SISTEMAS DE ESGOTO SANITÁRIO: TRATAMENTO DO ESGOTO URBANO EM SANTARÉM
Por: Clara Julianna • 5/12/2016 • Projeto de pesquisa • 5.492 Palavras (22 Páginas) • 1.071 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE SANTARÉM
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
ANDERSON FRANÇA DE LIMA
CLARA JULIANA VIEIRA BRANCHES
SISTEMAS DE ESGOTO SANITÁRIO: TRATAMENTO DO ESGOTO URBANO EM SANTARÉM
SANTARÉM
2016
ANDERSON FRANÇA DE LIMA
CLARA JULIANA VIEIRA BRANCHES
SISTEMAS DE ESGOTO SANITÁRIO: TRATAMENTO DO ESGOTO URBANO EM SANTARÉM
Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito para obtenção de nota parcial na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso I no Curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Luterano de Santarém.
Orientador: Prof. Eng. MSc. Sérgio Gouvêa de Melo.
SANTARÉM
2016
SUMÁRIO
1 TEMA
2 DELIMITAÇÃO DO TEMA
3 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
4 HIPÓTESES-CIENTÍFICAS
5 OBJETIVOS
5.1 Objetivo geral
5.2 Objetivos específicos
6 JUSTIFICATIVA
7 REFERENCIAL TEÓRICO
8 METODOLOGIA
9 CRONOGRAMA
REFERÊNCIAS
1 TEMA
Sistemas de Esgoto Sanitário
2 DELIMITAÇÃO DO TEMA
Sistemas de Esgoto Sanitário: Captação, Transporte e Tratamento do Esgoto Urbano na cidade de Santarém.
3 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
- Quais as vantagens que o Sistema UBOX têm sobre o método tradicional de tratamento de esgoto?
4 HIPÓTESES-CIENTÍFICAS
- Apresenta um sistema construtivo com uma alta tecnologia para o tratamento de esgoto
- O custo/benefício do sistema UBOX apresenta-se mais vantajoso do que o método convencional de tratamento de esgoto
- O efluente tratado no sistema UBOX apresenta um maior nível de pureza do que o efluente obtido nas ETE’s convencionais.
- O sistema UBOX apresenta uma diminuição na produção de lodo
- A área construída ocupa menor espaço
5 OBJETIVOS
5.1 Objetivo geral
Explanar a necessidade de uma adequada destinação ao esgoto residencial, seu tratamento e o benefício deste para o bem estar da população em geral.
5.2 Objetivos específicos
- Demonstrar como funciona o Sistema de Esgotamento Sanitário, desde a saída da residência, passando pela Rede Coletora até a chegada na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE);
- O Processo de tratamento dentro da ETE, suas etapas e seu destino final, que é o lançamento no corpo receptor.
- Custo de elaboração de projeto e execução de um Sistema de Esgotamento Sanitário e dados demonstrativos dos benefícios para a população com a implantação deste serviço.
6 JUSTIFICATIVA
De acordo com a lei federal n° 11.445 os três níveis governamentais ( Municipal, Estadual e Federal) são responsáveis pelo abastecimento de agua tratada, coleta e tratamento de esgoto, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos e drenagem das aguas pluviais. Essa lei define que cada município é responsável pelo planejamento do saneamento básico e dos outros serviços citados acima.
A expansão demográfica e o desenvolvimento tecnológico trazem como consequência imediata o aumento de consumo de água e a ampliação constante do volume de águas residuárias não reaproveitáveis que, quando não condicionadas de modo adequado, acabam poluindo as áreas receptoras causando desequilíbrios ecológicos e destruindo os recursos naturais da região atingida. Não só em Santarém, mas no Brasil inteiro, o serviço de saneamento básico é muito precário comparado a outros países mais avançados e até a outros serviços prestados no país, como energia elétrica e tratamento de água.
É extremamente necessária a reversão da situação, tendo em vista que é essencial para a diminuição da degradação do meio urbano, na melhora da qualidade de vida e bem estar da população. Ao se falar de saneamento básico, uma das maiores preocupações que se tem é em relação a saúde, principalmente das crianças, tendo em vista que o consumo de água imprópria pode causar vários problemas graves que podem levar até a morte.
Segundo o site do IBGE a população estimada na cidade de Santarém em 2016 é de aproximadamente 294.447 pessoas e atualmente a cidade conta com duas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE),no entanto, apenas uma encontra-se em funcionamento, cuja capacidade não supri a demanda de esgoto de toda a população. Grande parte do esgoto é lançado nas ruas, meio fio, rede de drenagem e até mesmo direto no rio, a população entende que esgoto é somente aquilo que sai do vaso sanitário e por falta deste conhecimento, despeja as demais águas servidas nos locais citados acima, ocasionando assim diversos transtornos e danos ao ambiente em geral.
...