Resumo Modelos De Gestão Tópico 1
Monografias: Resumo Modelos De Gestão Tópico 1. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 674030 • 21/4/2014 • 1.415 Palavras (6 Páginas) • 421 Visualizações
MODELOS DE GESTÃO
UNIDADE 1
A GESTÃO DE ORGANIZAÇÕES E O PAPEL DOS GESTORES
TÓPICO 1 – PRINCIPAIS CONCEITOS DE GESTÃO E ORGANIZAÇÃO
A gestão é um processo que tranforma cenários, agrega valor, cria necessidades multiplica ações que formentam o crescimento, seja economico, de bens e produtos/serviços, empresariais ou até mesmo pesoas.
O conceito de gestaõ está vinculado a outros fatores como: inivação, diferencial e cooperação, pois num ambiente de incertezas, devem predominar ações eficazes que consigamn alcançar os objetivos propostos.
CONCEITOS DE GESTÃO:
O objetivo central da gestão é de planejar e conduzir as ações de forma que o objetivo organizacional seja alcançado no tempo estabelecido.
O objetivo principal que todas as empresa possuem é o lucro, sendo assim, Taylor nos diz que: “Gestão é a arte de saber o que você quer fazer de maneira melhor e mais barata”.
Gestão é onde você exercerá a influenci na execução do plano, já a Administração é o ato de planejar, organizar, controlar, mas sem necessáriamente colocar a mão na massa.
O melhor conceito de gestão é quando o profissional entende que deverá manter o planejamento no seu curso inicial, independente de influencias externas, atingindo os objetivos organizacionais de forma eficiente.
CONCEITOS DE ORGANIZAÇÃO:
O conceito de organização é o conjunto de pessoas que realizam tarefas de forma planejada, coordenada, controlada e organizada, a fim de atingir um objetivo pré determinado. As organizações podem estar divididas em: informal e formal. A informal nasce a partir de relações espontâneas e na organização formal existe uma limha de relacionamentos direcionados.
• OBJETIVOS: Se esquematizarmos quais são as funções de uma empresa veremos seus objetivos, atividades que resultam em produtos ou serviços. Através de seus recursos, os objetivos são alcançados e reconhecidos pelos resultados positivos esperados com lucratividade. Ao desenvolver um processo de estrutura organizacional deve-se levar em consideração as pessoas que deverão fazer parte e desempenhar funções na empresa.
• RECURSOS: As organizaçoes são fundamentadas em recursos que são meios utilizados para vencer obstaculos. Os recusos podem ter categorias diferenciadas:
RECURSOS ORGANIZACIONAIS: Tangíveis (Equipamentos) e intangiveis (informações);
RECURSOS FINANCEIROS: (valores);
RECURSOS HUMANOS: (colaboradores);
• PROCESSOS DE TRANSFORMAÇÃO: Por meio de processos, a organização transforma os recursos para produzir os resultados. Um processo é um conjunto ou sequência de atividades interligadas. Um processo é uma estrutura dentro de um sistema. Nos processos de transformação a ação que formenta (sustenta) a dinâmica da organização é a comunicação. A adaptação ao ambiente externo exige das organizações uma resposta rápida e eficaz nos seus processos de transformação. É preciso desenvolver um a capacidade continua de adaptação e mudança.
• DIVISÃO DO TRABALHO: As estruturas organizacionais determinam tarefas específicas que na divisão do trabalho estão agrupadas por 3 hbilidades:
TÉCNICAS: compreenção e proficiência (conhecimento / habilidade)num tipo de atividade envolvendo método, processo e procedimento.
HUMANAS: Trabalha como integrante de um grupo ou tem aptidões de conduzir o relacionamento entre grupos.
CONCEITUAL: Considera a empresa como um todo, reconhecendo a interdependencia (independencia) no sistema.
• HABILIDADES DO GESTOR: Para que o gestor possa exercer um bom trabalho é necessárioque ele tenha desenvolvido algumas habilidades essenciaisao longo se sua formação, são elas:
HABILIDADES TÉCNICAS: É a habilidade em conhecer os procedimentos ;
HABILIDADES HUMANAS: É a forma de como o gestor irá se relacionar com outras pessoas da equipe;
HABILIDADE CONCEITUAL: É a capacidade de como o gestor percebe a organização num todo.
GESTÃO DE MUDANÇAS: Esses modelos preocupam-se, basicamente, em tratar como os líderes das organizações devem perceber a realizade, lidar com paradigmas, percebem-se a si mesmo, reconhecer os valores do individuos e dos grupos, e sugerir metodologias para a gestão de mudança. Os fatores comuns aos modelos de mudanças compreendem a capacidade interna das organizações em desenvolver visão empreendedora em todos os níveis hierárquicos, compete capacidade em identificar o que se sabe, captar e organizar esse conhecimento e utilizá-lo de modo a gerar resultados.
GESTÃO DO CONHECIMENTO: Constitui em um conjunto de ideias capaz de organizar os anteriores conceitos na construção de um modelo eficaz para o gerenciamento de mudanças. É identificar o que se sabe, captar e organizar esse conhecimento e utilizá-lo de modo a gerar retornos. Esse processo tem fases bem definidas:
CRIAÇÃO: Resulta em novo conhecimento ou nova apresentação do conhecimento já exixtente: descobrir, realizar, articular e discutir;
CAPTURA: Requer a articulação de conceitos e discernimento para a captura de conhecimento informal na forma explicita: digitalizar, documentar, extrair, representar, armazenar;
ORGANIZAÇÃO: inclui as atividades que classificam e categorizam o conhecimento: estruturar, catalogar, abstrair, analisar, categorizar;
ACESSO: fornecimento ou disseminação de conhecimento, diretamente ou atendendo a um programa de perfil do usuario: apresentar, mostar, notificar, achar;
UTILIZAÇÃO: permite que seja feito uso efetivo do conhecimento necessário para a atividade de negócio: mostar, notificar, achar, desenvolver, desempenhar;
TIPOS DE ORGANIZAÇÃO:
Dentro do nosso sitema de gestão iremos encontrar algumas organizações que se diferenciam pelo método de trabalho.
• EMPRESAS PÚBLICAS: Têm como objetivo principal a prestação de serviço para a sociedade e a admissão se dá atravez de concurso público.
• EMPRESAS PRIVADAS: Possuem gestão onde o principal objetivo comum entre
...