Resenha de Quanto Vale a Terra
Por: ErnandesDutra • 7/5/2015 • Resenha • 1.169 Palavras (5 Páginas) • 545 Visualizações
Resenha de "QUANTO VALE A TERRA?"
Neste documentário os vídeos busca avaliar as matérias-primas fundamentais do nosso planeta, são elas: ouro, madeira, rocha, peixes, bovinos, ferro/aço, petróleo, diamantes, elementos terras raras e água doce.
Nós podemos ver e analisar a quantidade e o valor dos elementos mais preciosos existentes nela. Os primeiros a serem citados por serem associados à noção de riqueza foram o ouro, a prata e o platino.
O ouro está em primeiro lugar dentre todos os metais preciosos. Ele é o único a ser considerada uma forma de dinheiro, ao contrário dos outros que tem somente um valor utilitário, e cada vez mais conforme o passar do tempo, o homem agrega mais valor a ele, então, mesmo que uma moeda, qualquer que seja ela, perca seu valor, o mesmo não acontecerá com o ouro. Podemos encontra-lo em vários objetos exercendo em cada um, uma função diferente. Além de serem feitos joias, o ouro também é utilizado para fazer moldes de dentes e é um bom condutor em circuitos eletrônicos, entre outras coisas.
Outro elemento importante, porém menos raro que os metais preciosos, são as:
A Madeiras, que teve fundamental importância para a evolução da humanidade. Com ela podemos fazer inúmeras coisas como por exemplo o papel, até casas e sua mobília. Visando isso, podemos perceber que a madeira também tem um grande valor econômico, uma vez que possamos fabricar coisas necessárias para a sobrevivência. Atualmente, no território mundial, há muitas toneladas de madeira, porém já existiu muito mais do que temos atualmente, mas como a houve a necessidade de desmatamento para que algumas civilizações pudessem habitar certa área, a quantidade de árvores foi diminuindo. Além do valor econômico que a arvore tem a importância que ela exerce como árvore para o planeta é imensa.
A rocha também é outro elemento fácil de ser encontrado e foi importante para a evolução humana uma vez que o homem passou de cabanas de barro para uma civilização baseada em pedras. Esta pode ser utilizada em monumentos, arquitetura antiga contemporânea e em morros esculpidos pela própria natureza. Existem no mundo alguns tipos de rochas, uma delas é o granito, que é utilizado em construções civis por ser a rocha mais dura e com uma certa elegância e o calcário, que é uma rocha menos dura que o granito utilizadas em rodovias, e também, algumas substâncias contidas nela é utilizada em alimentos como fonte de cálcio entre outras funções.
Algo diferente e necessário mais do que qualquer outra coisa é o alimento, precisamos dele diariamente para sobrevivermos. Em uma época na história, o homem aprendeu a cultivar esses alimentos e não só a caçar e pescar, fazendo com que este fosse um momento importante da evolução da espécie. Antes a caça era fundamentar para se obter a carne, que era o principal alimento, agora ao invés disso, o boi é domesticado para fins alimentícios. Uma importante atividade que o homem já vem fazendo há algum bom tempo é a plantação, e também o consumo de frutos do mar. Os valores desses alimentos, principalmente os peixes, se dão conforme a demanda e a oferta do produto. Alguns tipos de grãos/produtos alimentícios não são utilizados somente para a finalidade de alimentação, o milho, por exemplo, pode ser utilizado como forma de combustível para automóveis ou o seu óleo na fabricação de tintas.
Além dos metais preciosos, existem também os metais de bases, que além de serem mais facilmente encontrados, eles são utilizados na fabricação de moedas, armas, ferramentas e pontes, por exemplo. O primeiro dentre a lista dos metais de base está o zinco, que é utilizado principalmente para revestir outros metais. O cobre, que é utilizado para fabricação de moedas e para a utilização em equipamentos eletrônicos. O ferro, que faz parte da crosta e do núcleo terrestre, um importante metal utilizado principalmente na era industrial, é a principal estrutura da Torre Eiffel e da Estátua da Liberdade, é também muito importante na fabricação do aço, que é praticamente a mistura entre ferro e carbono. O aço é um dos mais fortes entre os outros metais, ele permitiu a evolução da sociedade a partir da revolução industrial.
Para que muita coisa funcione hoje em dia, é necessária uma forma de energia que de andamento a várias coisas. Então, os combustíveis fósseis são os responsáveis por isso. Este combustível deriva de restos de plantas e animais mortos enterrados na crosta terrestre durante muitos anos e sofreram uma enorme pressão e altas temperaturas. Exemplos de combustíveis fósseis é o gás natural, o carvão natural e o petróleo que é a principal fonte de energia atualmente. Seu verdadeiro valor só foi reconhecido quando foi inventado o motor de combustão e hoje é muito importante para o andamento da sociedade.
...