Relatório - jogo SimSE - engenharia de software
Por: afp1103 • 15/5/2016 • Trabalho acadêmico • 627 Palavras (3 Páginas) • 594 Visualizações
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS
ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO
ENGENHARIA DE SOFTWARE II – 2016/1 - PROFª: DANIELA CASCINI
ALUNA: Amanda Fernandes Pereira
[pic 1]
[pic 2]
Modelo de Waterfall
1) O jogo, como o próprio nome diz, é baseado no modelo em cascata. Com isso, a sequência de atividades a serem feitas deve ser: levantamento de requisitos, modelagem do sistema, desenvolvimento, inspeção e testes. Durante o jogo, para garantir a qualidade do sistema, são necessárias validações e correção no documento de requisitos, na modelagem e no planejamento dos testes a serem realizados, sendo que, o código também é verificado e corrigido após a inspeção. O jogo valoriza a qualidade do sistema entregue, então, um sistema com muito erros ou que foi pouco testado (e consequentemente pode apresentar muitos erros) recebe nota baixa.
2) Os empregados agradecem o bônus e melhoram o humor e a energia para o trabalho, fazendo com tem façam menos interrupções e trabalhem melhor, produzindo menos erros.
3) Assim como o bônus, o aumento do salário faz com que o empregado trabalhe melhor e tenha mais energia para trabalhar, melhorando assim, a qualidade do serviço prestado pelo empregado e consequentemente, diminuindo a quantidade de erros no projeto.
4) É importante comprar ferramentas que simplifiquem o trabalho dos empregados. Os empregados produzem mais e melhor devido às facilidades obtidas com o uso das ferramentas.
5) Andre é um dos empregados mais experientes. Apesar de ter o salário elevado, ele é um importante recurso para o projeto, uma vez que ele possui habilidades/experiência em todas as etapas do processo. Ao demitir Andre, há um risco muito grande relacionado à entrega do projeto dentro do prazo e com a qualidade do produto final, uma vez que são necessários funcionários experientes para realizar testes e conferir os artefatos produzidos. Andre possui se considera um ‘expert’ em modelagem e, considerando que isso seja verdade no jogo, é importante que ele permaneça no projeto para que o projeto seja bem modelado, o que previne problemas no decorrer das etapas seguintes.
Game Play Questions
1) 3. É um bom jogo, mas o fato das informações sobre projeto e artefatos ficarem em páginas diferentes, assim como as informações sobre cada empregado, faz com que fique cansativo com o passar do tempo.
2) 3. A maior dificuldade do jogo é o acesso às informações citadas na questão anterior, o que faz com que não fique muito claro, nas primeiras partidas, quais foram seus erros, como por exemplo estouro de custo e de tempo. Na primeira vez que joguei, não percebi que era possível acompanhar essas informações no decorrer do projeto.
3) Considerando uma única partida e que o jogador já saiba jogar, o tempo de jogo é bastante razoável. Porém, se for considerar o tempo gasto para aprender a jogar e conseguir boa pontuação, é um tempo consideravelmente longo.
6) A parte que mais gostei foi alocar a equipe nas atividades conforme experiência, produtividade e interesse dos empregados, porque me ajudou a compreender algumas situações que presenciei nos estágios referentes às decisões do gerente de projeto, decisões essas que nem sempre eu concordava e simplesmente tinha que obedecer.
...