Resumo sobre concreto protendido
Por: je_gonza • 22/11/2016 • Resenha • 950 Palavras (4 Páginas) • 1.094 Visualizações
RESUMO SOBRE CONCRETO PROTENDIDO – MATERIAIS E TÉCNICAS DE CONSTRUÇÃO III
Nome: Jéssica Gonzatti Santinon | Turma: PTA | Data: 16/06/2016 | Profª: Mara Guerreiro
INTRODUÇÃO
O concreto resiste muito bem à compressão, mas deixa a desejar quando é tracionado.
Protensão:
É um processo onde uma estrutura é tensionada previamente, a fim de melhorar rua resistência às ações futuras.
História da protensão:
Em 1886 ocorreram as primeiras tentativas de pré-tensionar arcos de concreto e pedras, assim, com o tempo, os estudos foram se aprimorando até que, finalmente, em 1941 a primeira obra de concreto protendido foi finalizada, a ponte sobre o rio Marne, na França.
A escassez de aço durante a segunda guerra mundial foi a grande propulsora do concreto protendido, visto que nesta modalidade usa-se muito menos aço em comparação com as estruturas metálicas da época.
No Brasil o concreto protendido começou a ser utilizado em 1949, na construção da ponte do Galeão.
CONCEITOS
A proteção do concreto é obtida com a utilização de cabos de aço de alta resistência, estes cabos são tracionados e fixados no próprio concreto, fazendo que com o tempo o concreto só sofra ações de compressão.
Com base na NBR7197, o concreto protendido deve impedir, ou limitar a fissuração.
- Cabo de protensão: é o elemento que será tracionado e quando ancorado transmitirá as forças de protensão ao concreto. Os cabos de protensão são 4x mais resistentes do que o aço comum, usado em concreto armado.
- Armadura passiva: consiste nas armaduras que não transmitem protensão ao concreto.
- Macaco de protensão: é a ferramenta utilizada para realizar a tração dos cabos de protensão.
Tipos de concreto protendido:
- Pré-tensionado.
- Pós-tensionado:
- Com aderência;
- Sem aderência (cordoalha engraxada)
Processo de execução:
Pré-tensioando:
- As armaduras são esticadas e ancoradas, provisoriamente nas extremidades da mesa;
- Coloca-se o concreto nas formas;
- Após o concreto ter atingido uma resistência suficiente as armadura são cortadas entre o suporte e a viga, assim a força por aderência que ocorre entre o aço do concreto e a viga é transmitida à viga.
Este tipo de protensão é utilizada, principalmente, em elementos pré-moldados.
Pós-tensionado com aderência:
- As armaduras são esticadas após o endurecimento do concreto.
- Os cabos são envoltos por uma bainha metálica e após a protensão e a ancoragem é injetado nata de cimento nas bainhas.
Pós- tensionado sem aderência:
- As armaduras são esticadas após o endurecimento do concreto.
- Os cabos são envoltos com bainhas plásticas de polietileno de alta densidade e cobertos com uma graxa protetora contra corrosão.
Nesse método o aço fica ancorado apenas nas extremidades.
Sobre o concreto protendido:
Cada cabo exerce uma função estrutural, por isso é de grande importância identificar os cabos com cores. Os cabos devem ser desenrolados e organizados nas formas das lajes conforme o projeto. Para a correta execução da protensão, aproximadamente 30 cm de cordoalha deve ser transpassado da forma de borda.
A pressão necessária para protensão deve ser aplicada conforme gráfico de aferição fornecido pela empresa de protensão. Após a execução da protensão, retira-se o macaco e mede-se o alongamento, com uma tolerância de + 3mm. As cordoalhas devem ser cortadas com uma das ferramentas habilitadas para isso, apenas após a liberação do engenheiro responsável pelo projeto, para fins de conferência.
Vantagens do concreto protendido:
Redução no surgimento de fissuras pela eliminação das tensões de tração, diminuição na dimensão das peças, economia de aço e concreto, peças esbeltas e arrojadas estruturalmente, resistência à fadiga, capacidade de vencer vãos maiores do que os de concreto armado convencional, que atualmente é 30 a 40 m, enquanto os de concreto protendido podem chegar a mais de 250 m.
...