Resenha Camada Física
Exames: Resenha Camada Física. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MirlaSantana • 16/2/2015 • 1.284 Palavras (6 Páginas) • 369 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – CAMPUS PICOS
DISCIPLINA – REDES DE COMPUTADORES I
PROFESSOR – IVENILTON ALEXANDRE
ALUNA – MIRLA MARIA DE SOUSA SANTANA
Camada Física
Inicialmente pode-se dizer que a camada física define as características técnicas dos dispositivos elétricos ou físicos do sistema. Ela contém os equipamentos de cabeamento ou outros canais de comunicação que se comunicam diretamente com o controlar da interface de rede. Dessa forma ela se preocupa em permitir uma comunicação simples e confiável, na maioria dos casos com controle de erros. Define as características elétricas e mecânicas do meio, taxa de transferência dos bits, tensões e etc. Também controla a quantidade e velocidade de transmissão de informações na rede.
Como as informações, na maioria das vezes, são transmitidas por fios, a voltagem ou corrente variam, nos dando a possibilidade de criar um modelo para o comportamento do sinal dessa corrente e analisá-lo através de uma função de tempo. Em meados do século XIX um matemático (Jean Fourier) provou que qualquer sinal periódico pode ser representado como uma soma de senos e cossenos de diversas frequências, conhecida como a “série de Fourier”.
As características do meio físico provocam perdas diferentes em cada um de seus componentes causando uma mudança de forma do sinal original que tinha sido enviado, chamado de distorção. Quanto maior a frequência no meio físico, maior a perda, dessa forma o meio atua como um filtro de passagem. As faixas de frequências que são transmitidas sem serem fortemente prejudicadas, mantendo-se praticamente preservadas são chamadas de largura de banda, más já faz parte das características do meio de transmissão.
Como seu objetivo é transmitir um fluxo de bits de uma máquina à outra, essa camada utiliza vários meios físicos para realizar a transmissão. Os meios físicos são agrupados em meios guiados como fios de cobre e fibras ópticas, e meios não-guiados como onda de rádio e raios laser transmitidos pelo ar.
Umas das formas mais comuns de transportar dados de um computador para outro é gravar esses dados em uma fita magnética e transportar fisicamente a fita ou os discos para o computador de destino para que eles sejam lidos. Outra forma se dá pelo cabo coaxial em que consiste em um fio de cobre esticado na parte central todo envolvido por um material isolante sendo este protegido por um condutor cilíndrico e este condutor coberto por uma camada plástica protetora. Vantagens dos cabos coaxial são: blindagem razoável permitindo que ele seja longo, uso de redes multi-canal, melhor resistência contra ruídos e perda de força de sinal e seu limite de distância pode chegar até 185 metros. Desvantagens: não são muito flexíveis, caso o cabo quebre ou apresente mau contato, o segmento inteiro da rede deixa de funcionar.
Outra forma de transmissão de informações dá-se pelo uso de fibra óptica que realiza a transmissão através de sinais luminosos, em vez de sinais elétricos. Principais vantagens: não ocorre interferência eletromagnética, assim é totalmente imune a ruídos, comunicação é bem mais rápida sem a necessidade de retransmissão, como o sinal sofre menos efeito de atenuação, possibilita cabos mais longos para serem utilizados chegando a 2 km sem utilizar repetidores, a fibra é fina e flexível. Como a luz pode somente transmitir a luz em uma direção por vez, o cabo de fibra óptica possui duas fibras, uma para transmissão de dados e outra para recepção permitindo assim transmissão full-duplex. O conector mais usado por redes fibra óptica é chamado de ST (Straight Tip, ponta reta).
A dificuldade de colocar cabos em locais onde, geograficamente, não valorizavam a instalação dos mesmos, surgiu a necessidade de utilização de ondas de rádio. Não foi criada a forma de transmissão sem fio para substituir totalmente os cabos, mas para apenas ajudar onde eles não têm a capacidade de chegar. Os sistemas mais conhecidos de transmissão de dados sem fio são: laser, rádio e infravermelho.
Na transmissão a rádio é utilizada uma frequência de transmissão fixa onde qualquer antena na região pode captar as informações da rede. É um tipo de transmissão em que, teoricamente, qualquer pessoa pode capturar as informações da rede.
O infravermelho pode ser direto ou difuso, sendo o primeiro com transmissor e receptor com ângulos de abertura pequeno, e com isso, há a necessidade de estar alinhados para que a transmissão possa ser efetuada, e o segundo onde os sinais infravermelhos podem ser enviados em todas as direções. É um tipo de transmissão que não ultrapassa objetos sólidos. O laser possui várias semelhanças com o infravermelho, mas sua principal diferença é que seus dispositivos de transmissão e recepção precisam estar perfeitamente alinhados, além de seu alcance ser bem maior.
Um dos motivos para perda de transmissão é atenuação, exposto anteriormente, onde há modificação na energia do sinal,
...