Relatório técnico sobre um experimento de circuitos elétricos
Por: Pedro Melo • 4/10/2015 • Trabalho acadêmico • 2.062 Palavras (9 Páginas) • 898 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO[pic 1]
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA
ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO
ANDRÉ LUÍZ LESSA AMARAL
FELIPE EMANOEL DA SILVA
LUÍS EDUARDO MEDEIROS BEZERRA
PEDRO FELLIPE DE OLIVEIRA ABREU MELO
RELATÓRIO TÉCNICO
CIRCUITOS ELÉTRICOS
São Luís – MA
2015
ANDRÉ LUÍZ LESSA AMARAL
FELIPE EMANOEL DA SILVA
LUÍS EDUARDO MEDEIROS BEZERRA
PEDRO FELLIPE DE OLIVEIRA ABREU MELO
RELATÓRIO
Relatório técnico apresentado para obtenção de nota na disciplina de Laboratório de Eletricidade e Magnetismo no Curso de Engenharia da Computação, na Universidade Estadual do Maranhão, ministrada pelo Prof. Ricardo Yvan.
São Luís – MA
2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 OBJETIVO GERAL
2.2 FUNDAMENTAÇÃO TEORICA
2.2.1 TENSÃO ELÉTRICA:
2.2.2 CORRENTE ELÉTRICA:
2.2.3 CIRCUITO ELÉTRICO
2.2.4 RESISTÊNCIA ELETRICA
2.2.5 RESISTORES EM PARALELO E EM SERIE
2.2.6 TABELA DE CORES DOS RESISTORES
2.2.7 VOLTÍMETRO
2.2.8 AMPERÍMETRO
2.2.9 PROTOBOARD
3 CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
1 INTRODUÇÃO
A eletricidade é essencial na vida de qualquer ser humano, partindo disso, é evidente que o homem necessita buscar meios para estudar esse fenômeno que pode ser natural, como raios e trovões durante uma tempestade ou artificial, com uso de geradores ou usinas de energia.
Para compreender melhor o estudo da eletricidade, podemos utilizar meios que facilitam isso, como resistores, protoboards e multímetros. Então existe uma boa possibilidade de estudar a energia elétrica de forma mais detalhada para quando formos criar equipamentos que necessitam de maior quantidade de energia, obtermos um resultado relevante.
Portanto, esta dissertação apresenta os resultados e os procedimentos experimentais de como criar circuitos elétricos e a forma que eles funcionam e depois teremos uma análise que relaciona e teoria com a realidade.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 OBJETIVO GERAL
Este relatório técnico apresenta os resultados de um experimento que visa montar um circuito elétrico utilizando resistores, sendo que estes estão dispostos de forma paralela e em série. O objetivo desse experimento é compreender com a prática, conceitos aprendidos de forma teórica, como corrente elétrica, circuito, resistores, etc. Como resultado é possível demonstrar que esses conceitos se aplicam na vida real.
2.2 FUNDAMENTAÇÃO TEORICA
2.2.1 TENSÃO ELÉTRICA:
A tensão elétrica, conhecida por muitos como voltagem, ou até mesmo força eletromotriz, é uma diferença de potencial elétrico (DDP) entre dois pontos, em outras palavras, a tensão é a força necessária para a movimentação dos elétrons, e, assim, criar uma corrente elétrica. A tensão elétrica pode ser alternada ou contínua, uma corrente alternada, por exemplo, é uma tomada a frequência normal de 60Hz, o que significa que a polaridade da tensão vai alternar 60 vezes por segundo. E uma tensão contínua, por exemplo, é uma simples pilha, já que sua polaridade vai ser sempre a mesma com o passar do tempo.
A tensão elétrica pode ser calculada pela lei de Ohm, onde a tensão é igual a corrente vezes a resistência, . Mas esse não é o único método de calcular a tensão, se você souber a potência elétrica, também é possível, pela formula .[pic 2][pic 3]
No geral, as maiorias das pessoas se preocupam mais com a tensão, tendo uma falsa ideia de que quanto maior a tensão, mais perigo, porém, no nosso corpo, quem faz o estrago é a corrente que circula. Um exemplo para isso, são as armas a laser, que não são letais, apesar de possuírem uma tensão de 50000V, mas possuem uma corrente tão baixa, que apenas imobilizam a pessoa atingida por alguns instantes. O mesmo pode ser considerado para as cercas elétricas, que podem possuir tensão de 10000V, mas também não são letais.
2.2.2 CORRENTE ELÉTRICA:
A eletricidade pode ser usada para movimentar a corrente, porque ela se pode se movimentar em fios de metal. Assim, quando um fio de metal está conduzindo eletricidade, está havendo movimento de elétrons, e esse movimento de elétrons (todas no mesmo sentido), é o quer podemos denominar Corrente Elétrica. Ou seja, a corrente elétrica, é o fluxo da eletricidade nos fios e nos aparelhos que estão funcionando. Esta corrente elétrica é medida em uma unidade denominada ampère (ou simplesmente A).
A corrente, precisa de uma força externa para se estabelecer em um fio, e essa força, é exatamente a força eletromotriz, ou a tensão elétrica, como falamos antes. Assim, podemos dizer que a corrente é a o efeito, e a tensão é a causa, e que sem uma não pode haver a outra. Por exemplo, temos as tomadas de nossas casas, nelas existem uma tensão de 110V ou 220V, mas sem corrente alguma. A corrente só passará a existir no momento em que ligarmos alguma coisa a essa tomada, como uma lâmpada ou um aparelho domestico.
2.2.3 CIRCUITO ELÉTRICO
Circuito é um conjunto de elementos elétricos como geradores, resistores, capacitores dentro de um caminho(circuito literalmente falando), onde temos o começo e o fim , sendo que o fim pode ser o começo e vice-versa. Dentro de um circuito elétrico nos encontramos a corrente elétrica que é gerada pelo gerador e logo após vem os resistores que controle fluxo de corrente.
2.2.4 RESISTÊNCIA ELETRICA
A resistencia eletrica é a capacidade de diminuir o fluxo de corrente eletrica no circuito , usa-se a primeira lei de ohm para calculamos a resistencia, seguindo as sistema internacional de unidade(SI).
...