcool etílico do interior do picnômetro no béquer com água destilada e repetimos o processo de lavagem por mais duas vezes.
Preenchemos o picnômetro com álcool etílico de modo que não houvesse a formação de bolhas de ar. Colocamos o termômetro, assim fazendo com que o álcool escorresse pelo capilar.
Tampamos o capilar, secamos o picnômetro com o auxílio do papel absorvente e anotamos a temperatura do álcool etílico de 29°C, fornecida pelo termômetro.
Aferimos a massa do picnômetro com álcool etílico comercial na balança analítica, assim obtendo o resultado de 125,91g e anotando-o na Tabela 3: Resultados referentes à determinação da densidade do álcool etílico comercial. Disponível no Roteiro de Laboratório.
Através da subtração da massa do picnômetro vazio previamente pesado na etapa 1 do experimento e a massa do picnômetro com álcool etílico comercial descobrimos a massa de álcool contido dentro do picnômetro para que possamos prosseguir com o experimento:
málcool= mpic.álcool – mpic.
málcool= 125,91g – 45,75g
málcool= 80,16g
Anotamos este resultado na Tabela 3.
Através da 1º Etapa do procedimento descobrimos que o volume do picnômetro calibrado é de aproximadamente, assim podemos então descobrir a densidade do álcool etílico:[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
5.Resultados e discussão:
Através de pesagens e aplicações de equações conseguimos chegar aos resultados do volume do picnômetro calibrado e da densidade do álcool etílico comercial.
Em conversa com colegas e professora percebemos que este experimento só foi possível pois a água destilada e o álcool etílico comercial estavam na mesma temperatura ambiente, pois a densidade é influenciada pela temperatura.
6.Questões:
- Pesquise sobre a densidade do álcool etílico absoluto e compare com o resultado obtido. Explique a diferença entre as densidades se houver;
...