TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Role Playing Game

Artigos Científicos: Role Playing Game. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  995 Palavras (4 Páginas)  •  524 Visualizações

Página 1 de 4

Role-playing game

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Disambig grey.svg Nota: Para outros significados da sigla RPG, veja RPG.

NoFonti.svg

Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde dezembro de 2010).

Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.

Encontre fontes: Google — notícias, livros, acadêmico — Scirus — Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Role-playing game, também conhecido como RPG (em português: "jogo de interpretação de personagens"),1 é um tipo de jogo em que os jogadores assumem os papéis de personagens e criam narrativas colaborativamente. O progresso de um jogo se dá de acordo com um sistema de regras predeterminado, dentro das quais os jogadores podem improvisar livremente. As escolhas dos jogadores determinam a direção que o jogo irá tomar.

Os RPGs são tipicamente mais colaborativos e sociais do que competitivos. Um jogo típico une os seus participantes em um único time que se aventura como um grupo. Um RPG raramente tem ganhadores ou perdedores. Isso o torna fundamentalmente diferente de outros jogos de tabuleiro, jogos de cartas colecionáveis, esportes, ou qualquer outro tipo de jogo. Como romances ou filmes, RPGs agradam porque eles alimentam a imaginação, sem no entanto limitar o comportamento do jogador a um enredo específico.

O RPG tem seu uso amplamente incentivado pelo Ministério da Educação (MEC)2 3 4 5 como método de ensino. É usado para aguçar a cooperação mútua e o raciocínio lógico dos estudantes.

Embora não sejam obras audiovisuais, os RPGs são classificados pelo Ministério da Justiça do Brasil através do Departamento de Justiça, Classificação, Títulos e Qualificação6 7

Dados de várias faces (ou lados), utilizados em jogos de interpretação.

Índice [esconder]

1 Conceito

2 E quem ganha o jogo?

3 Dados e demais materiais

4 Que se pode fazer em um jogo?

5 História do RPG

5.1 RPG no Brasil

5.2 Obras brasileiras publicadas

5.3 Obras estrangeiras publicadas no Brasil

6 Livros-jogos ou Aventuras-solo

7 Live Action

8 Jogos de interpretação para computador e videogame

9 RPG via internet

10 Referências

11 Ver também

Conceito[editar]

O RPG é um jogo pouco convencional quando comparamos aos jogos habituais.Você interpreta uma personagem de ficção, seguindo o enredo definido em um roteiro. Num jogo de estratégia, por outro lado, você está seguindo um conjunto de regras onde, para vencer, você precisa vencer desafios impostos por seus adversários - cada partida é única, já que é impossível prever seus movimentos durante o jogo. No RPG, esses dois universos se unem.

Como em um jogo de estratégia, há regras que o definem, e guiam aquilo que o seu personagem pode ou não fazer. A esse conjunto de regras chama-se sistema. Como no teatro, cada personagem tem uma história, e deve ser interpretado assim como fazem os atores. Diferente de um jogo de estratégia, você não luta contra um adversário específico, mas vive aventuras em um mundo imaginário. Diferente do teatro, você não segue um roteiro, mas age pelo seu personagem com liberdade de ação, limitado somente pelo conjunto de regras do sistema em questão.

Um grupo de RPG pode ter de duas até dez pessoas, às vezes mais. Não existe um número específico, embora a maioria dos grupos tenha uma média de 4 até 6 integrantes. No

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com