Manufatura Enxuta
Artigos Científicos: Manufatura Enxuta. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LFS2107 • 20/11/2013 • 751 Palavras (4 Páginas) • 557 Visualizações
Fordismo
Fordismo: sistema de produção criado em 1914 por Henry Ford, onde o foco era a produção em massa, com modelo baseado no Taylorismo e seus trabalhos padronizados. O objetivo principal foi de baratear custos através não necessidade de mão de obra especializada e sem a locomoção dos operadores até o produto, mas sim com a idéia do produto vir até o homem, surgindo assim a linha de montagem.
1° Revolução Industrial: alteração do tear para máquinas;
2° Revolução Industrial: aprimoramento técnico.
No sistema de montagem cada operador tinha a função para agilizar o processo, padronizar e melhorar o fluxo.
O veículo pioneiro foi o Ford T, com a venda desse carro a economia dos USA, teve um grande aumento. Ford também criou as peças intercambiáveis, cujo conceito era de se utilizar peças iguais em carros diferentes.
Em 1970, inicia o declínio da Ford com a GM criando novos modelos e cores, que no Ford era somente o preto. Em seguida surge o Sistema Toyota de Produção que revoluciona a maneira de se fabricar um automóvel.
Programa de Fornecedores
Antigamente para produzir, era necessário muitos fornecedores para montar um carro, hoje a situação é o contrário graças às parcerias entre fornecedor e cliente, que contribuem para a qualificação dos primeiros para um fornecimento de peças com uma maior qualidade.
Com isso, reduz em até 35% o custo do veículo montado.
A seleção de fornecedores não é de acordo com o preço e sim em atender requisitos. A parceria com a fornecedor, proporciona uma satisfação maior do cliente. Temos também o desenvolvimento de fornecedores, buscando a qualificação deles.
Para as montadoras, os fornecedores tem que terem boa performance, qualidade e flexibilidade, para isso a montadora acompanha todo o desenvolvimento de um novo produto desde a fase de projeto, onde o objetivo é de se estabelecer entre fornecedor e cliente um bom relacionamento.
Balanceamento
Ajuste nos postos de trabalhos, nas funções com a quantidade de operadores necessários, focando a alocação de funcionários na produção na busca pela sincronização de atividades e os tempos de produção (takt time). Visa melhorar o desempenho de processos e simplificar a gestão. Uma de suas ferramentas é o nivelamento, ou heijunka, que visa a regulagem da produção ajustando-se a taxa de produção na entrada e na saída. Exemplo: junção dos tipos de carros na mesma linha de produção.
Cronometrista tem que ter conhecimento da linha, para realizar o ajuste necessário para atender a demanda nas quantidades e datas previstas.
Antes o operador ficava apenas em um posto de montagem, hoje ele é multifuncional. Ele deve saber claramente o que está produzindo e para onde irá, pois somente assim é que as peças serão produzidas corretamente.
Balancear é ajustar a linha de montagem, conforme produção ditada pelo cliente.
Grupo 11
Filosofia
...