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Resumo De Engenharia De Software

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Por:   •  13/3/2014  •  755 Palavras (4 Páginas)  •  397 Visualizações

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Software: “Conjunto de programas, procedimentos, regras e documentação associados a um sistema computadorizado”

04 Características de um Software: Manutenabilidade, Confiabilidade, Eficiência, Usabilidade.

04 Elementos de Engenharia de Software: Processo, Ferramenta, Método, Qualidade

Mitos: 1 Ferramentas potentes x máquinas velozes = Software moderno e pronto

2 Prazo curto x Software inacabado = Contratar mais programadores

3 Todos programadores são iguais

4 O programa/sistema está 95% pronto!

Verdade: 1 A equipe está treinada para usar as ferramentas? A equipe é competente?

2 Prazo curto: é melhor negociar o prazo do que contratar novos programadores,

devido ao problema de ambientação que os novos terão para se adaptar.

3 Programadores tem habilidades diferentes

4 Programadores são otimistas/confiança excessiva

Crise do Software

Problemas na manutenção do software

Prazos e custos mal calculados

Baixa qualidade dos produtos

Pouca (ou nenhuma) documentação

Baixa adequação às necessidades do cliente

Definição de Engenharia de Software

“Uso de métodos, ferramentas e técnicas para criar, gerenciar e evoluir produtos de software”

Não é possível programar sem se “programar”

DISCIPLINAS BÁSICAS

REQUISITOS

 Levantar necessidades e enxergar oportunidades de melhorias

 Software tem que agregar valor, pois nem sempre vale a pena desenvolver software

 Quanto se vai ganhar ou economizar com o software e quanto vai custar?

 Que riscos de negócio um software minimiza?

ANÁLISE & PROJETO

Divisão do software em “pedaços lógicos” (módulos, subsistemas e componentes)

 Critério de divisão: por processos e regras de negócio inter-relacionadas

 Projeto de interface com usuário

 Telas, padrões, componentes visuais

 Projeto de integração com outros sistemas

 Formas de integração, tecnologias, etc.

Mapeamento dos riscos tecnológicos e de negócios

 Classificação

 Como resolvê-los

 Avaliação e aplicação de tecnologias

 Possibilidades de reuso

IMPLEMENTAÇÃO

 Programação do código fonte

 Testes feitos pelo programador

 Padrões de programação

TESTES

O software faz mesmo o que ele se propõe a fazer?

 Testes feitos pelo programador não garantem

 Usuário -> Projetista -> Programador

 Possíveis defeitos por conta das diferentes interpretações

 Programador tem visão limitada aos módulos que ele programou

Verificação de atendimento funcional às necessidades do cliente

 Padrões visuais

 Carga / demanda

 Homologação com o usuário

IMPLANTAÇÃO

 Ambiente

 Treinamento

 Suporte

 Entrega e acompanhamento

Montar ambiente de execução

 Instalar o software

 Treinar o usuário

 Realizar eventuais migrações iniciais de dados e de processos

 Montar equipe de suporte técnico e funcional

 E…finalmente entregar o software e disponibilizar o mesmo para uso

MANUTENÇÃO CORRETIVA

Pode haver defeitos não detectados nas etapas anteriores

 Software então pode sofrer alterações e ter novas versões por conta de correções

MANUTENÇÃO EVOLUTIVA

Um software evolui com as necessidades de negócio e tecnológicas.

 Software então pode sofrer alterações e ter novas versões por conta de evoluções e de alterações demandadas pela própria evolução e alteração das necessidades dos clientes

DISCIPLINAS DE SUPORTE

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