Robótica E Automação
Pesquisas Acadêmicas: Robótica E Automação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Cintiafer • 16/7/2014 • 453 Palavras (2 Páginas) • 438 Visualizações
Automação
Através dos séculos o homem tem buscado novas formas de melhorar os seus processos produtivos. A partir da segunda metade do século XX a tecnologia se desenvolveu e permitiu automatizar estes processos. No desenvolvimento da industrialização, primeiramente veio a “mecanização”, que era o uso de ferramentas e maquinaria para auxiliar o homem nas tarefas industriais.
Robótica
Levou cerca de 40 anos para os robôs estarem presentes em força nos processos industriais. nos dias de hoje os robôs não são usados apenas na indústria. Há uma série de aplicações de robôs.
-Existem robôs na indústria:
Do uso doméstico;
De ajuda médica, em hospitais;
Para trabalhos perigosos ou em zonas de risco como:
Para desmontar bombas;
Entrarem em locais radioativos;
Salvar pessoas em incêndios, terramotos e outras catástrofes;
Para irem no fundo do mar;
De acordo com a Robotics Industries Association (ou seja, Associação das Indústrias de Robótica) temos a seguinte definição de robô que é mais objetiva: -Um robô é um dispositivo mecânico articulado reprogramável, que consegue, de forma autónoma e recorrendo à sua capacidade de processamento: obter informação do meio envolvente utilizando sensores; tomar decisões sobre o que deve fazer com base nessa informação e em informação à priori; manipular objetos do meio envolvente utilizando atuadores.
Automação e Robótica
A “Automação” e a “Robótica” são áreas novas na tecnologia moderna. Ou também se pode dizer que, a “Automação” e a “Robótica” são ciências multidisciplinares que reúnem várias áreas científicas.
As vantagens do uso de robôs e maquinas automatizadas são que eles não recebem salários, não comem, não bebem, não têm que ir à casa de banho, como os humanos. Eles fazem aquele trabalho repetitivo que seria extremamente enfadonho para nós, sem parar, sem diminuir o ritmo, sem sentir sono como os humanos. Além disso, quando executam uma tarefa os robôs e s máquinas automatizadas frequentemente fazem-na: mais rápidos; e mais eficazes que os humanos Usando robôs tem-se um redução de custos, ganhos produtivos, aumento de competitividade ,controle eficaz de processos entre outros
. Porém a também desvantagens como menor taxa de empregabilidade, perigo de autocontrole, forte vulnerabilidade a existência de vírus.
...