Responsabilidade Social E Meio Ambiente 03
Ensaios: Responsabilidade Social E Meio Ambiente 03. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: BrunoLeo • 7/9/2014 • 500 Palavras (2 Páginas) • 277 Visualizações
1 - A ampla devastação ambiental, decorrente do processo mundial de desenvolvimento industrial, é um "quadro" que começa a se modificar a partir da defesa pública de um novo conceito: o desenvolvimento sustentável. O sentido dessa expressão tem por finalidade:
R : b. Propor a conciliação do desenvolvimento com o meio ambiente.
2 - O conceito de desenvolvimento sustentável enfatiza que este visa atender às necessidades do presente sem comprometer as possibilidades de as gerações futuras atenderem suas próprias necessidades. Esta afirmação se baseia em duas ideias:
R : a. Muitos recursos naturais são finitos, e danos ambientais causados pelo ser humano podem ser irreversíveis.
3 - A noção de desenvolvimento sustentável deve ser discutida junto às questões que se referem ao crescimento econômico. De acordo com este conceito, considera-se que:
I. O meio ambiente é fundamental para a vida humana e, portanto, deve ser intocável.
II. Os países em desenvolvimento são os únicos que praticam esta ideia, pois, por sua baixa industrialização, preservam melhor o meio ambiente do que os países industrializados.
III. Ocorre uma oposição entre desenvolvimento e proteção ao meio ambiente, e, portanto, é inevitável que os riscos ambientais sustentem o crescimento econômico dos povos.
IV. Deve-se buscar uma forma de progresso socioeconômico que vise à preservação ambiental e que também inclua a equidade social, destacando a importância da participação individual neste processo.
V. Está relacionado à transformação de valores, hábitos e atitudes da sociedade, por meio do reposicionamento quanto ao consumo e outras questões importantes.
R : a. F – F – F – V – V.
4 - O conceito de desenvolvimento sustentável deve fundamentar as políticas públicas, de modo que os objetivos do desenvolvimento econômico e social sejam definidos em termos de sustentabilidade. Nesta perspectiva, os governos, as empresas e as organizações, ao planejarem e executarem suas ações, devem considerar os seguintes aspectos:
R : c. Os aspectos econômicos, sociais e ambientais.
5 - A Agenda 21 corresponde a um plano de ação e planejamento global que deve ser adotado em nível internacional, nacional e local, além de envolver diversos atores sociais (governos, empresas, organismos internacionais e organizações não governamentais), os quais podem cooperar na busca de:
R : d. Solução para os problemas socioambientais.
6 - A transição para um tipo de desenvolvimento que seja ambiental e socialmente sustentável exige a aplicação de esforços contínuos de informação e capacitação de diversos atores sociais para a formação de uma sociedade proativa em relação às diversas questões socioambientais, nas quais os problemas ambientais e sociais estão incluídos, considerando-se tanto suas origens como suas consequências. Neste contexto, a elaboração e execução de projetos socioambientais cada vez mais vêm sendo realizados por organizações não governamentais, mas a atuação destas instituições não esgota o atendimento às demandas e não é suficiente
...