Roberto Paixao
Artigos Científicos: Roberto Paixao. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ROBERTOPAIXAO • 9/10/2013 • 893 Palavras (4 Páginas) • 741 Visualizações
SERVIDOR
Em informática, um servidor é um sistema de computação centralizada que fornece serviços a uma rede de computadores. Esses serviços podem ser de natureza diversa, como por exemplo, arquivos e correio eletrônico. Os computadores que acessam os serviços de um servidor são chamados clientes. As redes que utilizam servidores são do tipo cliente-servidor, utilizadas em redes de médio e grande porte (com muitas máquinas) e em redes onde a questão da segurança desempenha um papel de grande importância. O termo servidor é largamente aplicado a computadores completos, embora um servidor possa equivaler a um software ou a partes de um sistema computacional, ou até mesmo a uma máquina que não seja necessariamente um computador.
A história dos servidores tem, obviamente, a ver com as redes de computadores. Redes permitiam a comunicação entre diversos computadores, e, com o crescimento destas, surgiu a ideia de dedicar alguns computadores para prestar algum serviço à rede, enquanto outros se utilizariam destes serviços. Os servidores ficariam responsáveis pela primeira função.
O crescimento das empresas de redes e o crescimento do uso da Internet entre profissionais e usuários comuns foi o grande impulso para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de tecnologias para servidores.
O que é um servidor?
Em resumo, um servidor é, basicamente, um computador mais potente do que seu desktop comum. Ele foi desenvolvido especificamente para transmitir informações e fornecer produtos de software a outros computadores que estiverem conectados a ele por uma rede. Os servidores têm o hardware para gerenciar o funcionamento em rede wireless e por cabo Ethernet, normalmente através de um roteador.
Eles foram desenvolvidos para lidar com cargas de trabalho mais pesadas e com mais aplicativos, aproveitando a vantagem de um hardware específico para aumentar a produtividade e reduzir o tempo de inatividade.
Os servidores também oferecem ferramentas de gerenciamento remoto, o que significa que um membro da equipe de TI pode verificar o uso e diagnosticar problemas de outro local. Isso também significa que você pode executar manutenções de rotina, como adicionar novos usuários ou alterar senhas.
Investir em um servidor permite que:
• Seus funcionários compartilhem ferramentas de software e acessem os bancos de dados da empresa no local e fora do local. Você gerencie melhor computadores e aplicativos de software adicionais, bem como controle o acesso que seus funcionários e dispositivos têm a determinadas informações.
• Você controle o acesso a informações confidenciais, como registros financeiros e informações pessoais, ao armazená-las longe de olhos curiosos. Ele permite que você gerencie melhor firewalls e proteção contra vírus, ajudando você a prevenir invasões indesejáveis. A proteção é muito importante quando você tem uma força de trabalho móvel.
• Você pode adicionar facilmente plataformas, como um software de gerenciamento do relacionamento com o cliente (CRM) e programas de contabilidade, os quais permitem que você agende reuniões de grupo, compartilhe informações e gerencie clientes e fornecedores. Eles também permitem que seus funcionários enviem e-mails e fax para o grupo e organizem contatos e dados de clientes em um único local.
Que tipo de servidor eu preciso?
Em termos de servidores, é fundamental responder à algumas perguntas de modo a estabelecer uma infra-estrutura confiável e adaptável. Que tipo de servidor melhor atende às suas necessidades? Qual o nível de disponibilidade, capacidade e desempenho necessários? Quantos usuários serão suportados? Que sistema operacional será utilizado?
O servidor que você escolher deverá refletir o número e o tipo de aplicativos que devem ser executados. Você precisa saber quantos usuários (clientes) ele terá. Muitos aplicativos comuns, como serviços de impressão, compartilhamento
...