Relatório visita técnica
Por: Jefferson Zanelato • 4/8/2015 • Relatório de pesquisa • 557 Palavras (3 Páginas) • 717 Visualizações
JEFFERSON ZANELATO
RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA
Tubarão/SC
2015
JEFFERSON ZANELATO
RELATÓRIO DA VISITA TÉCNICA REALIZADA NA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO ÁGUA DE TUBARÃO
Relatório da visita técnica realizada na Estação de Tratamento de Água de Tubarão, da Universidade do Sul de Santa Catarina, da matéria de Saneamento.
Tubarão/SC
2015
1. INTRODUÇÃO
O presente relatório é referente à visita técnica realizada na Estação de Tratamento de Água de Tubarão. A visita foi realizada no dia 28 de maio de 2015, foram abordados todos os estágios do tratamento da água que os habitantes da cidade de Tubarão utilizam. A Estação é localizada na Rua Dorvino Coradini, Bairro Fabio Silva, Tubarão, Santa Catarina. As atividades realizadas foram uma palestra e um tour pelo tratamento de água, realizado em grupos.
2. DADOS SOBRE A ETA
A ETA de Tubarão é uma estação de tratamento convencional, tendo apenas o essencial para o tratamento de água. As etapas do tratamento são a Captação, Floculação, Decantanção, Desinfecção e Distribuição. A unidade tem 13 filtros rápidos de dupla camada descendente. A água é captada do manancial superficial proveniente do Rio Tubarão.
A água bruta chega até a estação por bombeamento afogado, ao qual envia água do rio até a estação através de condutos. Na água bruta que chega, temos uma grande quantidade de Manganês, que deve ser retirado dela.
A vazão da estação é de 400 l/s, para atender uma população de 125 mil habitantes, provenientes das cidades de Tubarão e Capivari de Baixo.
A mistura rápida é química, utilizando soda caustica, posteriormente passando pela calha parschal, indo para a agregação dos produtos, fazendo então a homogeneização e a quebra de partículas. O PH da água é alterado para que a floculação seja feita corretamente.
As análises devem ser feitas nos períodos de até seis meses, mas a ETA, em alguns parâmetros a realiza mensalmente.
Após a filtragem, é realizada a desinfecção, passando por três processos distintos: a cloração, alcalinização e a fluoretação.
Os valores de saída para rede são o PH em 6,5 a 9, a cor em 15UC, a turbidez em 5MTU, o cloro residual de 0,2 até 5mg/l, os fluoretos em 1,5mg/l e os coliformes totais em 1,5mg/l.
Foto 1: Palestra.
3. ETAPAS DO TRATAMENTO
Primeiramente a água é capitada por três bombas afogadas
...