SOCIO ECONOMICO
Trabalho Universitário: SOCIO ECONOMICO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 9/2/2015 • 744 Palavras (3 Páginas) • 1.097 Visualizações
de Mello, em especial o período no exílio, com o poema? De que maneiras é possível relacionar o poema “Estatutos do Homem” com a “Declaração Universal dos Direitos Humanos”, promulgada pela ONU em 10 de dezembro de 1948? Qual a relação entre os versos citados no enunciado desta questão e os direitos naturais (direito a vida, a liberdade e a propriedade)? Podemos afirmar que os direitos humanos, particularmente os suscitados nos versos do poema, no Brasil, com o fim da ditadura Militar (1964-1984) passaram a ser respeitados? Justifique a sua resposta. (3,0)
RESPOSTA: No que diz respeito à biografia e exílio de Thiago de Mello, os fascículos retirados do poema e aqui retratados, mostram o desejo de ter os objetos em questão: o direito de ser quem é, de expressar a própria opinião, sem sofrer represálias pelo simples fato de existir.
O poema vai ao encontro da declaração dos Direitos Humanos, promulgada pela ONU, pois expressa - na época- um desejo reprimido pela gestão política do país. Ao escrever o poema no exílio, o poeta citou na verdade um desejo de que todos tivessem voz e vez.
Embora a lei dos direitos humanos garanta uma igualdade ideal, depara-se no cotidiano com o sentido real da sociedade, idealidade e realidades fazem um contraste no que se refere a execução dos direitos. Depois de findado o regime militar ainda hoje se vê opiniões reprimidas e gritos calados, seja no cenário político e social, ou no ambiente familiar. A lei ampara os direitos, mas não os alimenta. No Brasil, especificamente, com todo histórico de corrupção, que por convicção, crê-se que seja uma herança lusa, muitos brasileiros se exaurem dos seus direitos, uma vez que, muitas vezes atitudes criminosas como o desvio de dinheiro público fazem com que suas prioridades sejam substituídas por coisas supérfluas de interesse pessoal de certas autoridades, deixando assim, o interesse geral para segundo plano.
2) Das várias questões abordadas nos conteúdos da Unidade de Aprendizagem, uma se refere às manifestações culturais e suas formas. Duas são as principais: as manifestações materiais e as manifestações não materiais. Demonstre compreensão destes conteúdos analisando a música abaixo a partir das seguintes ações:
a) Identifique, no mínimo, três evidências de manifestações materiais e três de manifestações não materiais (2.0);
RESPOSTA: Materiais: Cerveja gelada, Não tem que pôr a mesa, Ponha os pratos no chão, Aproveite a gordura da frigideira, Uca, açúcar, cumbuca de gelo, limão.
Não Materiais: E vamos botar água no feijão. Diz que tá dura, pendura a fatura no nosso irmão e vamos botar água no feijão. Mulher você vai gostar, To levando uns amigos pra conversar.
b) Pesquise em sítios na internet e apresente alguma outra obra de arte (música, imagem, texto literário) com evidências das duas formas de manifestações culturais, justificando a resposta (2.0).
Feijoada Completa
Chico Buarque
Mulher, você vai gostar:
Tô levando uns amigos pra conversar.
Eles vão com uma fome
Que nem me contem;
Eles vão com uma sede de anteontem.
Salta a cerveja estupidamente
Gelada pr'um batalhão
E vamos botar água no feijão.
Mulher, não vá se afobar;
Não tem que pôr a mesa, nem dá lugar.
Ponha os pratos no chão e o chão tá posto
E prepare as lingüiças pro tiragosto.
Uca, açúcar, cumbuca de gelo, limão
E vamos botar água no feijão.
Mulher, você vai fritar
Um montão de torresmo pra acompanhar:
Arroz branco, farofa e a malagueta;
A laranja-bahia ou da seleta.
Joga o paio, carne seca,
Toucinho no caldeirão
E vamos botar água no feijão.
Mulher, depois de salgar
Faça um bom refogado,
Que é pra engrossar.
Aproveite a gordura da frigideira
Pra melhor temperar a couve mineira.
Diz que tá dura, pendura
A fatura no nosso irmão
E vamos botar água no feijão.
Atalho para o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=W8nyY39Oo50. Acesso em: 09 jan. 2015.
RESPOSTA: O Cio da Terra
Milton Nascimento
Debulhar o trigo
Recolher cada bago do trigo
Forjar no trigo o milagre do pão
E se fartar de pão
Decepar a cana
Recolher a garapa da cana
Roubar da cana a doçura do mel,
Se lambuzar de mel
Afagar a terra
Conhecer os desejos da terra
Cio da terra, propícia estação
De fecundar o chão.
Através dos instrumentos e ferramentas (debulhar o trigo, decepar a cana - materiais) o autor mostra e descreve uma tradição do Brasil e o desenvolvimento da cultura dos alimentos, proporcionando as pessoas se alimentarem e se fartarem do pão, impedindo a fome e focando uma característica do Brasil que é a agricultura, aproveitando da qualidade e das condições de cada estação do ano propícia a cada tipo de cultura (Forjar no trigo o milagre do pão, Conhecer os desejos da terra, Cio da terra, propícia estação De fecundar o chão – não materiais).
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