TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo O Lean manufacturing, ou Manufatura Enxuta

Por:   •  16/7/2021  •  Resenha  •  750 Palavras (3 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 3

O Lean manufacturing, ou Manufatura Enxuta, é uma filosofia de gestão que segue conceitos e métodos de trabalhos que foram primeiramente aplicados ao Sistema Toyota de Produção (STP), no Japão.

A implementação deste modelo pelas empresas tem como objetivo o combate e a redução à desperdícios, otimizando custos, reduzindo tempos e maximizando a entrega de valor para o cliente final.

O Lean nasceu em meio ao contexto de pós Segunda Guerra Mundial, no qual o Japão enfrentava sérios problemas econômicos e necessitava produzir com baixo custo e de maneira eficiente uma grande variedade de produtos.

Taiichi Ohno, engenheiro chefe de produção da Toyota, liderou o desenvolvimento desse sistema de gestão e sua aplicação, tornando-se evidente as vantagens dos métodos difundidos pela filosofia Lean com relação aos métodos amplamente utilizados nos sistema de produção em massa vigentes da época (baseados no fordismo), com diferenças expressivas com relação à qualidade e produtividade.

Os principais pilares no qual a manufatura enxuta se baseava eram, segundo o próprio Ohno, autonomação (Jidoka) e Just-in-time. A idéia da autonomação, também conhecida como automatização com um toque humano, era fornecer às máquinas e operadores a capacidade de identificar a ocorrência de condições anormais e a autonomia para parar o trabalho instantaneamente, evitando assim que a produção de produtos não conformes continuasse. Caso fosse notado falhas apenas após a produção, haveria perda de material ou necessidade de retrabalho, o que acarretaria em maiores custos e perda de eficiência.

A automação pura seria o suficiente, pois realiza medições e correções automaticamente sem interferência humana, porém uma implementação de um sistema dessa natureza necessita de investimentos elevados em tecnologia, enquanto na autonomação, com custos de implementação baixos, as medições são realizadas automaticamente e quando falhas são detectadas o sistema para e sinaliza ao responsável, para que assim sejam realizadas as correções.

O Just-in-time, que significa o momento certo, é um modo de administração da produção que tem como princípio comprar, transportar e produzir na hora exata, conforme demanda, com o objetivo de reduzir estoques e seus custos. Ainda que haja estoque, a idéia é que ele seja o mínimo possível para evitar a parada da produção, com o objetivo de produzir apenas a quantidade necessária de produtos. Ele se baseia no sistema de produção puxada no qual é necessário que o cliente final solicite um produto para que se comece a produzir, ao contrário dos sistemas de produção empurrada onde há um planejamento que considera previsões de demanda sem haver solicitação prévia do produto por parte do cliente.

Com isso se definiu os principais 8 desperdícios que são evitados ao se implementar o Lean Manufacturing, sendo eles:

Superprodução: Produção maior que a demanda de mercado gera estoque de produtos acabados. É considerado desperdício já que há custos para gerenciamento de estoque e inventário, além da possível depreciação nos preços de produtos, além da própria deterioração natural com o tempo.

Transporte excessivo: Movimentação de materiais, documentos ou pessoas de um local para outro sem necessidade não é uma atividade que agrega valor ao produto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (38.5 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com