Relações Sndicais
Artigo: Relações Sndicais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: claiton03 • 30/4/2013 • 3.082 Palavras (13 Páginas) • 305 Visualizações
Atividade Preponderante do Órgão
1. preponderante, a que sobressai sobre as outras atividades, é a mesma coisa que atividade principal. Se existem atividades, e uma delas é principal, a outra, ou as outras são secundárias, sendo que aquela prepondera sobre as demais;
2. unidade do produto é aquela atividade que mais contribui para a composição do produto, seja em quantidade, qualidade, preço, valor agregado, maior volume de produção, comparando-se com outras atividades que podemos chamar de secundárias e terciárias;
3. operação é a atividade que contribui com a(s) maiores operações ou com a maior quantidade delas, para sua fabricação ou constituição ou agregação, vale dizer, formatação do produto final;
4. objetivo final é uma forma geral de se referir a uma atividade que prepondera e se sobrepõe às outras, geralmente aplicável a serviços;
5. demais atividades convirjam diz respeito à reunião de atividades secundárias, terciárias, que convergem para formar uma só, preponderante ou principal, que sobressai, sobre todas as outras;
6. em regime de conexão funcional é a atividade preponderante final que coordena as outras em função, daí funcional, de se ter uma atividade conexa com outras, mas esta é não só maior, como mais importante, controladora, convergidora das demais.
• Na agência do Banco do Brasil referente a este desafio possui 59 funcionários, fora os terceirizados que são aproximadamente 20 funcionários.
ETAPA 2
Aula-Tema: Funções da Negociações Coletiva
Filme ¨ ELES NÃO USAM BLACK TIE ¨ DE 1981
O filme apresenta diversos aspectos da sociedade brasileira como a luta de classes, a repressão dos tempos de ditadura, a diferença social e os conflitos familiares. Baseado no livro de Gianfrancesco Guarnieri.
Otávio, o pai, é um personagem que representa espírito de luta do brasileiro. Líder do movimento grevista, ele tem a voz de comando entre os companheiros de trabalho e dentro do ambiente familiar, no entanto, enfrenta oposições. Na fábrica, outros operários se sentem injustiçados por serem demitidos e querem iniciar a greve antes do combinado. Já em casa, Tião seu filho não vê esse movimento da mesma forma, sempre discordando com o pai.
O rapaz passou a infância com os padrinhos na cidade enquanto seu pai estava preso, por isso não concorda plenamente com o espírito de luta de seu pai e não se encaixa perfeitamente no estilo de vida do morro onde vivem. Romana por sua vez é o apoio dos homens da casa. Tanto seu marido Otávio, quando ao seu filho Tião vêem nela alguém com quem podem contar nos momentos difíceis que vivem durante a trama.
O drama que envolve o filme, sindicato e indústria, traça o perfil vivo e emocionante do Brasil no processo de transição do regime ditatorial para o sistema capitalista. Marcado pela incerteza, confusão e fanatismo, qualidades que sempre estão presente, as marcas dessa transformação podem ser percebidas nos processos de trabalho, hábitos e consumo, poderes e práticas do estado.
Para que o sistema permanecesse viável, era necessário fixar preços, e exercer suficiente controle sobre o emprego, este último posicionamento é muito evidente no filme, o espaço da fabrica era controlado todo momento por vigias e policiais, no intuito de manter a ordem casa esta fosse ameaçada. Instituições como igreja, a escola e o estado buscavam reproduzir o modo de produção capitalista, despertando sentimentos sociais, coma a ética no trabalho. O complexo ABC Paulista na cidade de SP, onde o filme foi filmado, foi palco desse união de trabalhadores, que através de sindicatos se organizaram e tomaram consciência na busca de melhores condições de trabalho e direito trabalhista. O estado assumiu vários posicionamentos passando a financiar políticas fiscais de transportes, equipamentos públicos, assistência médica, educação e habitação. Entretanto os gastos começaram a gerar um déficit na economia pública.Oscilações e incertezas começaram a tomar forma, causando desigualdade e aflorando os individualistas.
O personagem Tião é um protagonista do filme, que vive a incerteza de estar engajado no movimento operário, após engravidar a namorada Maria e decidir se casar com ela, Tião desiste da greve para não sofrer represálias ou perder o seu emprego. Essa atitude do rapaz gera conflito com seu pai, sua mãe e até mesmo com Maria.
Tião é também uma forma de despertar individualismo, poder de competição que põe por terra o poder organizado da classe trabalhadora. Por conta de Tião, o movimento operário perde o controle, os militares interferem, a repressão para manter a ordem acaba com a morte de um dos lideres do movimento Sindical, com isso faz ressurgir ainda mais forte a esperança e a vontade de continuar lutando por democracia, por melhores condições de vida e trabalho.
Na década de 80 estávamos sob uma ditadura militar. A década de 80 foi a década da luta e da organização operária e popular no Brasil. Tivemos a construção da central Única dos Trabalhadores (CUT), do Partido dos Trabalhadores (PT). O pais passa por um processo de recessão, ao mesmo tempo que o movimento sindicalista enfrenta patrões e governo. Baseado na CLT o governo cassa e prende dirigentes sindicais.
Hoje estamos numa democracia, temos a liberdade sindical mesmo sendo muito precária. A década da acomodação política do movimento operário e popular. Essa acomodação política não significa desaparecimento das lutas, continuamos a luta por salários, planos de previdência, condições de trabalho, aposentadoria etc. Precisamos melhorar a educação, o transporte, a qualidade de vida de todos.
ETAPA 3
Aula-Tema: Modelo Sindical Brasileiro
Sindicato do Órgão Banco do Brasil: SINAL (Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil, CONTRAF as FEDERAÇÕES são os representantes de SINDICATO do órgão, totalizando 3 organização.
Número de sindicatos de acordo com os dados
...