Resumo Fundamentos De SI
Artigo: Resumo Fundamentos De SI. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Maria147852 • 26/11/2014 • 3.503 Palavras (15 Páginas) • 810 Visualizações
Fundamentos de sistema de informação
Aula 01
Sistema: Podemos, então, definir um sistema como sendo um conjunto de elementos inter-relacionados, cada qual desempenhando uma função, para, de forma integrada e coordenada, contribuir e garantir que o objetivo do sistema seja atingido.
Elementos básicos de um sistema:
Entrada: são os insumos que o sistema precisa para atingir seu objetivo. São os elementos para captação ou coleta de fontes de dados brutos.
Processamento: é a execução dos procedimentos necessários ao bom funcionamento do sistema. Propicia a conversão da entrada bruta em forma mais útil e apropriada.
Saída: é a apresentação do resultado ao ambiente externo gerado pelo sistema.
Realimentação (ou feedback): é a parte da saída do sistema que retorna ao próprio sistema com o objetivo de refinar ou corrigir os dados de entrada ou o processamento. É parte da saída produzida pelo sistema que informa sobre seu comportamento.
Controle: refere-se ao monitoramento e avaliação do feedback, determinando se o sistema está atingindo o seu objetivo.
O que é informação? A informação é um dos recursos mais valiosos, importantes e valorizados em uma organização. Não podemos definir informação sem antes entender um conceito prévio: dado. O conceito de informação é frequentemente confundido com o conceito de dado. Entretanto, os dois vocábulos são, além de distintos, complementares.
Dado: Fato isolado em sua forma primária que não tem valor intrínseco.
Informação: Conjunto de fatos (dados) organizados (processados) de tal forma que tenham um valor agregado em si.
A informação resulta do processamento (organização, arranjo, comparação) de dados afins.
O que é um sistema de informação? De uma forma simples e direta podemos definir sistema de informação como um sistema cuja finalidade é prover informação a alguém na medida certa. É um conjunto de partes coordenadas que buscam prover a empresa com informações cujo objetivo é melhorar a tomada de decisões. Conjunto organizado de pessoas, hardware, software, redes de comunicação e recursos de dados que coletam, transformam e disseminam informações em uma organização (O’ Brien, 2009).
Tipos de sistemas de informação
Num primeiro momento, os sistemas automatizaram os processos rotineiros, os chamados sistemas de processamento de transação (SPT), úteis não só na redução de custos mas também em um melhor controle e eficiência das operações de rotina. Os SPTs provêm informações de cunho operacional, ajudando no melhor controle das operações.
A partir do momento que a operação funcionava de forma automatizada, os gestores perceberam que podiam expandir os sistemas para gerar informação mais complexa que pudesse apoiá-los nas decisões do dia a dia. Surgiam os sistemas de informação gerencial (SIG) para a gestão das atividades a que se destinavam. Os SIGs provêm informações gerenciais aos supervisores, gerentes e cargos correlatos, apoiando as decisões que se fazem necessárias no dia a dia.
Não tardou muito para que o nível estratégico da empresa vislumbrasse que os sistemas podiam proporcionar um diferencial competitivo em relação à concorrência. Era a geração dos sistemas estratégicos (SIE) que visam a atender à demanda da direção das empresas (diretores, vice-presidentes e presidentes), ajudando a traçar as diretrizes estratégicas da organização.
O principal benefício que a TI traz para as organizações é a capacidade de melhorar a qualidade e a disponibilidade de informações e conhecimentos importantes para a empresa, seus clientes e fornecedores.
A tecnologia aperfeiçoa ou adiciona eficiência a uma tarefa. Ela é um facilitador, um componente. A tecnologia não cria diretamente a satisfação da empresa e dos seus usuários.
Os sistemas sofrem influência do ambiente em que estão inseridos, representados por: Clientes, Fornecedores, Acionistas, Concorrentes, Agência reguladora, dentre outros.
Os sistemas são constituídos hierarquicamente de outros sistemas denominados subsistemas. Os subsistemas são partes de um sistema maior que podem ser formados por outros subsistemas (hierarquia de níveis).
Teoria Geral dos Sistemas: A Teoria Geral dos Sistemas forneceu uma base para a unificação dos conhecimentos científicos e tecnológicos nas últimas décadas. Ela tem por finalidade:
• Analisar a natureza dos sistemas e relação entre suas partes.
• Identificar as propriedades, princípios e leis característicos dos sistemas em geral.
A teoria de sistemas possui duas características relevantes. São elas:
Funcionalismo: Cada parte (elemento) que compõe um sistema deve desempenhar uma parte da função maior que é o objetivo do sistema no sentido mais amplo.
Holismo: Todos os sistemas se compõem de subsistemas (sistemas menores) e seus elementos estão inter-relacionados. Isto significa que o todo não é uma simples soma das partes, e que o próprio sistema só pode ser explicado como todo.
Aula 02
A informação precisa ter qualidade:
PRECISA: não tem erros. É exata para o que se deseja.
COMPLETA: contém todos os fatos relevantes.
CONFIÁVEL: geralmente a confiabilidade depende da fonte da informação.
RELEVANTE: é importante para o tomador de decisão.
EM TEMPO: enviada no momento necessário.
ECONÔMICA: O custo da informação não deve ser maior que os benefícios que causam aos tomadores de decisão.
OS DIFERENTES TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Funções Empresariais
...