Robotica Na Automação
Trabalho Universitário: Robotica Na Automação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sapuppo • 12/11/2013 • 880 Palavras (4 Páginas) • 370 Visualizações
Robótica na automação industrial.
Veja características dessas duas tecnologias que estão intimamente relacionadas. Ambas se encontram em constante e acelerado crescimento, graças ao avanço de pesquisas em áreas como eletrônica, mecânica, informática e inteligência artificial.
A Robótica é a tecnologia que se preocupa com o desenvolvimento de robôs ou dispositivos robóticos, e constitui-se numa área multidisciplinar altamente ativa que busca o desenvolvimento e integração de técnicas e algoritmos para a concepção de equipamentos. Ela visa executar ações em substituição ao homem.
Os robôs foram introduzidos inicialmente na indústria automobilística, a partir da década de 60, sendo constituídos de dispositivos manipuladores programáveis e multifuncionais, projetados para manipular materiais e efetuar movimentos controlados de forma a executar tarefas repetitivas ou que exigiam esforços extremos tais como transporte, soldagem e pintura em veículos.
Hoje os robôs são utilizados nos mais diversos processos de fabricação industrial e apresentam capacidade de executar tarefas com eficiência e precisão. Além isso, eles incorporam dispositivos sensoriais, tornando-se capazes de tomar decisões, executar tarefas com precisão e ainda interagir com o ser humano.
Em alguns setores, o uso de robôs nas indústrias é questão de sobrevivência. Afinal, em tempos de globalização, com a concorrência cada vez mais acirrada, e com a queda no preço dos robôs, a sua utilização é bastante vantajosa e garante, na maioria dos casos, um aumento de produtividade com menor custo e maior qualidade. Ademais, o sucesso que as empresas e países usuários de robôs vem obtendo é alto. No Japão, por exemplo, conseguiu-se quadruplicar a produção de automóveis em dez anos, mantendo praticamente a mesma força de trabalho.
Além da utilização na indústria automobilística, são exemplos de aplicações com robôs:
• Desarmamento de bombas, procura e resgate de sobreviventes em zonas de guerra;
• Transporte de diversos tipos de materiais na indústria ou em operações militares;
• Uso em serviços domésticos, como exemplo os aspiradores de pó automatizados, robôs que cortam grama, lavam e enxaguam o chão, dentre outros, encontrados principalmente nos EUA, Japão e Europa;
• Entretenimento, em brinquedos eletrônicos automatizados como o cãozinho AIBO® da Sony e os dinossauros e robôs da Wow Wee®;
• Competições estudantis de robótica, a exemplo da RoboCup® e a Robocore®.
Em algumas aplicações os robôs realizam tarefas em lugares onde a presença humana se torna difícil, arriscada e até mesmo impossível, Exemplos: fundo do mar, onde haja presença de gases tóxicos, em zonas de guerra ou na exploração espacial.
Adicionalmente os robôs podem ser utilizados em trabalhos de pesquisa com o objetivo de permitir a avaliação de novas tecnologias. É o caso, por exemplo, do uso de robôs em competições estudantis.
Robótica e Processamento de Imagem na Indústria
Certamente, o grande crescimento tecnológico das últimas décadas e a queda nos preços impulsionou o aumento do número de robôs utilizados na indústria.
Segundo números da Comissão Econômica Europeia das Nações Unidas, de 2005, sobre a população de robôs distribuídos no mundo, o número de robôs para cada dez mil trabalhadores nos Estados Unidos e Europa é da ordem de 63 a 93 robôs, e atinge cerca de 740 robôs na indústria automobilística. Estes números mostram a importância da robótica no mundo de hoje, principalmente na execução de tarefas repetitivas na indústria.
A utilização de robôs na automação de processos na indústria ocorre de várias formas.
...