Trabalho de concreto protendido
Por: leviticosfc • 20/11/2016 • Trabalho acadêmico • 2.222 Palavras (9 Páginas) • 790 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL
ENGENHARIA CIVIL
TRABALHO DE PROJETOS ESPECIAISDE PRÉ MOLDADOS (CONCRETO PROTENDIDO)
SÃO PAULO
20 16
UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE OSASCO
ENGENHARIA CIVIL
AUTORES:
Clayton Francisco de Salles RA : 1299125859
Fabio Nicolau da Silva RA: 370861715-6
AGRADECIMENTOS
Em primeiro lugar agradecemos inteiramente a Deus por ser o dono dos nossos pensamentos e o mestre das nossas ações. Entendemos que sem ele, nada podermos fazer.
Aos nossos familiares por todo apoio nesta sublime trajetória chamada “estudos”
A professora Sra Rosemeire, agradecemos pela sua orientação e colaboração para que este trabalho resultasse em sucesso, e por toda a paciência nos momentos de nossas ansiedades e preocupação.
Certamente cada integrante deste grupo levará consigo, os seus sábios conselhos e ensinamentos a nos compartilhados. Obrigado pela oportunidade de crescimento, em cada profissional que nos tornarmos no futuro, haverá um pouco da vossa sabedoria.
Introdução
Trabalho de Pesquisa relacionado à Disciplina de projetos especiais de pre moldados Aplicada, com os temas correlatos pertinentes a mesma. Apresentado ao Centro Universitário Anhanguera de osasco sp, como exigência do curso de Engenharia Civil ao Exmo. Professora Orientadora: Rosemeire
Resumo
O trabalho aqui apresentado, tem como objetivo trazer de forma resumida uma pesquisa de concreto protendido e suas formas de tensões previamente aplicadas no inicio do seculo passado e de personalidades importantes que deram origem e desenvolvimento ao concreto protendido,que é utilizado até hoje nas construções civis .
HISTORICO DO CONCRETO PROTENDIDO
O concreto protendido desenvolveu se cientificamente no inicio do século passado, e ganhou força a partir dos anos quarenta. A protenção pode ser definida e introduzida em uma estrutura em estados de tensões em que possa melhorar suas resistências e seu comportamento em diversas condições de cargas. Dependendo do projeto, o concreto protendido pode trazer grandes vantagens como, por exemplo, a redução de fissuras, facilitando a generalização do pré- moldagem, a protenção eliminando a fissuração durante o transporte das peças, temos a redução de tensões e trações provocadas pela flexão e pelos esforços cortantes.
Nas vantagens econômicas, podemos destacar a redução das quantidades necessárias de concreto e aço, devido à utilização ao empregar os materiais de maior resistência, dando possibilidade de vencer vãos maiores de concreto armado convencional, e ainda para o mesmo vão podemos reduzir a altura necessária da peça.
Desde a antiguidade a ideia da protenção vem sendo utilizado. Como um exemplo clássico, de rodas de carroças, onde se empregava o conceito de protender ,neste exemplo o aço aquecido que envolve a roda de madeira ,diminui o diâmetro com o seu resfriamento ,consequentemente a roda de madeira ,fara um movimento contrario de contração no aro, a onde estará aplicando uma força de protenção sobre a roda.
[pic 2]
No ano de 1886 o engenheiro americano P.H Jackson teve uma proposta de pré- tencionar o concreto, com isso desenvolveu e patenteou um método que utilizava um tirante de união para construção de vigas e arco com blocos individuais.[pic 3]
Em 1906 Koenen aplicou pela primeira vez a pré- tensão com o interesse de eliminar a fissuração segundo Leonhardt (1983), os estudos de koenen foram os primeiros relevantes sobre o concreto protendido desenvolvendo equações para determinar a magnitude da força de proteção fazendo com que as tensões provocadas pelas cargas de serviço, ficassem dentro de um determinado limite, os primeiros experimentos de cones usando peça concretadas em armaduras pré-selecionada foi aplicado uma tensão inicial de aproximadamente 25% por cento do valor da tensão do escoamento ,observou se que as vigas ensaiadas após a fabricação aumentou 50% por cento na carga de formação de fissuras em relação as vigas com proteção ou sem proteção ,mas em relação a carga de ruptura não houve diferença significativas .Já nas vigas ensaiadas com idade maior , com vigas com proteção ou sem proteção não ocorreu diferença para as cargas de fissuração .Acredita se pelo falta de conhecimento sobre o comportamento reológico dos materiais ,não foi possível associar a perda de protensão dos efeitos do tempo .
Através da literatura em 1933 ter a maior contribuição para o desenvolvimento cientifica do concreto protendido e sua posterior difusão foi dada pelo engenheiro francês Eugene Freyssinet a onde publicou as conclusões que se tornaram as bases do concreto protendido.
Conforme Freyssinet para projetar estruturas de concreto protendido deve se utilizar aços de altas resistências, esses aços devem ser submetidos a elevadas tensões iniciais e empregar concretos de alta resistência e de baixa deformabilidade. A partir dai depois de resultados sobre o comportamento do concreto protendido tiveram rápida e crescente evolução, e Freyssinet acabou inventando e patenteando métodos construtivos, equipamentos, aços, especiais e concretos especiais.
O desenvolvimento do concreto protendido começou no final da Segunda Guerra Mundial , em 1945, com o nascimento da STUP (Société Techniqué Pour I Utilization de la Précontrainte). Esta sociedade permitiu agrupar em torno de Freyssinet uma equipe de engenheiros de alta competência podendo se destacar Yves Guyon o sucessor de Freyssinet na França , que em1951, definiu a abordagem teórica para elementos contínuos com protensão. Pierre Lebelle, nos Estados Unidos através do desenvolvimento do concreto protendido, destacou-se pela construção de estruturas com protensão circular, como em reservatórios cilíndricos.
...