Resumo Geral Da Informatica
Ensaios: Resumo Geral Da Informatica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Netofaiani • 16/10/2014 • 1.281 Palavras (6 Páginas) • 405 Visualizações
História da computação:
- Computadores começam com a capacidade dos seres humanos em calcular quantidades nos mais variados
- Nos primórdios da matemática e da álgebra, utilizavam-se os dedos das mãos para efetuar cálculos.
- A mais antiga ferramenta conhecida para uso em computação foi o ábaco.
- John Napier (1550-1617), escocês inventor dos logaritmos, também inventou os ossos de Napier, que eram tabelas de multiplicação gravadas em bastão, o que evitava a memorização da tabuada.
- A primeira máquina de verdade foi construída por Wilhelm Schickard (1592-1635), sendo capaz de somar, subtrair, multiplicar e dividir. Essa máquina foi perdida durante a guerra dos trinta anos, sendo que recentemente foi encontrada alguma documentação sobre ela. Durante muitos anos nada se soube sobre essa máquina, por isso, atribuía-se a Blaise Pascal (1623-1662) a construção da primeira máquina calculadora, que fazia apenas somas e subtrações.
- Pascal, que aos 18 anos trabalhava com seu pai em um escritório de coleta de impostos na cidade de Rouen, desenvolveu a máquina para auxiliar o seu trabalho de contabilidade.
- A calculadora usava engrenagens que a faziam funcionar de maneira similar a um odômetro.
- Todas essas máquinas, porém, estavam longe de serem consideradas um computador, pois não eram programáveis. Isto quer dizer que a entrada era feita apenas de números, mas não de instruções a respeito do que fazer com os números.
- Os dados do censo de 1880, manualmente processados, levaram 7 anos e meio para serem compilados. Os do censo de 1890 foram processados em 2 anos e meio, com a ajuda de uma máquina de perfurar cartões e máquinas de tabular e ordenar, criadas por Hollerith e sua equipe.
- As informações sobre os indivíduos eram armazenadas por meio de perfurações em locais específicos do cartão. Nas máquinas de tabular, um pino passava pelo furo e chegava a uma jarra de mercúrio, fechando um circuito elétrico e causando um incremento de 1 em um contador mecânico.
Mais tarde, Hollerith fundou uma companhia para produzir máquinas de tabulação. Anos depois, em 1924, essa companhia veio a se chamar como International Business Machines,ou IBM,como é hoje conhecida.
OS PRIMEIROS COMPUTADORES
O primeiro computador eletro-mecânico foi construído por Konrad Zuse (1910-1995). Em 1936, esse engenheiro alemão construiu, a partir de relés que executavam os cálculos e dados lidos em fitas perfuradas, o Z1.
Durante o travamento da Segunda Guerra Mundial a Marinha americana, em conjunto com a Universidade de Harvard, desenvolveu o computador Harvard Mark I, projetado pelo professor Howard Aiken, com base no calculador analítico de Babbage. O Mark I ocupava 120m³ aproximadamente, conseguindo multiplicar dois números de dez dígitos em três segundos. Este computador gigante permitiu ter o primeiro centro de computação no mundo, assim dando o início á era moderna dos computadores.
Em segredo, o Exército dos Estados Unidos também desenvolvia seu computador. Esse usava apenas válvulas e tinha por objetivo calcular as trajetórias de mísseis com maior precisão.
Simultaneamente, e em segredo, o Exército Americano desenvolvia um projeto semelhante, chefiado pelos engenheiros J. Presper Eckert e John Mauchy, cujo resultado foi o primeiro computador a válvulas, o Eletronic Numeric Integrator And Calculator (ENIAC)[2], capaz de fazer quinhentas multiplicações por segundo. Tendo sido projetado para calcular trajetórias balísticas, o ENIAC foi mantido em segredo pelo governo americano até o final da guerra, quando foi anunciado ao mundo.
HARDWARE
Componentes internos (parte física do computador)
Destinados a gerenciar a entrada, o processamento, a saída, o armazenamento e o controle de dados.
Formado por placas de circuitos, processador, memória, disco rígido, adaptadores e controladores.
Processador – O que faz os cálculos, processa as informações.
Executa o fluxo de informações em linguagem de máquina, que se destina a gerenciar os recursos do hardware ao mesmo tempo em que interage com os demais dispositivos, tais como memória e disco rígido, com o objetivo de executar determinada tarefa solicitada.
Memória – Local de armazenamento temporário (A sala para o processador trabalhar)
Com o fim da energia, todos os dados são apagadaos.
Disco rígido ou memória flash – Local de armazenamento (Armário)
Mesmo sem uma fonte de energia, os dados permanecem guardados.
Dispositivos de entrada e saída - Interface – Local que o usuário consegue interagir com a máquina e receber coisas físicas (teclado, mouse, impressora)
SOFTWARE
Parte Lógica do computador (não física)
Firmware (Software responsável para controlar hardwares no nível simples – micro-ondas/ televisão e o próprio sistema da placa mãe do computador – Nível de programação com 0 e 1)
Sistemas operacionais, Programas, Aplicativos - funcionam apartir de um firmware - Nível de programação com as linhas de código.
Sistemas operacionais:
Windows (Microsoft), Leopard MacOS (Apple) UNIX: sistema operacional criado no início da década, Linux: derivado do UNIX, atualmente, é muito utilizado em computadores de rede e está começando a ser bastante utilizado também em computadores pessoais, Android, entre outros.
Lembrem que mudamos algumas linhas de código e alteramos cor e fonte de uma página na WEB
REDES
A rede é que liga um computador em outro. Para que os dois conversem, a rede gerencia a transmissão de dados entre os computadores.
A rede pode ser uma rede local (LAN) ou a própria internet.
REDES LOCAIS (LAN)
As LANs são projetadas para executar as seguintes ações:
• operar dentro de uma área geográfica limitada;
• permitir que muitos
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