SANEAMENTO BÁSICO, O FILME DIRETOR DA OBRA
Por: Caio Augusto • 7/10/2015 • Projeto de pesquisa • 505 Palavras (3 Páginas) • 227 Visualizações
SANEAMENTO BÁSICO, O FILME
DIRETOR DA OBRA
Filme dirigido por Jorge Alberto Furtado.
Nascido em 9 de Junho de 1959, Jorge de formação parcialmente autodidata, cursou medicina, psicologia, jornalismo e artes plásticas, sem concluir nenhum dos cursos. Começou a carreira profissional no início dos anos 1980, na TV Educativa/RS, onde foi repórter, apresentador, editor, roteirista e produtor.
Jorge Alberto também dirigiu filmes como: meu tio matou um cara, o homem que copiava, houve uma vez dois verões. Sem contar com algumas series de TV como Doce de mãe, etc.
APRESENTAÇÃO DA OBRA
O filme Saneamento Básico é um filme de comédia e se passa numa fictícia vila chamada Linha Cristal, onde os moradores da vila procuram recursos através da secretaria municipal para melhorar o saneamento da vila.
RESUMO DO FILME
O filme começa quando um grupo de moradores da vila Linha Cristal discutem a respeito do esgoto da vila, a respeito do cheiro forte que fica exalando por toda a vizinhança. Os moradores percebem que há um riacho que recebe o esgoto da cidade, e então vão em busca de recursos para a construção de uma fossa séptica para o seu tratamento.
Então, Marina (Fernanda Torres) e Joaquim (Wagner Moura) vão à prefeitura para pedir recursos. Assim que chegam lá, eles descobrem que a prefeitura não dispõe dessa verba para o uso do saneamento na área. Entretanto, a prefeitura disponha de R$ 10000,00 na produção de um filme. Então eles utilizam a verba para a realização da obra e também para a produção do filme.
Com os recursos às suas mãos, eles vão à caça de uma ficção cientifica. Eles chegam a ideia de criar “O monstro do Fosso”, onde a história seria de um monstro que está no esgoto e seria o causador do mau cheiro que está impregnando a Vila.
OPINIÃO CRÍTICA
O filme “Saneamento Básico” é uma crítica da vida que muitos moradores de classes menores normalmente levam. Trata-se da forma como são tratados e investidos determinados recursos em determinados pontos de uma cidade.
O sistema educacional na comunidade era bem precário, tanto que a maioria dos habitantes locais só possuía o ensino básico e poucos davam continuidade aos estudos ou tinham acesso à educação complementar. Apesar disso, a comunidade se reúne, mesmo que tardiamente, para discutir em conjunto uma solução para o problema que os afligia e buscar alternativa na prefeitura.
O filme nos traz o exemplo da área de Saneamento Básico em zonas com pessoas mais humildes, onde não há nenhum tipo de tratamento, e que a prefeitura deveria também arcar com isso. É perceptível que as dificuldades passadas até na busca de recursos nessas áreas é bem mais difícil.
RECOMENDAÇÕES
O filme é muito bom e indicado para todas as idades, mas seria melhor recomendado para pessoas com uma idade de 14 anos em diante, com pelo menos o ensino fundamental quase no seu término, pois apesar se tratar de um filme de comédia, é bastante útil quanto a sua visão crítica da realidade.
...