SEMINÁRIO – PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO (NR-23)
Por: RenatoAraujo. • 19/6/2017 • Trabalho acadêmico • 1.340 Palavras (6 Páginas) • 722 Visualizações
FACULDADE REDENTOR DE CAMPOS
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA
SEMINÁRIO – PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO (NR-23)
FACULDADE REDENTOR DE CAMPOS
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA
MATHEUS GOMES REZENDE MOTTA
RENATO MORAES DE ARAÚJO
"Um grande incêndio pode vir depois de uma pequena fagulha."
Provérbio Chinês
ÍNDICE
Sumário
RESUMO V
ABSTRACT V
1 - INTRODUÇÃO 6
2 – JUSTIFICATIVA 7
3 – OBJETIVOS 7
4 – METODOLOGIA 8
6 – RESULTADOS 8
7 – DISCUSSÃO 11
8 – CONSIDERAÇÕES FINAIS 11
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12
LISTA DE FIGURAS
FIGURA 1 - GRÁFICO DE TORQUE COM E SEM HIDROGÊNIO....................................... 10
FIGURA 2 - GRÁFICO DE POTÊNCIA COM E SEM HIDROGÊNIO.................................... 10
FIGURA 3 - GRÁFICO DE PRESSÃO COM E SEM HIDROGÊNIO EM VÁRIAS ROTAÇÕES........................................................................................................................... 10
LISTA DE TABELAS
TABELA 1 - DADOS PARA CONSTRUÇÃO DOS GRÁFICOS.............................................. 9
LISTA DE GRÁFICOS
GRÁFICO 1 - POTÊNCIA EFETIVA DO MOTOR................................................................... 8
GRÁFICO 2 - CONSUMO ESPECÍFICO DE DIESEL............................................................. 8
GRÁFICO 3 - EFICIÊNCIA TÉRMICA..................................................................................... 9
RESUMO
PALAVRAS – CHAVE:
ABSTRACT
KEYWORDS:
1 - INTRODUÇÃO
Na vida, há a necessidade de voltar-se os olhos pra os perigos de um incêndio e principalmente para suas consequências caso ocorra. Estar preparado pra um incêndio pode minimizar drasticamente os danos materiais e os danos à vida.
Investimentos em materiais, mão de obra especializada e adequações técnicas dos locais de trabalho são alguns exemplos do que a “NR-23 – proteções contra incêndio” prega para que sejam garantidas as condições seguras de trabalho sem que ocorram quaisquer problemas mais graves caso ocorra um incêndio.
Investir em prevenção de incêndios na construção civil é visto com menor prioridade em relação a outros aspectos, tendo em vista que os equipamentos de proteção contra incêndios são utilizados somente em casos de emergência.
2 – JUSTIFICATIVA
Nesse trabalho, iremos fazer a abordagem dos tipos de equipamentos de prevenção e todos os parâmetros técnicos, de segurança, manuseio e manutenção dos diversos equipamentos de proteção contra incêndio,
3 – DESENVOLVIMENTO
3.1 - Saídas de Emergência
3.2 - Portas
3.3 - Escadas
3.4 - Ascensores
3.5 - Portas Corta-Fogo
3.6 - Combate ao Fogo
3.7 - Exercício de Alerta
3.8 - Classes de Fogo
Para cada tipo de fogo é estipulada uma classe para que se faça a utilização dos equipamentos adequados para sua extinção.
Classe A: Incêndios desse tipo são aqueles que em sua maioria deixam resíduos, queimam tanto na superfície quanto na profundidade e ocorrem em materiais sólidos, como papéis madeiras e etc.
Classe B: Incêndios desse tipo ocorrem em líquidos inflamáveis, como combustíveis, por exemplo, onde não possuem a propriedade de deixar material residual e seu fogo queima somente na superfície.
Classe C: São incêndios que ocorrem em instalações elétricas em geral, como motores elétricos, quadros de distribuição de energia, transformadores e etc.
Classe D: Incêndios desse tipo ocorrem em elementos quem entram em ignição quando entram em contato com a umidade do ar, esses elementos são chamados de pirofóricos e devem ser extintos com extintores apropriados.
3.9 – Extinção Por Meio de Água
3.10 – Extintores de Incêndio
Extintores são equipamentos utilizados na extinção de incêndios, onde são disponibilizados diversos tipos e tamanhos, onde seu principal objetivo é extinguir de forma rápida qualquer tipo de incêndio, independente da natureza.[pic 2]
Para cada tipo de incêndio, há de se usar um extintor apropriado, onde estes deverão seguir os padrões de conformidade do INMETRO e devem passar por manutenções feitas por empresas que sejam devidamente credenciadas ao Corpo de Bombeiros.
IMAGEM: Extintores de Incêndio
3.10.1 – Água Pressurizada (AP)
Extintores de água pressurizada são utilizados em incêndios de classe A. Nas demais classes seu uso não é recomendado devido sua ineficiência.[pic 3]
Sua capacidade varia entre 10 e 18 litros.
IMAGEM: Extintor de Pó Químico Seco (PQS)
3.10.2 – Pó Químico Seco (PQS)
Extintores desse tipo são utilizados preferencialmente nos incêndios de classe B e C. Em incêndios do tipo D, o pó químico deverá ser de acordo com o material incendiado. Extintores de grande capacidade (entre 60 e 150kg) devem ser dotados de rodas para facilitar seu deslocamento.[pic 4]
...