Resenha do artigo Production of extracellular α-galactosidase by Bacillus sp. LX-1 in solid state fermentation for application as a potential feed additive
Por: APSA1 • 24/4/2019 • Trabalho acadêmico • 581 Palavras (3 Páginas) • 359 Visualizações
Ana Paula Silva Artur - 124500057
Resenha do artigo Production of extracellular α-galactosidase by Bacillus sp. LX-1 in solid state fermentation for application as a potential feed additive
O artigo descreve que na alimentação fornecida em criações de aves um dos itens utilizados é a soja. Porém este alimento possui em sua composição α-oligossacarídeos que não são digeridos pelas aves e por serem bastante higroscópicos fazem com que as fezes destes animais se tornem ambientes propícios para a multiplicação microbiológica. Sendo o principal objetivo do texto o de verificar a viabilidade de produção de α-galactosidase a partir de microrganismos e a adição desta a ração, ajudando na dieta dos animais e evitando que este carboidrato fique disponível para proliferação de microrganismos indesejados.
A metodologia utilizada baseou-se na inoculação da bactéria Bacillus sp. LX-1 em um meio de cultura que possuía as fontes de nutrientes necessários a sua sobrevivência além dos precursores da α-galactosidase, para que a substância pudesse ser produzida. Após o tempo de produção foi isolada a enzima e posteriormente verificada sua atividade.
Como resultado foi obtido que o melhor substrato para meio de cultura é a ração com farelo de soja, que foi o utilizado nos estudos posteriores, o tempo e pH ótimos para atividade da enzima foram de 72 horas e 8, respectivamente. A maior produção de enzima se deu com umidade 75% e a presença de galactose, lactose assim como a adição de triptona e peptona aumentam a produção da enzima, enquanto a glucose diminui a mesma.
A conclusão do artigo apresenta que a produção da enzima a partir de bactérias é um processo viável, porém mais estudos são necessários para verificar a transição da escala laboratorial para a industrial.
Este artigo apresenta um ponto muito importante no que tange as pesquisas com microrganismos que é a descoberta e viabilização de novos meios de produção para as enzimas, que, hoje, são substratos muito pouco atrativos para as indústrias devido ao seu alto valor de mercado. Neste caso especificamente a utilização de uma bactéria que produz a enzima da forma extracelular apresenta-se como um processo mais viável economicamente. Isto porque se elimina uma etapa da purificação do produto final, já que este está contido no meio de cultura, eliminando a etapa de extração do produto da célula, além de bactérias terem uma maior velocidade de produção e crescimento quando comparados com fungos filamentosos que são o método convencional para obtenção da enzima citada no artigo. Como consideração final pode-se ainda destacar que o artigo ainda aborda o problema de modificação de escalas, que nos remete ao fato de que nem sempre um processo feito em laboratório pode ser extrapolado para a escala industrial, sendo que a produção se mostrou viável para a escala estudada mas novas pesquisas devem ser elaboradas para verificar se o processo pode ser modificado para ser implantado na indústria, já que nesta os reagentes, meios de cultura e cepas de microrganismos podem se mostrar com composição mais discrepante, o que representa uma variável de grande importância dentro do processo.
...