Resistores e Código de Cores
Pesquisas Acadêmicas: Resistores e Código de Cores. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Favoni • 19/2/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 1.137 Palavras (5 Páginas) • 624 Visualizações
Metal Òxido Varistor ou M.O.V Varistores-------Pag 03
-Termistores.
Indice:
Introdução --------------------------------------------------------Pag 01
-Resistor.
-Resistividade.
Resistor-----------------------------------------------------Pag 02
-Variavel.
-Reostato.
-Potenciometro.
-PTC.
-NTC.
LDR(Light Dependent Resistor)-----------------------Pag 04
-Código de cores.
Especificação tecnica de resistores--------------Pag 05
-Caracteristicas Fundamentais.
-Associação de resistores.
Parte Pratica----------------------------------------------Pag 06
-Tabela de resistores.
-Tabela de desvio de percentual.
Conclusão/Comentarios------------------------------Pag 07
Introdução
Resistores e Código de Cores.
Resistor
O resistor e um dispositivo elétrico muito utilizado em eletrônica, ora com finalidade de transformar energia elétrica em energia térmica por meio do efeito joule, ora com finalidade de limitar a corrente elétrica em um circuito.
Resistores são componentes que tem a finalidade oferecer um impedimento a passagem de corrente elétrica, através de seu material. A esse material damos o nome de resistênciaelétrica que possui como unidade o OHM.
Essa resistência causa uma queda de tensão em alguma parte do circuito elétrico, porem jamais causam quedas de corrente elétrica, apesar de limitar a corrente, isso significa que a corrente elétrica que entra em um terminal do resistor será exatamente a mesma que sai pelo outro terminal, porem há uma queda de tensão.
Os resistores podem ser fixos ou variáveis, neste caso são chamados de potenciômetros ou reóstatos, o valor de um resistor de carbono pode ser facilmente identificado de acordo com as cores que apresenta na capsula que envolve o material resistivo ou então usando um ohmimetro.
Resistividade
Os resistores são utilizados como parte de um circuito eléctrico e incorporados dentro de dispositivos microeletrônicos ou semicondutores. A medição crítica de um resistor é a resistência, que serve como relação de Tensão para corrente é medida em ohms, uma unidade SI. Um componente tem uma resistência de 1 ohm se uma tensão de 1 volt no componente fazer com que percorra, pelo mesmo, uma corrente com a intensidade de 1 ampère, o que é equivalente à circulação de 1 coulomb de carga elétrica, aproximadamente 6.241506 x 1018 elétrons por segundo.
Pag 01
Qualquer objeto físico, de qualquer material é um tipo de resistor. A maioria dos metais são materiais condutores, e opõe baixa resistência ao fluxo de corrente elétrica. O corpo humano, um pedaço de plástico, ou mesmo o vácuo têm uma resistência que pode ser mensurada. Materiais que possuem resistência muito alta são chamados isolantes ou dielétricos.
A relação entre tensão, corrente e resistência, através de um objeto é dada por uma simples equação, Lei de Ohm:
R = V/I
ou
R= U/I
Onde V (ou U ) é a diferença de potencial em volts, I é a corrente que circula através de um objeto em ampères, e R é a resistência em ohms. Se V e I tiverem uma relação linear—isto é, R é constante—ao longo de uma gama de valores, o material do objeto é chamado de ôhmico. Um resistor ideal tem uma resistência fixa ao longo de todas as frequências e amplitudes de tensão e corrente.
Resistor Variável
O resistor variável é um resistor cujos valores podem ser ajustados por um movimento mecânico, por exemplo, rodando manualmente.
Os resistores variáveis podem ser de volta simples ou de múltiplas voltas com um elemento helicoidal. Alguns têm um display mecânico para contar as voltas.
Reostato
é um resistor variável com dois terminais, sendo um fixo e o outro deslizante. Geralmente são utilizados com altas correntes.
Potenciômetro
É um tipo de resistor variável comum, sendo comumente utilizado para controlar o volume em amplificadores de áudio.
Pag 02
Metal Óxido Varistor ou M.O.V. / Varistores
É um tipo especial de resistor que tem dois valores de resistência muito diferentes, um valor muito alto em baixas voltagens (abaixo de uma voltagem específica), e outro valor baixo de resistência se submetido a altas voltagens (acima da voltagem específica do varistor). Ele é usado geralmente para proteção contra curtos-circuitos em extensões ou para-raios usados nos postes de ruas, ou como "trava" em circuitos eletromotores.
Termistores
Dão resistências que variam o seu valor de acordo com a temperatura a que estão submetidas. A relação geralmente é direta, porque os metais usados têm um coeficiente de temperatura positivo, ou seja se a temperatura sobe, a resistência também
...