Relações sindicais e negociações trabalhistas
Tese: Relações sindicais e negociações trabalhistas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dannyewillian • 15/4/2014 • Tese • 305 Palavras (2 Páginas) • 222 Visualizações
Faculdade anhanguera
Paula Daniela Pereira de Oliveira
RA: 5670155032
Tecnologia em gestão de Recursos Humanos
Relações Sindicais e Negociações Trabalhistas
Tutor Renan Fernandes Pedroso
3º semestre
Passo 2
Sim existe um vinculo empregatício, pois o empregador oferece um salário mínimo mensal, alimentos e moradia ao empregado. Sabemos que por lei o empregado que trabalha mais de dois dias por semana, tem como característica um vinculo empregatício. Tendo também direito á férias décimo terceiro salário FGTS, no caso deste trabalhador obviamente ele terá direito a todas as verbas rescisórias.
As características essenciais para configuração do vínculo empregatício são:
Continuidade ou não eventualidade, o que significa dizer que aquele que presta serviços eventualmente não é empregado. O serviço prestado deve ser habitual. Também é imprescindível que se trabalhe na atividade-fim da empresa.
Onerosidade/Remuneração: O trabalho não é gratuito, mas oneroso. O trabalhador tem de receber remuneração, seja de que forma for. Se não há remuneração, inexiste vínculo de emprego.
Alteridade: Neste caso, o trabalhador exerce sua atividade para outro e não para si próprio. Vale ressaltar que o empregado não assume os riscos do negócio. Aquele que trabalha para si próprio não está em uma relação de emprego, mas apenas realiza um trabalho.
Subordinação ou hierarquia: O trabalhador está sujeito às ordens de comando do empregador.
Passo 4
a) Analisando o caso Metal Metal afirma se que a terceirização do setor de segurança é correto, pois o setor de segurança não é o único setor a exercer atividades dentro da empresa, e assim sabemos que por lei está correto a contratação de terceiros dentro de uma organização.
b) No caso da metalúrgica, não considero correta, pois o setor de metalúrgica é o setor principal da empresa, como já dito na questão A, só é feito terceirização quando se tem mais de um setor em um empreendimento.assim neste caso a terceirização é fora da lei, pelo fato de ser um setor único, exercendo atividades principais
.
...