SEMINÁRIO ACADÊMICO ISAAC NEWTON
Por: Carina Araujo • 21/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.792 Palavras (8 Páginas) • 256 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE SOROCABA[pic 1]
Av. Dr. Armando Pannunzio, 1478 – Jd. Vera Cruz – Sorocaba/SP – CEP:18050- 000 – (15) 3321-1500
ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO
2° PERÍODO / 2014
SEMINÁRIO ACADÊMICO
ISAAC NEWTON
Grupo:
ALIRIO DA SILVA PINTO NETO | RA: 8635253062 |
ANDERSON B.CAMARGO | RA: 8635263972 |
CARINA DOS SANTOS ARAUJO | RA: 9902015864 |
CLEITON S. S. GEOVANE | RA: 8057790106 |
FELIPE PROENÇA | RA: 8216863645 |
LEANDRO SILVA DE OLIVEIRA | RA: 8403991187 |
Seminário acadêmico, sendo uma atividade realizada na FACULDADE ANHANGUERA DE SOROCABA, curso de Engenharia de Controle e Automação 2º semestre sob a orientação do prof. João de Araujo Junior.
Sumario
1. ISAAC NEWTON ......................................................................1
2. A INFÂNCIA ...............................................................................1
3. O INGRESSO NA UNIVERSIDADE........................................1
4. O PERÍODO DE ISOLAMENTO.................................................1
5. NEWTON x HOOKE....................................................................2
6. A PUBLICAÇÃO DE OPTICKS................................................2
7. SUA MORTE...............................................................................3
8. SEU LEGADO.............................................................................3
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÉFICAS ...............................................4
1. ISAAC NEWTON
Nascido em 1643, na Inglaterra, Isaac Newton foi um personagem muito importante na história da ciência, principalmente nas áreas de física e matemática e foi considerado um gênio para sua época. Além da física e matemática, Newton estudou filosofia, astrologia, alquimia, teologia, astrologia entre outras ciências. Ele juntamente com outros cientistas e pensadores acreditavam que o estudo da ciência possibilitaria a compreensão e estudo dos fenômenos naturais. Seu rigor matemático em suas investigações experimentais se tornou um verdadeiro modelo de investigação para ciência dos séculos posteriores.
2. A INFÂNCIA
Prematuro e tão pequeno, o médico achou que não teria esperança de vida. Seu pai havia morrido algumas semanas antes de seu nascimento e sua mãe, Hannah Newton, administrava a propriedade rural da família e para padrões da época, tinham uma situação financeira razoável. Sua mãe casou-se novamente e aos três anos foi morar com seus avós em Woolsthorpe. Nesse novo casamento Newton ganhou três meios irmãos, Marie, Benjamin e Hannah. Embora Newton tivesse vários primos e tios, nunca estabeleceu nenhum laço com eles e sua infância foi triste e solitária. Aos doze anos foi estudar em Granthan, cidade próxima da propriedade rural onde morava e alugou um quarto na casa do senhor Clark, que era farmacêutico, onde a partir desse momento, passou a morar.
Newton era um menino tímido, de olhar distante e temperamento bastante difícil. Era um aluno mediano até um episódio no caminho da escola que mudou essa situação. Ele levou um chute no estômago de um colega e embora fosse menor e mais franzino, surrou o adversário. Newton, então mais confiante, toma uma decisão que mudaria sua vida, que seria o melhor aluno da classe, seria melhor que todos em tudo o que se propusesse a fazer.
3. O INGRESSO NA UNIVERSIDADE
Em 1661, com 18 anos, entrou na universidade Trinity College e começou a ler o diálogo Galileu, leu minuciosamente as obras de Descartes e fez várias anotações criticando óptica. Ele também leu as leis do movimento planetário de kepper e muito outros livros. Newton, que já havia se mostrado uma criança com dificuldade de relacionamento na família e na escola anterior, ingressou no Trinity College numa condição social inferior aos demais estudantes o que talvez tenha contribuído para seu isolamento também lá.
Apesar de seus estudos voluntários, que não eram valorizados no Trinity, mas como era bolsista, passava noites estudando e as refeições que simplesmente esquecia-se de fazer, pois estava inebriado pelos estudos e em 1665, com 22 anos, formou-se em bacharel em humanidade.
4. O PERÍODO DE ISOLAMENTO
Nesse mesmo ano a Inglaterra foi assolada pela peste e muitos estabelecimentos foram fechados, inclusive a universidade de Cambridge. Então Newton volta para Woolsthope, nesse período de 1665 a 1666, quando fica isolado na fazenda, é conhecido com “Anni Mirabiles”, os anos das maravilhas, pois ele produz manuscritos com descobertas incríveis na matemática, na óptica, na mecânica e na teoria da gravitação. É nesse período que as pessoas costumam contar a lenda da maçã, mas não se sabe se é lenda ou de fato ocorreu.
Em 1667, volta para universidade e tornasse professor do trinity college e nove meses depois mestre em humanidades. Em 1669 a alquimia começa a ser objeto de estudo de Newton e nesse mesmo ano envia para John Collins, a pedido de Issac Barrou, o artigo “sobre a análise das séries infinitas”. Collins empolgado com a qualidade do trabalho tenta publica-lo, mas Newton reluta. Esse foi o primeiro de muitos que ele hesitou pela publicação e nesse mesmo ano tornasse professor lucasiano de matemática e escolheu como conteúdo de suas aulas óptica, mas suas aulas eram tão monótonas que muitas vezes ninguém aparecia e ele falava para as paredes.
...