Resenha: Segurança Como Estratégia De Gestão Da Informação
Monografias: Resenha: Segurança Como Estratégia De Gestão Da Informação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Fabiana.N • 28/10/2013 • 399 Palavras (2 Páginas) • 547 Visualizações
LAUREANO, Marcos Aurelio Pchek; MORAES, Paulo Eduardo Sobreira. Segurança como estratégia de gestão da informação. Revista Economia & Tecnologia, 2005, p. 38-44, Vol. 8
Este artigo apresenta, de forma bastante concisa, questões relacionadas à utilização da segurança da informação como tipo de estratégia aplicada por organizações para tomada de decisões que sejam favoráveis aos seus objetivos primários, não só de longo prazo, mas também de curto prazo. A obra divide-se em cinco capítulos, abordando o conceito e utilização de estratégia utilizando variadas revisões bibliográficas, a importância do uso de informações íntegras no processo de tomada de decisões e quais critérios devem ser obedecidos para a garantia da segurança da informação.
Diversos autores tratam o conceito de estratégia utilizando tanto fatores históricos quanto fatores internos às mais variadas instituições. Dentre as definições apresentadas, resume-se que estratégia é o ato de organizar idéias e ações baseadas em recursos disponíveis e objetivos a serem alcançados.
O uso da informação é extremamente importante quando inserido nos processos estratégicos para tomadas de decisões de empresas. Estas decisões só podem ser concebidas com resultados positivos caso sejam baseadas em dados (internos e/ou externos) detalhadamente analisados e ponderados. A partir destes, é possível identificar oportunidades e caminhos que podem tornar a empresa mais competitiva e aumentar seus lucros, por exemplo. As informações são classificadas em níveis de acordo com sua relevância para a organização.
Tendo em vista a toda importância da informação, deve-se implementar medidas para garantir a sua segurança. Para isso, é imprescindível que todos os dados possuam confidencialidade, disponibilidade e integridade. Acima de tudo, o sistema que administra esses dados deve oferecer condições para que estas informações sejam verídicas, estejam em conformidade legal e que não sejam alteradas por pessoas sem permissão.
O autor então conclui que, mais importante que tomar medidas que garantam a eficácia dos sistemas, quando se diz respeito à segurança de informações, é salientar a conscientização do grupo de pessoas que é
responsável pela fidelidade dos dados tratados, para que estes sejam confiáveis e garantam uma tomada de decisão favorável à empresa e não cause nenhum dano financeiro ou de recursos.
Realizando a análise desta obra, conclui-se que todos os processos que envolvem a segurança da informação são de vital importância para o desenvolvimento de organizações, uma vez que estas necessitam estar em constante processo de aprimoramento. Para que decisões estrategicamente favoráveis sejam tomadas é necessário que as informações sejam confiáveis e estejam disponíveis no momento necessário.
...