Resistores: Codigo De Cores
Artigos Científicos: Resistores: Codigo De Cores. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vevesil • 16/9/2014 • 1.091 Palavras (5 Páginas) • 487 Visualizações
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Campus Poços de Caldas
“Resistores: Código de Cores”
Engenharia Civil - Física 2
Professor: João Sérgio Fossa
Ana Paula da Costa
Camila Nery Rodrigues
Fábio Aparecido Rodrigues
Josiane Tamara de Souza
Kelly Cristine Teixeira
─────────────────────────────────────────────────────
16 de Agosto de 2014
Objetivo
Este experimento tem como o objetivo a análise da faixa de tolerância e resistência elétrica de resistires ôhmicos por meio do código de cores.
Introdução
Obtêm-se correntes diferentes umas das outras, ao ligar diferentes fios condutores a uma mesma fonte de energia. Explica-se este fato pela própria dificuldade que o fio possui para a passagem da corrente elétrica. Essa dificuldade pode ser medida através de uma grandeza, a resistência do condutor. Assim, a resistência elétrica pode ser definida como uma grandeza relacionada à dificuldade que as cargas elétricas encontram ao atravessar um condutor.
O físico alemão Georg Simon Ohm desenvolveu duas formas de determinar a resistência elétrica dos condutores:
A primeira lei de Ohm: estabelece que a razão entre a diferença de potencial e a corrente elétrica em um condutor é igual à resistência elétrica desse condutor, gerando a seguinte fórmula:
R= V/i
Na qual:
R: Resistência elétrica, medida em ohm (Ω);
V: Diferença de potencial elétrico (tensão ou ddp), medida em volt (V);
i: Intensidade da corrente elétrica, medida em ampère (A);
A segunda lei de Ohm: esta lei indicará os fatores que influenciam a resistência elétrica. De acordo com esta lei, a resistência depende da geometria do condutor (comprimento e espessura) e do material que o mesmo é feito. Conforme figura 1 abaixo:
Figura 1: Condutor
Desta forma, a resistência é diretamente proporcional ao comprimento do condutor e inversamente proporcional a área de secção (a espessura do condutor), gerando a seguinte fórmula:
R=ρ L/A
Na qual:
L: Comprimento do condutor;
A: área da secção da reta;
ρ: resistividade do condutor (valor que depende do material e da temperatura que é produzido o condutor).
A unidade de medida utilizada de resistência elétrica é o Ohm (Ω ou R), seus múltiplos utilizados são: MΩ (mega Ohms) e kΩ (quilo Ohms).
Os resistores possuem duas funções básicas: a primeira converter energia elétrica em energia térmica, ou seja, são usados como dissipadores de eletricidade ou aquecedores, a segunda é limitar a passagem de corrente elétrica em um circuito, dessa forma o resistor oferece resistência à passagem de elétrons.
O resistor ideal é aquele cuja sua resistência elétrica permanece constante independentemente da corrente elétrica ou da tensão que circular pelo dispositivo.
São exemplos de resistores: filamento de uma lâmpada incandescente, aquecedor de um chuveiro elétrico, filamentos que são aquecidos em uma estufa etc.
Os valores ôhmicos dos resistores podem ser reconhecidos pelas faixas coloridas existentes nas superfícies nos mesmos. A cada cor e sua posição no corpo do resistor representa um número, de acordo com a tabela 1 abaixo:
Cor 1ª Faixa 2ª Faixa 3ª Faixa Multiplicador Tolerância
Preto - 0 0 100 -
Marrom 1 1 1 101 ± 1 %
Vermelho 2 2 2 102 ± 2 %
Laranja 3 3 3 103 -
Amarelo 4 4 4 104 -
Verde 5 5 5 105 ± 0,5 %
Azul 6 6 6 106 ± 0,25 %
Violeta 7 7 7 107 ± 0,1 %
Cinza 8 8 8 108 ± 0,05 %
Branco 9 9 9 109 -
Dourado - - - 10-1 ± 5 %
Prateado - - - 10-2 ± 10 %
Incolor - - - - ± 20 %
Tabela 1: Código de cores
A figura 2 abaixo demonstra como são distribuídas as faixas de cores:
Figura 2: Resistor de quatro faixas
A primeira faixa (cinza) é interpretada como o primeiro dígito do valor ôhmico da resistência do resistor, a segunda faixa (vermelha) o segundo dígito, a terceira faixa (marrom) é chamada de multiplicador, no qual o número associado a cor representa quantos “zeros” devem ser colocados após os dígitos encontrados. A quarta faixa é a faixa de tolerância, expressa em termos de porcentagem, a tolerância indica a precisão do valor real da resistência em relação ao valor lido pelo código de cores, ou seja, a máxima variação em porcentagem do valor nominal. Dessa forma, o valor ôhmico do resistor da figura 2 é de (82x101 ± 5%)Ω ou (820 ± 5%)Ω.
Há também resistores com maior número de faixas de cores, assim, o resistor contendo cinco faixas, as três primeiras representam o número inteiro, a quarta é o multiplicador e a quinta a tolerância. O resistor com seis faixas, a sexta faixa representa o coeficiente de temperatura em ppm/ºC
Basicamente, os resistores são fabricados de carbono, podendo apresentar resistência fixa ou variável, representados conforme a figura 3 e 4 abaixo:
...